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Formação - Liderança de Equipas Hoteleiras

Liderar, motivar e desenvolver equipas no sector hoteleiro

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
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Formação nas nossas instalações
Referência
1356

Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
500,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
450,00 € + IVA

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2 dias (14 horas)

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Num contexto tão volátil quanto aquele em que vivemos, as unidades hoteleiras necessitam de chefias que saibam adaptar-se rapidamente, agir de forma autónoma, corresponsável e competente, para executar a melhor estratégia no terreno, bem como mobilizar, motivar e desenvolver as suas equipas para alcançar elevados níveis de performance e atingir resultados.

As mudanças rápidas e muito significativas vividas nos últimos tempos neste setor, têm exigido às suas lideranças e respetivas equipas, uma constante capacidade de readaptação para dar resposta aos novos desafios para assim garantir a sua perenidade e florescimento.

Aumentar a autoconsciência dos participantes, debater e partilhar ideias e boas práticas para motivar e desenvolver equipas no sector hoteleiro, e apoiar os líderes de um hotel na implementação e fortalecimento das suas competências-chave na gestão e liderança da(s) sua(s) equipa(s) são tudo o que pode esperar obter deste o curso 100% desenhado à medida para responsáveis de equipas em contexto hotelaria.

Destinatários

Destinatários

  • Destinado a líderes de equipas das diversas operações hoteleiras.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

A liderança na hotelaria – enquadramento geral

  • As responsabilidades e os desafios associados à gestão e liderança de equipas hoteleiras.
  • Missão, valores e cultura da organização: a influência do líder no clima organizacional do Hotel.
  • A figura do líder como um diferencial para a hotelaria: desenvolver um mindset de líder.
  • Os diferentes tipos de Liderança:
    • Analisar os resultados do seu estilo pessoal de gestão e liderança;
    • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
  • Saber como utilizar os estilos de gestão e liderança no sector hoteleiro adaptando-os aos contextos e às pessoas.

O papel do líder coach no desenvolvimento e motivação das equipas hoteleiras

  • O coaching como via para promover e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e a retenção de talentos na hotelaria.
  • Utilizar as sessões de coaching e reuniões de equipa para otimização de processos operacionais de forma a garantir a excelência no serviço prestado aos hóspedes e o alcance dos objetivos.
  • A importância da Delegação com responsabilidade para as operações hoteleiras e envolvimento das equipas.
  • Reflexão sobre as motivações (intrínsecas e extrínsecas) e mobilização de equipas hoteleiras:
    • Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.

A importância da comunicação na gestão e liderança de equipas em contexto hoteleiro

  • O papel da comunicação na gestão de pessoas e operações do Hotel:
    • Principais barreiras à comunicação interna no hotel.
  • Os estilos de comunicação e o seu impacto nos relacionamentos interpessoais e no bom funcionamento das operações hoteleiras.
  • Estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz no âmbito da atividade hoteleira:
    • Assertividade / Empatia / Escuta Ativa/ A técnica das Perguntas;
    • Criar uma cultura de feedback e melhorar os desempenhos das equipas: Feedback construtivo vs. critica;
    • Prevenir e tratar desacordos e conflitos: no seio da equipa e no relacionamento com os hóspedes;
    • Inspirar confiança junto das suas equipas:
      • ativar as forças impulsionadoras da confiança;
    • apreciar a diversidade pessoal e cultural no seio das equipas hoteleiras;
    • Ser um agente de mudança:
      • promover as mudanças do mercado Turístico e Hoteleiro envolvendo a equipa.

Definir um plano de ação das mudanças a pôr em prática

  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Elaborar o seu plano de ação.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer a importância do papel do líder na mobilização das equipas e alinhamento com os objetivos das empresas no ramo da hotelaria;
  • Identificar e caracterizar os diferentes tipos de liderança e compreender a sua influência no funcionamento da gestão hoteleira;
  • Desenvolver a sua eficácia de gestão e liderança tendo presente as tendências e desafios do mercado hoteleiro;
  • Dominar os diferentes tipos de liderança, aplicando-os de acordo com a situação e perfil das equipas;
  • Utilizar o Coaching como instrumento de desenvolvimento das equipas e de diminuição do turnover em Hotelaria;
  • Compreender os desafios individuais e coletivos das equipas na hotelaria e criar condições que facilitam a motivação e o bom clima organizacional;
  • Comunicar eficazmente com a sua equipa, superiores hierárquicos e com os restantes departamentos do Hotel;
  • Conduzir reuniões de forma eficaz e promover um feedback construtivo orientado para a melhoria de desempenho das equipas;
  • Analisar o seu perfil, enquanto líder hoteleiro, identificando os seus os seus pontos fortes e necessidades de melhoria;
  • Elaborar um plano de ação abrangendo as principais áreas de gestão e liderança de equipas na Hotelaria (fixar objetivos, animar e motivar, delegar).
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Metodologia ativa, com recurso a exercícios práticos e role-plays aplicados ao setor hoteleiro.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • O percurso formativo foi desenvolvido para dar resposta aos novos desafios na gestão e liderança de equipas no sector da hotelaria tendo presente as principais tendências do mercado turístico e hoteleiro.
  • É uma solução que possibilita a personalização do percurso de aprendizagem através da disponibilização de ferramentas que facilitam o autodiagnóstico e a reflexão acerca do estilo de liderança e comunicação e o seu impacto nas operações hoteleiras e na motivação e desenvolvimento das equipas.
  • A forte componente prática das sessões, desafia constantemente os participantes a transferirem as aprendizagens para o contexto hoteleiro, assegurando, desta forma, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.
  • A partilha de boas práticas e a construção de soluções conjuntas possibilitará a aplicação prática de ferramentas de modo a melhorar a motivação e o envolvimento das equipas.

 

Formadora

Isa Dias é formadora, consultora e coach em diversos projetos de formação empresarial.

Com formação de base em Gestão Hoteleira, iniciou o seu percurso profissional nesta área, tendo desempenhando diversas funções – desde operacionais até à direção geral.

Hoje dedica-se exclusivamente à área de formação e desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da eficácia pessoal e profissional, vendas e negociação, gestão e liderança de equipas.

Da sua carreira fazem parte projetos formativos desenvolvidos em várias áreas da hotelaria junto de importantes grupos hoteleiros como NH Hotel Group, Just Stay Hotels, Grupo Pestana, Barceló Hotel Group, entre outros.

Datas e locais

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    A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.