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Formação - A Arte da Hospitalidade: Transformar Serviço em Experiência

Hospitalidade que gera satisfação, reputação e fidelização

  • presencial ou online
  • Essencial
Nas suas instalações ou online
Duração
2 dias (14 horas)

Sob consulta

Referência
1352
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

O setor hoteleiro tem vindo a alargar o espectro e a qualidade da oferta de serviços, exigindo dos seus profissionais uma maior qualificação no sentido de dar resposta a clientes cada vez mais informados e exigentes.

A competitividade de um hotel depende da sua capacidade de atrair e satisfazer os seus clientes, sendo para isso determinante o papel das equipas da linha da frente.

Esta ação de formação visa impulsionar a diferenciação positiva da sua unidade hoteleira e aumentar a lealdade dos seus clientes através do desenvolvimento de:

  • Competências de comunicação, empatia e hospitalidade ativa, garantindo interações personalizadas e memoráveis;
  • um conjunto de boas práticas comportamentais potenciadores de uma imagem distintiva ao longo de toda a jornada do hóspede
  • técnicas e ferramentas que fomentam o espírito de equipa e a cultura Guest Centric, assegurando consistência no serviço e impacto positivo na reputação e fidelização.
Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Destinado a todos os profissionais da área da hoteleira que tenham contacto direto ou indireto com o cliente.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Módulo 1. A Nova Hospitalidade: Cultura Guest Centric

  • Evolução das expectativas dos hóspedes.
  • Tendências atuais em hospitalidade e turismo.
  • O conceito de Guest Centricity como estratégia de diferenciação.
    • O papel de cada colaborador na experiência global
    • Espírito de serviço e sentido de propósito
    • O impacto da experiência do cliente na imagem e nos resultados do hotel: o poder da reputação online.

Atividades práticas: análise de informação, reflexão individual e debate em grupo.

Módulo 2. A Jornada do Hóspede e os Momentos da Verdade

  • A jornada do cliente: pré-estadia, estadia e pós-estadia.
  • Identificação de pontos críticos e oportunidades de encantamento nos diferentes departamentos
    • Estratégias para transformar momentos críticos em oportunidades de fidelização
  • Cultura Guest Centric
    • Introdução a métricas e sinais que mostram a satisfação do hóspede (ex.: comentários, NPS, feedback direto).
    • Ações práticas de melhoria para cada ponto da jornada: Proatividade e melhoria contínua

Atividades práticas: análise de feedbacks e reviews reais; dinâmicas de cooperação e brainstorming.

Módulo 3. Comunicação & Empatia na Experiência do Cliente

  • Escuta ativa e linguagem positiva aplicada à hotelaria.
  • Comunicação verbal e não verbal com hóspedes e entre equipas.
  • Técnicas para gerir expectativas e reclamações.
  • Treino Prático e interações de front office, F&B, housekeeping e outros outlets.

Atividades práticas: dinâmicas de comunicação, exercícios práticos de linguagem clara e positiva e role plays com situações reais da unidade hoteleira.

Módulo 4. Criar Experiências Memoráveis

  • O poder da personalização e da antecipação de necessidades: a arte do serviço invisível
  • Pequenos gestos que geram grandes impactos: momentos WOW
  • A importância da consistência e do trabalho em equipa como base da excelência hoteleira.

Atividades práticas: análise de estudos de casos: Hotéis e marcas que criaram experiências únicas e Brainstorming de “momentos wow” por departamento. Dinâmicas de coesão grupal.

Módulo 5. Da Aprendizagem à Ação: Plano Guest Experience

  • Compromisso final: transformar serviço diário em hospitalidade memorável.
  • Como aplicar imediatamente conceitos e técnicas aprendidas.

Atividades práticas: reflexão individual e construção de um plano de ação individual e coletivo.

Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender a importância da hospitalidade e da cultura guest centric como fator diferenciador na experiência do hóspede.
  • Analisar a jornada do hóspede, identificando pontos críticos e oportunidades de encantamento em cada etapa.
  • Aplicar técnicas de comunicação, escuta ativa e empatia, garantindo interações personalizadas e eficazes com diferentes perfis de clientes.
  • Gerir reclamações e transformar feedback em oportunidades de melhoria contínua e fidelização.
  • Criar momentos memoráveis através da personalização e da antecipação de necessidades.
  • Colaborar de forma integrada entre departamentos, assegurando consistência e fluidez em toda a experiência do hóspede.
  • Elaborar um plano de ação individual e coletivo para implementar práticas de hospitalidade e guest experience no dia a dia do hotel.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Metodologia ativa, com recurso a exercícios práticos e role-plays aplicados ao setor hoteleiro.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Curso de formação eminentemente prático com recurso a atividades que visam a reflexão individual, a criação de momentos de partilha e construção de soluções conjuntas facilitando a transposição dos conhecimentos adquiridos em formação para o contexto real de atendimento a clientes na hotelaria.
  • Uma formação que permite ao participante um olhar diferente sobre o seu papel na satisfação e fidelização de clientes e o reforço das suas competências de comunicação e relacionamento interpessoal.
Formadora

Formadora

Isa Dias é formadora, consultora e coach em diversos projetos de formação empresarial.

Com formação de base em Gestão Hoteleira, iniciou o seu percurso profissional nesta área, tendo desempenhando diversas funções – desde operacionais até à direção geral.

Hoje dedica-se exclusivamente à área de formação e desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da eficácia pessoal e profissional, vendas e negociação, gestão e liderança de equipas.

Da sua carreira fazem parte projetos formativos desenvolvidos em várias áreas da hotelaria junto de importantes grupos hoteleiros como NH Hotel Group, Just Stay Hotels, Grupo Pestana, Barceló Hotel Group, entre outros.

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