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Formação - Comunicação Assertiva no Serviço Público

  • Á distância
  • Essencial
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
14 horas

Sob consulta

Referência
1400
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A comunicação assertiva é uma competência essencial para expressar ideias de forma clara e respeitosa, promovendo relações profissionais produtivas. No contexto da Administração Pública, é fundamental para gerir conflitos, lidar com cidadãos e garantir um serviço inclusivo e de qualidade.

Esta formação prática prepara os participantes para melhorar a clareza na comunicação, lidar com situações desafiadoras e influenciar de forma positiva, reforçando a colaboração e a eficácia no ambiente de trabalho.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Trabalhadores da administração pública central ou local que desejem aperfeiçoar a competência da comunicação em contexto de trabalho.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (4 dias / 14h00m)

Introdução

  • A comunicação e a imagem do serviço prestado
  • Caraterísticas da comunicação de acordo com o referencial de competências da administração publica - ReCAP

A comunicação

  • A importância da comunicação para a imagem do serviço prestado
  • A comunicação interna e externa
  • Técnicas de comunicação facilitadoras do relacionamento interpessoal
  • Comunicação presencial e telefónica

A comunicação enquanto competência chave para a gestão de conflitos na organização

  • Tipos de conflitos e suas causas
  • Técnicas e estratégias de resolução de conflitos

Boas práticas de comunicação organizacional

  • Autodiagnóstico

Aspetos facilitadores e a melhorar no desempenho comunicacional

Objetivos

Objetivos

  • Desenvolver competências técnico - comportamentais que permitam ao trabalhador a manutenção de uma comunicação.
  • Promover uma comunicação adequada e facilitadora do relacionamento interpessoal, tendo em vista a eficácia e melhoria contínua do serviço prestado. 
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Nesta formação são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e partilha de experiências entre os participantes), intercaladas com o método expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Formação com uma forte componente prática.
Formadora

Formadora

 

Margarida Segurado

Mestrado em Politicas e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE),1999.


Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), 1987.
Formadora na área Comportamental da Gestão desde 1999 para diversas entidades publicas com destaque para a Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, o INSA, a ACT, a Secretaria - geral do Ministério da Educação, o Departamento de Recursos Humanos da Saúde, a Universidade de Coimbra a Direção Geral das Autarquias Locais, e privadas como a Competir, a Find the Answer, entre outras.


Integrou o grupo de trabalho DGAEP/INA responsável pela elaboração do Programa para o curso sobre “Entrevista de Avaliação de Competências” como método de seleção no âmbito da Portaria 83A /2009. Elaborou os instrumentos de suporte para a aplicação e análise da informação da Entrevista de Avaliação de Competências.


Formadora do curso de Entrevista de Avaliação de Competências para diversas entidades da Administração Publica Central e Local desde 2009.
Formadora de Atendimento ao Público para diversas entidades públicas da Administração Central e Local.


Docente Universitária desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias (ULHT) e no Instituto Superior Politécnico do Oeste.
Formadora do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF/IEFP) nas modalidades inicial e continua da Formação Pedagógica de Formadores desde 1991;
Coordenadora metodológica de projetos de investigação entre 2000 e 2006 no Centro de Investigação e Educação Continua de Adultos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT


Investigadora do domínio da formação de adultos desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ¨ Concetora de recursos Multimédia para o ensino a distancia entre 2001 e 2003,em colaboração com a Universidade de Aveiro;
Autora de publicações no âmbito da formação de adultos em edições da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional, designadamente “Liderança e Animação de Grupos”, Coleção Formar Pedagogicamente” e “Estratégias Pedagógicas” Referencial para a Formação Continua de Formadores.


Exercício de atividade clínica em regime privado (exame psicológico, aconselhamento e apoio) desde 1989.

Formação - Comunicação Assertiva no Serviço Público