O Papel das Emoções no Trabalho
Qual o impacto das emoções no local de trabalho? Será importante desenvolver as competências emocionais na vida profissional?
Durante décadas, as organizações e os seus profissionais tinham a crença de que as emoções prejudicavam o profissionalismo e que deviam ficar restritas à vida pessoal de cada um. O velho paradigma enunciava que só era permitido às pessoas expressar as emoções positivas.
O paradigma atual, mais realista, levanta outra questão: mais do que saber se as pessoas têm ou não emoções negativas, importa saber como lidar com elas. As organizações têm que aceitar que as emoções são essenciais ao novo estilo de gestão e representam um papel importante na dinâmica laboral.
As emoções estão presentes nas relações de trabalho e influenciam o desempenho. O desenvolvimento deste tema, assim como a sua aplicação prática, pode ser crucial no seu percurso e na sua evolução profissional.
Inteligência emocional
Muitas vezes, pensamos em soft skills, como a inteligência emocional, fora do âmbito de profissionais com trabalhos mais técnicos, que consideramos que apenas precisam de hard skills como programação ou saber trabalhar com ferramentas digitais. No entanto, a inteligência emocional é tão importante para os que têm trabalhos mais técnicos como para os vendedores ou gestores. A inteligência emocional é importante para todos os profissionais que têm relações de trabalho com colegas, gestores e subordinados, bem como com para as suas equipas e organizações.
A “inteligência emocional” é considerada hoje como um “ativo fundamental” para que cada pessoa possa entregar excelentes resultados de forma consistente e sustentada, e realizar um percurso profissional e pessoal, de sucesso.
O Modelo de Inteligência Emocional de Daniel Goleman
Falar de emoções implica falar do conceito de inteligência emocional, popularizado pelo psicólogo Daniel Goleman.
Goleman escreveu um livro denominado “Inteligência Emocional”, tornando o conceito popular e atraente para os gestores e a sociedade em geral.
No seu modelo inicial de inteligência emocional, Goleman propôs cinco grandes áreas:
- Conhecer as próprias emoções
- Gerir as emoções
- Auto motivar-se
- Reconhecer as emoções nos outros
- Gerir relacionamentos.
A Inteligência Emocional e a Performance
Posteriormente, apresenta o modelo de forma a ser aplicado nas organizações. Na sua Teoria da Performance baseada na Inteligência Emocional, o modelo de Goleman deixa de ser um modelo de inteligência emocional, e passa a ser um modelo de performance que requer alguns atributos da inteligência emocional. Goleman distinguiu inteligência emocional de competência emocional, em que as competências emocionais são baseadas na inteligência emocional. Assim, é necessário um certo nível de inteligência emocional para que um indivíduo possa apreender uma competência emocional. Desta forma, competência emocional é uma capacidade aprendida baseada na inteligência emocional que resulta em alta performance.
Inteligência Emocional e Competência Emocional
Inteligência Emocional
- Determina o nosso potencial para aprender as capacidades emocionais.
Competência Emocional
- Mostra até que ponto traduzimos essa aprendizagem nas práticas profissionais.
Em suma…
A inteligência emocional é a capacidade que nos permite reconhecer e gerir os nossos próprios sentimentos, reconhecer os sentimentos dos outros e conseguir de forma eficaz gerir as relações. As competências emocionais são capacidades aprendidas baseadas na inteligência emocional que resultam em alta performance.
Para validar empiricamente o seu modelo proposto em 1998, Goleman juntou-se a Richard Boyatzis, investigador na área das competências dos gestores, de forma a testar e validar o modelo, agrupando as áreas em Competências Pessoais e Competências Sociais.
Domínios da Inteligência Emocional
Daniel Goleman, identifica quatro domínios da inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos.
1 - Competências Pessoais
Autoconsciência
- Autoconsciência emocional
- Autoavaliação precisa
- Autoconfiança
Autogestão
- Autocontrolo emocional
- Transparência
- Adaptabilidade
- Orientação para a Realização
- Iniciativa
- Otimismo
2 - Competências Sociais
Consciência Social
- Empatia
- Consciência Organizacional
- Orientação para o Serviço
Gestão de relacionamentos
- Liderança Inspiradora
- Influência
- Desenvolvimento dos outros
- Catalisador de Mudança
- Gestor de Conflitos
- Trabalho em equipa e colaboração
As competências emocionais são cada vez mais importantes pois só com uma autogestão emocional eficiente se conseguem estabelecer relações interpessoais fortes e positivas. E o estabelecimento dessas relações tem impacto no trabalho.
Algumas questões que deixamos aos nossos leitores, para reflexão:
- Qual é a relação entre as emoções e o sucesso na vida profissional?
- Qual é a importância dessa relação?
- Porque razão é que é importante desenvolver as competências emocionais na vida profissional?
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- Identificar e reconhecer emoções – literacia emocional
- Desenvolver competências intrapessoais
- Desenvolver as competências Interpessoais
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