Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.

CTT - Curso de gestão para chefias operacionais

03/07/2014
header-etpg Os CTT criaram um Programa de Formação em Gestão que abrange todos os níveis de responsabilidade da Empresa.

Um dos cursos que integra este Programa é o Curso de Gestão para Chefias Operacionais, desenvolvido pela Cegoc em resposta ao concurso público lançado pelos CTT.

Este projeto formativo tem como principais objetivos:

  • Facilitar a comunicação de gestão, incrementando o compromisso com a empresa;
  • Estimular a proatividade e a criatividade na concretização dos objetivos;
  • Orientar o “Olhar para o Exterior” e aprender a agir perante as constantes mudanças;
  • Adotar as melhores práticas de gestão na mobilização das equipas para o cliente e para os resultados.

Trata-se- de um projeto transversal a todo o universo CTT que visa dotar os participantes de conhecimentos na área da Gestão.

O curso destina-se a 280 chefias operacionais e conta com 14 ações de formação presenciais, com uma duração total de 108.5 horas cada, em Lisboa, Porto, Coimbra, Ponta Delgada e Funchal.
Este projeto decorre em 5 etapas:

1 - Questionário inicial de apoio à transferência, para avaliar os comportamentos manifestados pelos participantes no contexto de trabalho, antes do projeto;

2 - Formação presencial, constituída por 8 módulos de conteúdos, com questionários inicial e final de avaliação da aprendizagem;

3 e4 - Duassessõespresenciais deacompanhamento: “Da teoria à ação”, com o objetivo de definir um plano individual de desenvolvimento e “Follow-up” para balanço final, partilha de boas práticas e proposta de ações futuras;

5 - Questionário final de apoio à transferência, para avaliar os comportamentos manifestados pelos participantes no contexto de trabalho, 3 meses após a conclusão do projeto.

O grupo piloto já cumpriu todas as etapas. Eis um dos testemunhos de um participante: 

«Este curso é extremamente interessante, por estar bem estruturado, ser muito abrangente e incluir temáticas transversais a qualquer organização. Todos os temas, mesmo os que não estão diretamente relacionados como dia-a-dia de uma área operacional, representam uma mais-valia, porque nos permitem alargar o horizonte. Também o facto de o grupo ser composto por pessoas de diversas áreas da Empresa é muito interessante, porque permite partilhar experiências sobre realidades distintas. Esta formação é um investimento por parte da Empresa que deve ser valorizado».

Luís Caldas, Responsável Operacional OEL – Operações eEstafetagemLisboa
(CTT Expresso)

O projeto de aprendizagem tem-se revelado bastante útil aos formandos e um dos outputs já obtidos foi um “Livro de curso”, produzido por um dos grupos. Adicionalmente, o projeto foi noticiado nos vários meios comunicacionais internos dos CTT, nomeadamente, nas revistas periódicas e TV.