As tendências de marketing mais relevantes para 2019
- A eficiência dos chatbots
- Realidade aumentada (RA) e virtual (RV):lugares comuns a partir de agora
- A importância da pesquisa de voz
- As redes sociais chegam ao mundo real
- Automação: a chave para a personalização
- A primazia do vídeo
- O marketing de micro-influência
- Tecnologia sim, mas com ativadores humanos
- Comunidade de consumidores ao poder
As marcas desesperam por estratégias que as aproximem do consumidor e o desenvolvimento tecnológico cria novas oportunidades todos os dias. Curiosos? Eis uma súmula das principais tendências de marketing que vão acompanhar-nos em 2019.
A eficiência dos chatbots
Os chatbots estão para ficar: mimetizam o comportamento humano de uma forma assustadoramente real e credível, são exímios na resolução de reclamações e trabalham 24/7.
Realidade aumentada (RA) e virtual (RV):lugares comuns a partir de agora
A RA e VR criam novas oportunidades para falar diretamente com o consumidor, permitindo personalização de conteúdos e experiências de consumo diferenciadoras.
A importância da pesquisa de voz
Estima-se que até 2020 mais de 50% das pesquisas em dispositivos móveis sejam feitas por voz. O que abre espaço para novas estratégias de SEO e publicidade online: como otimizar as marcas para pesquisas de voz?
As redes sociais chegam ao mundo real
Viu aquele episódio da série Netflix "Black Mirror" onde as redes sociais tinham impacto no mundo real, em que os seres humanos viam a sua interação com o outro traduzida em pontos? Não é bem ficção científica já que as aplicações que temos hoje no telemóvel integram com redes sociais… Recrutadores de todo o mundo vão espiolhando nas redes os seus entrevistados para aferir alguns marcadores sociais. Ao nível do marketing, esta tendência traduz-se num conhecimento mais profundo do consumidor e na adequação das suas ofertas.
Automação: a chave para a personalização
A automação vai tomar conta de vários fluxos de comunicação, em particular os emails, permitindo um nível elevado de interatividade e de personalização (em particular com a emergência de ferramentas como Moosend, Freshmail, Campaign Monitor, entre outras).
A primazia do vídeo
O vídeo está a tornar-se uma ferramenta indispensável porque permite um elevado nível de engagement com o consumidor – ou não fosse o YouTube uma das redes mais dinâmicas de hoje. Prevê-se que este formato venha a dominar os conteúdos online nos próximos anos.
O marketing de micro-influência
Influenciadores de topo estão a perder influência devido à perda de credibilidade e autenticidade pelo aumento de posts patrocinados. A figura de micro-influenciador ganha destaque por garantir relações autênticas e credíveis: o poder de influência não se relaciona tanto com o número de seguidores, antes com a qualidade das suas relações.
Tecnologia sim, mas com ativadores humanos
Nem só de tecnologia vive o marketing. Os colaboradores de uma organização assumem um papel fundamental na ativação da marca. Por um lado, podem tornar-se verdadeiros embaixadores; por outro, conseguem espalhar a sua palavra de forma genuína.
Comunidade de consumidores ao poder
O poder das recomendações da comunidade de consumidores é inquestionável. Hoje em dia, 97% dos consumidores admite que se deixa influenciar pelas críticas da comunidade online que comprou determinado produto ou serviço.
Confuso com tantas tendências tecnológicas? São meras ferramentas/canais à nossa disposição para estreitar a relação com o consumidor (através da personalização) e criar um serviço de apoio ao cliente exemplar. Afinal de contas, a reputação de uma marca é feita pela sua comunidade (consumidor ou prescritor) e o foco deve estar em fazê-la feliz.