Marketing de Conteúdo

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Conteúdos relevantes e preciosos fazem a diferença entre o marketing de conteúdo e qualquer outra forma de promoção. A mais valia deste tipo de marketing assenta no facto de acrescentar algo novo ao que os potenciais consumidores já sabem...

 

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O que é o Marketing de Conteúdo?

O Instituto de Marketing de Conteúdo define-o como «uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência bem definida – com o objetivo de conduzir a uma ação rentável por parte do cliente».

Significa isto que, em vez de se focar no marketing dos seus produtos e/ou serviços, deve antes debruçar-se sobre informações relevantes que sejam úteis aos seus (potenciais) clientes – eles têm que sentir que você, enquanto “negócio”, pretende realmente que eles estejam informados.

A essência desta estratégia de conteúdo é acreditar que, ao fornecermos informação pertinente de forma constante aos consumidores, eles vão reconhecê-lo posteriormente através do processo de compra e fidelização.

 

“Conteúdos valiosos e relevantes”

Os termos “valioso” e “relevante” não são meramente decorativos – são eles que fazem a diferença entre o marketing de conteúdo e qualquer outra forma de promoção. Atualmente, as empresas e marcas inundam os clientes com informações a toda a hora, mas a maioria acaba por ser considerada spam.

Ainda que a distinção entre o relevante e o dispensável seja uma leitura pessoal de cada consumidor, cabe às empresas decidir que tipo de conteúdos querem que o seu subscritor e/ou cliente receba.

 

O segredo do Marketing de Conteúdo está no valor acrescentado.

A mais valia deste tipo de marketing assenta no facto de acrescentar algo novo ao que os potenciais consumidores já sabem, particularmente no que diz respeito a conhecimentos especializados.

Por exemplo: se for um agente imobiliário, é bastante provável que o subscritor da sua newsletter tenha mais interesse num título como “5 aspetos a ter em conta ao comprar uma casa” do que num email de cariz comercial com a sua carteira de ofertas. Enquanto está a munir o seu potencial cliente de informação de qualidade, está também a afirmar credibilidade da sua parte e a demonstrar-lhe que pretende que ele saiba o que escolher e porquê. Está a dar-lhe conhecimento valioso para a decisão que ele tem que tomar. E esse poderá ser o início de uma relação de confiança e lealdade entre ambos – e, claro, de uma ação com fim rentável para si.

 

Escrito por

Catarina Correia

Licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing Management, no IPAM. Experiência como Responsável de Marketing e Comunicação, de várias empresas de formação, onde fazia a gestão do Departamento de Marketing e Comunicação, a implementação de várias ações de marketing e desenvolvia o mercado Nacional e Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão da empresa, em diferentes modelos de participação.Neste momento sou Head of Marketing & Communication da CEGOC, tenho mais de onze anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online.Considero-me uma entusiasta de marketing digital, e especialista em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads.
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