Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Mário CeitilPresidente da Mesa da Assembleia Geral da APG (Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas)

Stephen Covey, autor do livro “The 7 Habits of Highly Effective People”, define um hábito como a “intersecção entre conhecimento, habilidade e vontade” para agir de uma determinada maneira e com um determinado sentido de propósito. Como são padrões de comportamentos “consistentes”, repetitivos e, por vezes, “inconscientes”, os hábitos “são as expressões do nosso caráter e produzem a nossa eficácia... ou a nossa ineficácia.”
 

 
Assim, e com base na ideia de que nós somos (também) aquilo que as nossas ações mostram, “o nosso caráter é basicamente um composto dos nossos hábitos”. Diferentes pessoas têm, naturalmente, hábitos diferentes e os “hábitos eficazes” são aqueles que habilitam a pessoa a “alcançar os resultados que pretende, de uma maneira que lhe vá permitindo alcançar ainda melhores resultados no futuro”.

Se quisermos, então, melhorar a nossa eficácia, torna-se necessário adotar padrões comportamentais estáveis que a potenciem, mudando, se necessário, os nossos “paradigmas” e procurando estratégias que nos tornem, de modo consistente e continuado, pessoas “conscientemente competentes”.
 

Quais são, então os “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”?

 

 

 

 

 

 

 
E são estes os “7 Hábitos” que constituem o caminho para o sucesso, no respeito por princípios, por valores e mantendo a integridade pessoal. E mesmo para aqueles que, por qualquer razão, não considerem sequer a pertinência de os tentarem praticar, fica, pelo menos, o poder da ideia que eles encerram: a de que, em qualquer circunstância, cada um tem uma responsabilidade real em decidir por si e modelar o seu próprio destino.
 

* Este artigo foi originalmente publicado no site Dinheiro Vivo.

Escrito por

Mário Ceitil

•Licenciado em Psicologia pelo ISPA;•Professor Universitário;•CERTIFIED EXECUTIVE COACH pelo FranklinCovey/Columbia University Executive Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA);•PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Básico (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);•PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Avanzado (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);•Managing Partner da Cegoc, de 1993 a 2015;•Consultor e Formador da Cegoc, desde 1981.•Coordenador da Escola de Coaching Executivo (2015/2016),
Saiba mais

newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!