Dada a velocidade a que a tecnologia evolui nos nossos dias, é sem surpresa que verificamos que tudo o que depende dessa mesma tecnologia deve evoluir a um passo igualmente acelerado – e aqui o Marketing Digital não é exceção. Atualizações constantes, novas plataformas e mudança de algoritmos são apenas alguns dos motivos que levam a que os profissionais de Marketing lutem frequentemente por se manter atualizados nesta também designada Era do Marketing Omnichannel.

 

 

Com 2020 no horizonte, apresentamos algumas das tendências e inovações tecnológicas que se preparam para fazer parte da rotina de quem trabalha na área do Marketing Digital:

 

- Vídeos interativos

O marketing através de vídeo tem sido tendência ascendente aos longo dos últimos anos (redes sociais, sites, blogs…). Segundo dados da WordStream, o YouTube já conta com mais de um bilião de utilizadores – o que representa quase um terço do número total dos utilizadores de Internet; e também são hoje carregados mais conteúdos de vídeo em 30 dias do que as principais redes de TV norte-americanas criaram em 30 anos. No entanto, para 2020 a grande aposta promete estar nos vídeos de 360º. Mais interativos e atrativos, estes vídeos possuem uma taxa de cliques 8 vezes maior do que os vídeos tradicionais, apresentando um melhor desempenho e, por conseguinte, melhor retorno do seu investimento.

 

- Publicidade em Smart Speakers

Quem nunca fez uma pergunta aos assistentes Alexa ou Siri? Nos últimos anos, tem proliferado a utilização de Smart Speakers e a interação com dispositivos eletrónicos, que se preparam para servir os propósitos do marketing ao representaram uma excelente oportunidade para anunciantes. O instituto Gartner prevê que o mercado dos Smart Speakers atinja os 3,5 biliões de dólares até 2020, já que estes sistemas têm a capacidade de recolher uma enorme quantidade de informação sobre os seus utilizadores, que pode ser utilizada por diversas empresas para criarem uma conexão com o seu consumidor.

 

- Otimização da pesquisa por voz

Estudos da Search Engine Land revelam que 20% de todas as pesquisas no Google são realizadas através por voz, e a Thrive Analytics adianta que 71% de todos os utilizadores de telemóvel com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos utilizam os assistentes de voz nos seus smartphones. Esta forma de pesquisa mais cómoda, rápida e simples tem tudo para se tornar tendência no campo da otimização do conteúdo pelos especialistas de marketing.

 

- Utilização de Chatbots

De acordo com a Juniper Networks, os chatbots assentes na Inteligência Artificial vão continuar a crescer em popularidade e sofisticação. Para além de responder às perguntas comuns dos visitantes nos sites, os chatbots são uma ferramenta útil que beneficia o tráfego dos sites e ajuda a converter visitantes em leads – e são cada vez mais as empresas e plataformas que disponibilizam plugins e ferramentas para a construção de chatbots, incluindo o Facebook, a IBM ou o WordPress, por exemplo.

 

- Anúncios no Facebook e Instagram

Os anúncios pagos nas redes sociais não são novos, mas as tendências mudaram – Twitter, Pinterest e Snapchat estão cada vez mais obsoletos e mais de 31% das marcas concentram hoje os seus anúncios no Instagram (recorde-se que o Facebook é “dono” do Instagram e é possível as empresas gerirem anúncios em ambas plataformas a partir da mesma interface), revelam dados da Quick Sprout.

 

- Otimização para SEOon-SERP (Search Engine Results Page)

Já ouviu falar em resultados com zero cliques? Trata-se de resultados de pesquisa em que o Google fornece automaticamente a resposta à sua pergunta, impedindo que continue a ver mais resultados do Adwords ou até da pesquisa orgânica. Tendo em conta que 61% dos resultados de pesquisa no Google são agora resultados com zero cliques, estudos do Jumpshot, adiantam que será cada vez mais um desafio comercializar ou anunciar no Google.

 

- Pagamentos mobile

Conceitos como Mobile Wallets, Digital Authentication, Social Shopping ou Mobile Point of Sale são cada vez mais utilizados à escala global. A sua empresa aceita pagamentos mobile? Se não, talvez esteja na hora de adotar o conceito, pois vai ser tendência crescente no futuro a possibilidade de efetuar pagamentos sem recurso a cartões de crédito, apenas a dispositivos móveis. Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay são alguns exemplos mundialmente reconhecidos, aos quais se juntam a Starbucks, que possui uma aplicação que permite que os clientes comprem e paguem antecipadamente com o seu telemóvel, cuja popularidade já atingiu os 25,2 milhões de utilizadores este ano.

 

Já aplicou alguma dessas tendências no seu negócio? Partilhe connosco a sua opinião sobre estas e outras novidades que se preparam para continuar a revolucionar a forma como trabalhamos na área do Marketing Digital em 2020.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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