Trabalhar com uma equipa de multigerações pode ser um desafio, mas a chave é entender a forma como cada geração pensa e de que forma os vários elementos de cada geração podem vir a ser motivados e criar valor para a organização e para as equipas.
Assim como os profissionais mais experientes têm que se adaptar aos colegas mais jovens, os jovens profissionais também podem assimilar as diferenças e fazer parte de uma equipa com pessoas de multigerações.
As diferenças entre os membros da equipa
Entender as diferenças e respeitá-las é essencial para a gestão de conflitos entre os membros de uma qualquer equipa, trocar experiências sem preconceitos ou ruídos na comunicação é caminho para gerir as diferentes gerações e ajudar as pessoas a tomar consciência do valor de cada membro. Isso permite também que a equipa tenha uma melhor sinergia, que trabalhem juntos de forma mais eficaz e alcancem uma maior produtividade.
De forma geral, uma pessoa jovem é um excelente recurso para introduzir novas ideias para a empresa. Chegam ao mercado de trabalho com vontade de mudar e modernizar, e tentam contagiar todos com a sua energia. Um conselho aos profissionais mais jovens é de facto ouvir primeiro e então tecer os seus comentários, ideias e sugestões.
Já os profissionais mais experientes da equipa são habitualmente mais avessos a mudanças, gostam de manter os procedimentos e processos da forma como já fazem há algum tempo, e possuem mais experiência para gerir as suas atividades.
Nesse caso, o conselho para os profissionais mais experientes é tentar não ir contra as novas ideias, elas podem contribuir para melhorar o dia a dia e podem ser aperfeiçoadas com a ajuda da experiência de quem está há mais tempo no mercado de trabalho e entende mais profundamente a dinâmica da empresa. Ter este tipo de flexibilidade é uma competência vital para profissionais.
Gerir a diversidade
Cada geração tem as suas próprias características, valores e atitudes em relação ao trabalho, com base nas suas experiências de vida. Para as integrar com sucesso na empresa, os líderes precisam de adotar mudanças significativas a curto prazo em várias áreas organizacionais, alterações essas que demonstrem ativamente o respeito e a inclusão na sua força de trabalho de várias gerações.
Criar valor através da diversidade de gerações
Nesse sentido, urge iniciar um processo de reestruturação nas empresas com base nas pessoas. Será fulcral identificar as boas práticas e soluções possíveis que possam garantir que esta convivência multigeracional vai criar valor para a organização agora e no futuro.
Sabemos que colocar várias gerações a trabalhar em conjunto é um grande desafio. A sua integração em projetos transversais vai permitir uma oportunidade para se “educarem” uns aos outros sobre a história de cada geração, características, valores, cultura, linguagem, contribuindo para a compreensão holística dos problemas e identificação das melhores soluções para negócios ou processos.
Se não for possível de forma recorrente garantir equipas multigeracionais, as empresas devem pelo menos implementar programas robustos de mentoring e reverse mentoring (determinando as necessidades de desenvolvimento de ambas as partes) que garantam a transferência de conhecimento e retenção da sabedoria organizacional. Desde programas individuais a sessões de grupo, leadership breakfasts, são vários os modelos que se podem adotar para fazer o conhecimento inter-relacional fluir.
Criar um ambiente aberto e inclusivo
Criar um ambiente de respeito, aberto e inclusivo, onde os trabalhadores de todas as idades e origens culturais podem partilhar quem eles são é absolutamente crítico para o sucesso da organização. Este ambiente depende em muito do desenvolvimento de skills relacionais, pelo que é necessário garantir que os colaboradores permanecem abertos a novas ideias, promovem o feedback constante e retiram frutos das diferentes perspetivas que as várias gerações trazem para cada uma das temáticas.
- Conquistar a confiança dos membros da equipa e lealdade
Os líderes de sucesso precisam de pessoas à sua volta que partilhem a mesma missão e visão, e estejam entusiasmados com isso. Como líder é fundamental ganhar a confiança das pessoas que está a liderar e manter a sua lealdade para com elas. A sua experiência enquanto líder e a sua confiança na capacidade para vencer irá inspirar e fazer as pessoas acreditarem nas suas capacidades como gestor, independentemente da geração a que fazem parte.
Agradecer a todos os que ajudam o projeto a ter sucesso
O sucesso do projeto depende maioritariamente da equipa que o realiza. Grandes líderes sabem que mostrar apreciação é uma ótima forma de demonstrar às pessoas que elas são valorizadas. Diga “obrigado” e reconheça publicamente a todos os que ajudaram ao sucesso do projeto. Definir e comunicar um sistema de reconhecimento faz com que ao longo do tempo, cada um dos membros tenha uma clara noção de quanto valoriza os seus esforços e quanto eles significam para a sua organização.
Com a variedade de recursos de várias gerações no local de trabalho de hoje, as empresas já não podem guiar-se pelas regras tradicionais de liderança e gestão. Existem vantagens reais que podem ser captadas abraçando a diversidade entre gerações para criar um ambiente de trabalho flexível, que valoriza todas as pessoas e as mantém produtivas, independentemente da idade.