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Formação - Reinserção Profissional

Recuperação de Competências após ausência prolongada no âmbito da Administração Pública

  • Á distância
  • Essencial
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
7 horas

Sob consulta

Referência
1399
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A reinserção profissional após uma ausência prolongada na Administração Pública exige atualização de competências para acompanhar mudanças organizacionais, tecnológicas e culturais. Este processo é estratégico para garantir uma adaptação eficaz, requalificando os profissionais, promovendo a motivação e a continuidade do serviço público com altos padrões de qualidade.

Esta formação oferece uma visão sobre as mudanças que podem ocorrer durante a ausência prolongada dos trabalhadores e fornece ferramentas de apoio e orientações para um regresso ao trabalho gradual, eficaz e confiante, ao mesmo tempo que promovem uma reintegração bem-sucedida no serviço público, refletindo positivamente na qualidade dos serviços prestados à população.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Dirigentes em cargos de direção superior e de direção intermédia. Trabalhadores da carreira geral de Técnico Superior, de Assistente Técnico e de Assistente Operacional. Trabalhadores de carreiras especiais.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (2 dias / 7h00m)

1 - Enquadramento legal

2 - Desafios enfrentados pelos trabalhadores na reinserção profissional

3 - O papel da gestão de recursos humanos na reintegração profissional

4 - Benefícios da reintegração profissional eficaz

5 - Boas práticas na reinserção profissional

6 - Casos de sucesso de reintegração profissional

7 - Apresentação do programa de Mentoria

8 - Verificação dos instrumentos do programa de Mentoria da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM)

9 - Apresentação do projeto “bem me quer” da SGPCM

Objetivos

Objetivos

  • Identificar as barreiras que os trabalhadores, após ausência prolongada, enfrentam aquando do processo de reintegração e de que forma é que a Gestão de Recursos Humanos das organizações pode atuar para minimizar as dificuldades resultantes dessa reintegração.
  • Reconhecer a importância da integração dos trabalhadores após ausência prolongada e da eliminação das formas de discriminação.
  • Conhecer a legislação sobre reinserção profissional e recuperação de competências após ausência prolongada.
  • Identificar e apresentar boas práticas de Gestão de Recursos Humanos que facilitem a reintegração e o retorno ao trabalho bem-sucedido pelos trabalhadores após ausência prolongada.
  • Conhecer o projeto “bem me quer” e o programa de Mentoria implementado na SGPCM.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Alternância entre sessões expositivas e estudos de caso para discutir situações reais e como aplicar as estratégias aprendidas. Realização de dinâmicas de grupo e análise de casos práticos.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Personalização com foco no sector público fundamentado em casos práticos e exemplos de sucesso.
Formador

Formador

 

Bruno Plácido

O meu nome é Bruno Tiago Torres Plácido, tenho 29 anos e resido em Lisboa. Sou licenciado e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo-me destacado particularmente nas áreas de Direito do Trabalho e Direito de Administrativo. Consciente da minha propensão para esses domínios frequentei ainda as pós-graduações em Direito Fiscal e em Direito da Contratação Pública na mesma Faculdade.

Em paralelo com o Mestrado, tive a oportunidade de realizar um estágio em Advocacia, tendo adquirido o título de Advogado em 17 de setembro de 2021. Esta experiência no Direito Privado está, atualmente, a ser complementada pelo exercício de funções públicas no âmbito da Presidência do Conselho de Ministros, com particular incidência nos domínios do Direito Administrativo e do Direito de Emprego Público. Esta instituição incentiva os trabalhadores a apostar na formação contínua e desenvolvimento das competências, razão pela qual elaborei artigos científicos sobre matérias de Recursos Humanos e Direito Laboral, publicados em revistas. Assisti, também, a colóquios, conferências e formações certificadas (das quais se destaca o curso que me habilita a ser formador) por forma a complementar conhecimentos académicos e contactar com novas temáticas.

O cariz prático das funções desempenhadas exige o contato permanente com as mais recentes alterações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais, permitindo um aprofundado conhecimento do quadro jurídico português e europeu.

Acredito que o percurso demonstrado é evidenciador de experiência pessoal e profissional e que pode contribuir positivamente para o desenvolvimento e sucesso dos programas da CEGOC.