Melhorar a eficácia do Digital Learning em contexto de trabalho
A Aprender magazine dedicou a sua última edição ao tema “A nova era da formação”. Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC, foi uma das especialistas convidadas a partilhar a sua opinião através de um artigo dedicado ao Digital Learning.
A autora refere que para se manterem inovadoras e competitivas, as organizações apostam na formação e no desenvolvimento de talento de forma contínua e “esta necessidade crítica inclui não só a adoção das mais recentes soluções e ferramentas digitais, mas também a disponibilização de oportunidades de formação que permitam aos seus colaboradores atualizarem, reforçarem ou aprenderem regularmente novas competências essenciais para o exercício da sua função.”
Cátia Silva sugere as seguintes estratégias de Digital Learning:
- Percursos mais flexíveis e inclusivos, tais como microlearning, vídeos, formatos híbridos, aprendizagem autodirigida e on-demand;
- Oportunidades para desenvolver soft skills, por exemplo através da criação de uma academia digital corporativa que acelere os processos de reskilling e upskilling nas organizações;
- Jornadas simples, mas marcantes, através de ferramentas e plataformas de fácil utilização, interfaces intuitivas, acesso mobile-friendly, design apelativo, bem como benefícios de participação claros;
- Engagement através da gamificação com atribuição de recompensas, como créditos, pontos, crachás digitais, entre outros exemplos que reforcem a motivação e o compromisso com a aprendizagem.
Cátia Silva
Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC