Dada a velocidade a que a tecnologia evolui nos nossos dias, é sem surpresa que verificamos que tudo o que depende dessa mesma tecnologia deve evoluir a um passo igualmente acelerado – e aqui o Marketing Digital não é exceção. Atualizações constantes, novas plataformas e mudança de algoritmos são apenas alguns dos motivos que levam a que os profissionais de Marketing lutem frequentemente por se manter atualizados nesta também designada Era do Marketing Omnichannel.
Com 2020 no horizonte, apresentamos algumas das tendências e inovações tecnológicas que se preparam para fazer parte da rotina de quem trabalha na área do Marketing Digital:
- Vídeos interativos
O marketing através de vídeo tem sido tendência ascendente aos longo dos últimos anos (redes sociais, sites, blogs…). Segundo dados da WordStream, o YouTube já conta com mais de um bilião de utilizadores – o que representa quase um terço do número total dos utilizadores de Internet; e também são hoje carregados mais conteúdos de vídeo em 30 dias do que as principais redes de TV norte-americanas criaram em 30 anos. No entanto, para 2020 a grande aposta promete estar nos vídeos de 360º. Mais interativos e atrativos, estes vídeos possuem uma taxa de cliques 8 vezes maior do que os vídeos tradicionais, apresentando um melhor desempenho e, por conseguinte, melhor retorno do seu investimento.
- Publicidade em Smart Speakers
Quem nunca fez uma pergunta aos assistentes Alexa ou Siri? Nos últimos anos, tem proliferado a utilização de Smart Speakers e a interação com dispositivos eletrónicos, que se preparam para servir os propósitos do marketing ao representaram uma excelente oportunidade para anunciantes. O instituto Gartner prevê que o mercado dos Smart Speakers atinja os 3,5 biliões de dólares até 2020, já que estes sistemas têm a capacidade de recolher uma enorme quantidade de informação sobre os seus utilizadores, que pode ser utilizada por diversas empresas para criarem uma conexão com o seu consumidor.
- Otimização da pesquisa por voz
Estudos da Search Engine Land revelam que 20% de todas as pesquisas no Google são realizadas através por voz, e a Thrive Analytics adianta que 71% de todos os utilizadores de telemóvel com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos utilizam os assistentes de voz nos seus smartphones. Esta forma de pesquisa mais cómoda, rápida e simples tem tudo para se tornar tendência no campo da otimização do conteúdo pelos especialistas de marketing.
- Utilização de Chatbots
De acordo com a Juniper Networks, os chatbots assentes na Inteligência Artificial vão continuar a crescer em popularidade e sofisticação. Para além de responder às perguntas comuns dos visitantes nos sites, os chatbots são uma ferramenta útil que beneficia o tráfego dos sites e ajuda a converter visitantes em leads – e são cada vez mais as empresas e plataformas que disponibilizam plugins e ferramentas para a construção de chatbots, incluindo o Facebook, a IBM ou o WordPress, por exemplo.
- Anúncios no Facebook e Instagram
Os anúncios pagos nas redes sociais não são novos, mas as tendências mudaram – Twitter, Pinterest e Snapchat estão cada vez mais obsoletos e mais de 31% das marcas concentram hoje os seus anúncios no Instagram (recorde-se que o Facebook é “dono” do Instagram e é possível as empresas gerirem anúncios em ambas plataformas a partir da mesma interface), revelam dados da Quick Sprout.
- Otimização para SEOon-SERP (Search Engine Results Page)
Já ouviu falar em resultados com zero cliques? Trata-se de resultados de pesquisa em que o Google fornece automaticamente a resposta à sua pergunta, impedindo que continue a ver mais resultados do Adwords ou até da pesquisa orgânica. Tendo em conta que 61% dos resultados de pesquisa no Google são agora resultados com zero cliques, estudos do Jumpshot, adiantam que será cada vez mais um desafio comercializar ou anunciar no Google.
- Pagamentos mobile
Conceitos como Mobile Wallets, Digital Authentication, Social Shopping ou Mobile Point of Sale são cada vez mais utilizados à escala global. A sua empresa aceita pagamentos mobile? Se não, talvez esteja na hora de adotar o conceito, pois vai ser tendência crescente no futuro a possibilidade de efetuar pagamentos sem recurso a cartões de crédito, apenas a dispositivos móveis. Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay são alguns exemplos mundialmente reconhecidos, aos quais se juntam a Starbucks, que possui uma aplicação que permite que os clientes comprem e paguem antecipadamente com o seu telemóvel, cuja popularidade já atingiu os 25,2 milhões de utilizadores este ano.
Já aplicou alguma dessas tendências no seu negócio? Partilhe connosco a sua opinião sobre estas e outras novidades que se preparam para continuar a revolucionar a forma como trabalhamos na área do Marketing Digital em 2020.