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Formação - Liderança com Impacto no Setor Hoteleiro

Liderança Hoteleira: Inspirar, Motivar e Transformar

  • presencial ou online
  • Essencial
Nas suas instalações ou online
Duração
2 dias (14 horas)

Sob consulta

Referência
1356
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Num contexto tão volátil quanto aquele em que vivemos, as unidades hoteleiras necessitam de chefias que saibam adaptar-se rapidamente, agir de forma autónoma, corresponsável e competente, para executar a melhor estratégia no terreno, bem como mobilizar, motivar e desenvolver as suas equipas para alcançar elevados níveis de performance e atingir resultados.

As mudanças rápidas e muito significativas vividas nos últimos tempos neste setor, têm exigido às suas lideranças e respetivas equipas, uma constante capacidade de readaptação para dar resposta aos novos desafios para assim garantir a sua perenidade e florescimento.

Aumentar a autoconsciência dos participantes, debater e partilhar ideias e boas práticas para motivar e desenvolver equipas no sector hoteleiro, e apoiar os líderes de um hotel na implementação e fortalecimento das suas competências-chave na gestão e liderança da(s) sua(s) equipa(s) são tudo o que pode esperar obter deste o curso 100% desenhado à medida para responsáveis de equipas em contexto hotelaria.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Destinado a líderes de equipas das diversas operações hoteleiras.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Módulo 1.  Ser Líder na Hotelaria: Desafios e Estilos de Liderança

  • Responsabilidades e desafios da liderança em contexto hoteleiro: gestão de equipas multiculturais e multigeracionais; escassez e retenção de talentos; exigência crescente dos hóspedes; pressão operacional e imprevisibilidade.
  • O impacto do Mindset do Líder no Clima Organizacional: a Liderança pelo exemplo.
  • Diferentes perfis de liderança: análise do estilo pessoal, pontos fortes e áreas de melhoria.
  • Utilização flexível dos estilos de liderança adaptados a contextos e equipas: Modelo de Liderança Situacional

Atividades práticas: reflexão individual e debate em grupo; assessment de estilo de liderança; análise e resolução de estudos de caso.

Módulo 2. O Líder Coach: Desenvolver e Motivar Equipas Hoteleiras

  • Coaching na hotelaria: ajudar colaboradores a crescer e reter talentos.
  • Reuniões de Equipa e sessões de acompanhamento individual: melhorar processos e garantir a excelência no serviço – elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual.
  • A importância da Delegação e Empowerment: dar autonomia com responsabilidade para envolver equipas nas operações.
  • Reflexão sobre as motivações (intrínsecas e extrínsecas) e mobilização de equipas hoteleiras.

Atividades práticas: exercícios de coaching na pática, simulação de reuniões de acompanhamento 1 para 1 e reuniões de equipa; brainstorming: inspiração e motivação.

Módulo 3: Comunicar para Liderar: Equipas e Operações Hoteleiras

  • Comunicação no hotel: gerir pessoas, coordenar operações e ultrapassar barreiras típicas (turnos, multiculturalidade, pressão do serviço e imprevisibilidade).
  • Estilos de comunicação: impacto nas relações entre colaboradores e no bom funcionamento das operações.
  • Técnicas de comunicação eficaz: assertividade, empatia e escuta ativa no contacto com equipas e hóspedes.
  • Feedback construtivo: aplicar o modelo SCI para desenvolver colaboradores e melhorar desempenhos.
  • Gestão de conflitos e diversidade: prevenir e resolver desacordos, valorizando a diversidade pessoal e cultural no hotel.

Módulo 4.  Gestão da Mudança e Cultura Guest Centric

  • Liderar em contextos de mudança envolvendo a equipa (digitalização, sustentabilidade, novas tendências).
  • Gestão da resistência à mudança: adaptação à transformação digital.
  • O impacto da liderança na cultura de serviço: estabelecimento de objetivos concretos – metodologia SMART.
  • Gestão de momentos críticos da experiência do cliente: exceder expectativas como fator de fidelização.

Atividades práticas: reflexão conjunta e resolução de casos práticos; Hackathon de ideias de melhoria ou inovação para o hotel (processo, experiência do hóspede ou equipa).

Módulo 5. Compromisso de Liderança: O Meu Plano de Ação

  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Elaborar o seu plano de ação.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer os principais desafios da liderança hoteleira e o impacto do mindset do líder no desempenho das equipas e no clima organizacional.
  • Ajustar o estilo de liderança a diferentes contextos e perfis de equipa, aplicando o modelo de Liderança Situacional.
  • Motivar e desenvolver colaboradores através de práticas de coaching, feedback construtivo e empowerment, potenciando a retenção de talentos.
  • Comunicar de forma eficaz na gestão de equipas e operações, superando barreiras, prevenindo conflitos e valorizando a diversidade cultural.
  • Liderar a mudança com foco no hóspede, criando uma cultura Guest Centric e implementando planos de ação de melhoria contínua.
  • Elaborar um plano de ação abrangendo as principais áreas de gestão e liderança de equipas na hotelaria e identificar prioridades de mudança.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Metodologia ativa, com recurso a exercícios práticos e role-plays aplicados ao setor hoteleiro.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • O percurso formativo foi desenvolvido para dar resposta aos novos desafios na gestão e liderança de equipas no sector da hotelaria tendo presente as principais tendências do mercado turístico e hoteleiro.

     

  • É uma solução que possibilita a personalização do percurso de aprendizagem através da disponibilização de ferramentas que facilitam o autodiagnóstico e a reflexão acerca do estilo de liderança e comunicação e o seu impacto nas operações hoteleiras e na motivação e desenvolvimento das equipas.

     

  • A forte componente prática das sessões, desafia constantemente os participantes a transferirem as aprendizagens para o contexto hoteleiro, assegurando, desta forma, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.

     

  • A partilha de boas práticas e a construção de soluções conjuntas possibilitará a aplicação prática de ferramentas de modo a melhorar a motivação e o envolvimento das equipas.

Formadora

Formadora

Isa Dias é formadora, consultora e coach em diversos projetos de formação empresarial.

Com formação de base em Gestão Hoteleira, iniciou o seu percurso profissional nesta área, tendo desempenhando diversas funções – desde operacionais até à direção geral.

Hoje dedica-se exclusivamente à área de formação e desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da eficácia pessoal e profissional, vendas e negociação, gestão e liderança de equipas.

Da sua carreira fazem parte projetos formativos desenvolvidos em várias áreas da hotelaria junto de importantes grupos hoteleiros como NH Hotel Group, Just Stay Hotels, Grupo Pestana, Barceló Hotel Group, entre outros.