Formação - Entrevista de avaliação de competências
- Á distância
- Essencial
A Entrevista de Avaliação de Competências é um método considerado obrigatório nos procedimentos concursais da Administração Publica Central e Local conforme previsto na portaria 233/2022 de 9 setembro.
De acordo com a portaria 83A/2009 de 22 de janeiro que esteve na sua génese, “A entrevista de avaliação de competências é realizada por técnicos de gestão de recursos humanos, com formação adequada para o efeito, ou por outros técnicos, desde que previamente formados para a utilização desse método”.
Em 2009 foi considerada uma exigência para a condução deste método a realização de formação pelo que a Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) em articulação com o INA elaborou um referencial de formação do qual fiz parte para a realização de formação nesta área.
A Portaria 125A/2019 de 30 de Abril reafirma a necessidade de realização de procedimentos concursais tendo por referência o «Perfil de competências» considerado o elenco de competências e dos comportamentos que estão diretamente associados ao posto de trabalho, identificados como os mais relevantes para um desempenho de qualidade com base na análise da função e do contexto profissional em que a mesma se insere; art.º 2 e) e a utilização dos métodos de seleção enquanto “ técnicas específicas de avaliação da adequação dos candidatos às exigências de um determinado posto de trabalho, tendo como referência um perfil de competências previamente definido; art.º 2 d).
Em 2024, a portaria n.º 236/2024/1, de 27 de setembro regulamenta as competências comportamentais transversais dos trabalhadores integrados em carreiras com graus de complexidade funcional 1, 2 e 3 e a portaria n.º 214/2024/1, de 20 de setembro aprova o Referencial de Competências para a Administração Pública (ReCAP).
Destinatários
Para Quem?
- Trabalhadores da administração publica central ou local responsáveis pela realização de procedimentos concursais nas suas áreas de atuação.
Pré-requisitos:
- Não aplicável.
Percurso de aprendizagem
Objetivos
Saber interpretar e aplicar o previsto na Portaria 233/2023 de 9 setembro e de acordo com a portaria n.º 214/2024/1, de 20 de setembro, nomeadamente:
- Identificar as características da entrevista de avaliação de competências
- Conceber guiões de suporte à entrevista de avaliação de competências
- Conduzir a Entrevista
- Analisar a informação e gerar a classificação final do entrevistado, neste método.
Métodos pedagógicos
- Predominantemente ativa com apelo à experiência profissional de cada participante e recurso a simulações gravadas, análise de situações problema e exercícios práticos.
Pontos fortes
- Formação predominantemente prática com recurso a simulações gravadas, análise de situações problema e exercícios práticos.
Formadora
Margarida Segurado
Mestrado em Politicas e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE),1999.
Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), 1987.
Formadora na área Comportamental da Gestão desde 1999 para diversas entidades publicas com destaque para a Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, o INSA, a ACT, a Secretaria - geral do Ministério da Educação, o Departamento de Recursos Humanos da Saúde, a Universidade de Coimbra a Direção Geral das Autarquias Locais, e privadas como a Competir, a Find the Answer, entre outras.
Integrou o grupo de trabalho DGAEP/INA responsável pela elaboração do Programa para o curso sobre “Entrevista de Avaliação de Competências” como método de seleção no âmbito da Portaria 83A /2009. Elaborou os instrumentos de suporte para a aplicação e análise da informação da Entrevista de Avaliação de Competências.
Formadora do curso de Entrevista de Avaliação de Competências para diversas entidades da Administração Publica Central e Local desde 2009.
Formadora de Atendimento ao Público para diversas entidades públicas da Administração Central e Local.
Docente Universitária desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias (ULHT) e no Instituto Superior Politécnico do Oeste.
Formadora do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF/IEFP) nas modalidades inicial e continua da Formação Pedagógica de Formadores desde 1991;
Coordenadora metodológica de projetos de investigação entre 2000 e 2006 no Centro de Investigação e Educação Continua de Adultos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT
Investigadora do domínio da formação de adultos desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ¨ Concetora de recursos Multimédia para o ensino a distancia entre 2001 e 2003,em colaboração com a Universidade de Aveiro;
Autora de publicações no âmbito da formação de adultos em edições da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional, designadamente “Liderança e Animação de Grupos”, Coleção Formar Pedagogicamente” e “Estratégias Pedagógicas” Referencial para a Formação Continua de Formadores.
Exercício de atividade clínica em regime privado (exame psicológico, aconselhamento e apoio) desde 1989.
Datas
- 550,00 € + IVAInscreva-se19,20,21 26,27 fev (9h30-12h30 e 14h00-17h00)
Conheça os detalhes desta oferta
Uma solução chave-na-mão que pode ser disponibilizada de forma imediata, nas suas instalações e nas datas mais convenientes para a sua equipa, que lhe permite reduzir os seus custos por formando!
Esta oferta inclui:
- A sessão de formação nas suas instalações,
- A possibilidade de formar até 12 colaboradores por sessão a um preço unitário controlado;
- Monitoria por um formador sénior, experiente e certificado;
- Uma aferição à distância, por telefone ou vídeoconferência das suas expectativas com o nosso formador;
- O envio de todos os suportes pedagógicos em formato eletrónico;
- Uma avaliação online dos formandos e da ação de formação.
Recevoir le programme par email
Envoyer le programme à un collaborateur
Preis
Es entstehen keine zusätzlichen Liefer- & Versandkosten