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Curso de formação - #UP - Excelência e Comunicação Interpessoal

Desenvolver relações profissionais eficazes

  • Á distância
  • Essencial
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Referência
8536

Duração
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formação presencial

Afirmar-se sem medo ou agressividade nos seus relacionamentos profissionais é fundamental para ser bem-sucedido. As técnicas de assertividade permitem-se não só lidar com as situações quotidianas de tensões como minimizam a sua ocorrência.

Através deste percurso de aprendizagem pode limitar a sua agressividade, passividade ou manipulação e afirmar-se de forma positiva e construtiva no seio dos seus relacionamentos profissionais.

 

Destinatários

Destinatários

  • Todos os profissionais que pretendam melhorar a sua capacidade de se afirmar na interação com outros.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Etapa - Preparação

  • Aceder ao percurso de aprendizagem e conhecer as suas etapas.
  • Descarregar o Passaporte de implementação.
  • Identificar o “Learning Buddy”: colega, gestor ou supervisor no seio da sua organização.

2ª Etapa – ViWo – Virtual Workshop

  • Apresentação e clarificação do percurso de aprendizagem e das opções de personalização (sprints de aprendizagem)

3ª Etapa – Personalização

  • Escolha de 2 sprints de aprendizagem.

 

Sprint “Desenvolver a assertividade”

  • Saber afirmar-se.
  • Evitar generalizações.
  • Ousar expressar pedidos.
  • Escutar.
  • Saber dizer “não”.
  • Acolher críticas e admitir os erros.
  • Conversando consigo mesmo usando o "eu".

 

Sprint “Dar feedback positivo e construtivo”

  • Dar e receber feedback positivo.
  • Fornecer feedback construtivo para alterar as práticas de colegas e ajudá-los a progredir.
  • Saber acolher críticas bem formuladas e/ou desajeitadas.

 

Sprint “Lidar com os comportamentos passivos, agressivos ou manipuladores

  • Conhecer as características de uma atitude assertiva, passiva e agressiva.
  • Identificar as atitudes nos outros e em diferentes situações de trabalho.
  • Lidar com atitudes não assertivas.

 

Sprint “Praticar a escuta ativa”

  • 5 Boas práticas para escutar ativamente.
  • Colocar diferentes tipos de questões.
  • Reformular.
  • Identificar e contrariar os “falsos comportamentos de escuta”.

4ª Etapa – Aprendizagem e aplicação

  • Aquisição e transferência da aprendizagem através de vídeos, módulos interativos e/ou de treino intensivo, infográficos e desafios práticos
  • Recolha de evidências e registo no Passaporte de Implementação

5º Etapa – E-Coaching

  • Classe virtual com o grupo de participantes para:
    • Apoiar o grupo na implementação e transferência da aprendizagem
    • Partilhar as evidências de implementação e os resultados obtidos.

6ª Etapa – Certificação

  • Acesso a certificado de implementação, tendo por base a validação do Passaporte de Implementação

 

Objetivos

Objetivos

No final deste percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • Adotar comportamentos assertivos;
  • Ajustar o seu comportamento ao de outras pessoas com mais confiança.
  • Fazer pedidos de forma positiva.
  • Criticar de forma construtiva.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Uma solução 100% digital que conjuga classes virtuais, módulos interativos e módulos de treino intensivo com a possibilidade de personalização do percurso de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada um dos participantes.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Uma solução 100% digital organizada em “sprints”: uma sequência de aprendizagem online, dedicada ao desenvolvimento de uma competência e à sua aplicação ao contexto de trabalho.
  • Possibilidade de personalização do percurso de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada um dos participantes:
  • Um percurso complementar de “Learning buddy (colega, gestor, supervisor, etc) para acompanhar o participante, ajudando-o a implementar boas práticas  no contexto real de trabalho e retirar o máximo partido da experiência formativa #UP.

Datas

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