Conteúdos relevantes e preciosos fazem a diferença entre o marketing de conteúdo e qualquer outra forma de promoção. A mais valia deste tipo de marketing assenta no facto de acrescentar algo novo ao que os potenciais consumidores já sabem...
O que é o Marketing de Conteúdo?
O Instituto de Marketing de Conteúdo define-o como «uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência bem definida – com o objetivo de conduzir a uma ação rentável por parte do cliente».
Significa isto que, em vez de se focar no marketing dos seus produtos e/ou serviços, deve antes debruçar-se sobre informações relevantes que sejam úteis aos seus (potenciais) clientes – eles têm que sentir que você, enquanto “negócio”, pretende realmente que eles estejam informados.
A essência desta estratégia de conteúdo é acreditar que, ao fornecermos informação pertinente de forma constante aos consumidores, eles vão reconhecê-lo posteriormente através do processo de compra e fidelização.
“Conteúdos valiosos e relevantes”
Os termos “valioso” e “relevante” não são meramente decorativos – são eles que fazem a diferença entre o marketing de conteúdo e qualquer outra forma de promoção. Atualmente, as empresas e marcas inundam os clientes com informações a toda a hora, mas a maioria acaba por ser considerada spam.
Ainda que a distinção entre o relevante e o dispensável seja uma leitura pessoal de cada consumidor, cabe às empresas decidir que tipo de conteúdos querem que o seu subscritor e/ou cliente receba.
O segredo do Marketing de Conteúdo está no valor acrescentado.
A mais valia deste tipo de marketing assenta no facto de acrescentar algo novo ao que os potenciais consumidores já sabem, particularmente no que diz respeito a conhecimentos especializados.
Por exemplo: se for um agente imobiliário, é bastante provável que o subscritor da sua newsletter tenha mais interesse num título como “5 aspetos a ter em conta ao comprar uma casa” do que num email de cariz comercial com a sua carteira de ofertas. Enquanto está a munir o seu potencial cliente de informação de qualidade, está também a afirmar credibilidade da sua parte e a demonstrar-lhe que pretende que ele saiba o que escolher e porquê. Está a dar-lhe conhecimento valioso para a decisão que ele tem que tomar. E esse poderá ser o início de uma relação de confiança e lealdade entre ambos – e, claro, de uma ação com fim rentável para si.