Formação - Comunicação Assertiva no Serviço Público
- Á distância
- Essencial
A comunicação assertiva é uma competência essencial para expressar ideias de forma clara e respeitosa, promovendo relações profissionais produtivas. No contexto da Administração Pública, é fundamental para gerir conflitos, lidar com cidadãos e garantir um serviço inclusivo e de qualidade.
Esta formação prática prepara os participantes para melhorar a clareza na comunicação, lidar com situações desafiadoras e influenciar de forma positiva, reforçando a colaboração e a eficácia no ambiente de trabalho.
Destinatários
Para Quem?
- Trabalhadores da administração pública central ou local que desejem aperfeiçoar a competência da comunicação em contexto de trabalho.
Pré-requisitos:
- Não aplicável.
Percurso de aprendizagem
Objetivos
- Desenvolver competências técnico - comportamentais que permitam ao trabalhador a manutenção de uma comunicação.
- Promover uma comunicação adequada e facilitadora do relacionamento interpessoal, tendo em vista a eficácia e melhoria contínua do serviço prestado.
Métodos pedagógicos
- Nesta formação são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e partilha de experiências entre os participantes), intercaladas com o método expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.
Pontos fortes
- Formação com uma forte componente prática.
Formadora
Margarida Segurado
Mestrado em Politicas e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE),1999.
Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), 1987.
Formadora na área Comportamental da Gestão desde 1999 para diversas entidades publicas com destaque para a Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, o INSA, a ACT, a Secretaria - geral do Ministério da Educação, o Departamento de Recursos Humanos da Saúde, a Universidade de Coimbra a Direção Geral das Autarquias Locais, e privadas como a Competir, a Find the Answer, entre outras.
Integrou o grupo de trabalho DGAEP/INA responsável pela elaboração do Programa para o curso sobre “Entrevista de Avaliação de Competências” como método de seleção no âmbito da Portaria 83A /2009. Elaborou os instrumentos de suporte para a aplicação e análise da informação da Entrevista de Avaliação de Competências.
Formadora do curso de Entrevista de Avaliação de Competências para diversas entidades da Administração Publica Central e Local desde 2009.
Formadora de Atendimento ao Público para diversas entidades públicas da Administração Central e Local.
Docente Universitária desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias (ULHT) e no Instituto Superior Politécnico do Oeste.
Formadora do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF/IEFP) nas modalidades inicial e continua da Formação Pedagógica de Formadores desde 1991;
Coordenadora metodológica de projetos de investigação entre 2000 e 2006 no Centro de Investigação e Educação Continua de Adultos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT
Investigadora do domínio da formação de adultos desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ¨ Concetora de recursos Multimédia para o ensino a distancia entre 2001 e 2003,em colaboração com a Universidade de Aveiro;
Autora de publicações no âmbito da formação de adultos em edições da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional, designadamente “Liderança e Animação de Grupos”, Coleção Formar Pedagogicamente” e “Estratégias Pedagógicas” Referencial para a Formação Continua de Formadores.
Exercício de atividade clínica em regime privado (exame psicológico, aconselhamento e apoio) desde 1989.
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