Introdução à Performance Digital, por onde começar?
As organizações precisam de otimizar de forma constante e continua a sua presença nos meios digitais, dado que hoje em dia é um dos meios mais utilizados pelos seus clientes e potenciais clientes.
Presença online
Os números desta presença online são esmagadores:
- A nível mundial 3 Mil Milhões de utilizadores de Internet em 2015 (a)
- No 1º trimestre de 2015 mais de mil milhões de utilizadores estavam ativos no Facebook (b)
Os números das outras redes sociais são “enormes”, por outro lado a democratização do acesso à Internet, por parte do consumidor tornou-se numa mais valia para os estabelecimentos comerciais, como restaurantes e cafés que fornecem acesso wifi ( ligação de rede sem fios), os smarthphones começam a ter preços mais competitivos em Portugal e pelo mundo fora também.
As grandes empresas do setor como Facebook e Google pretendem cada vez mais que os seus utilizadores tenham sempre Internet para alimentarem e alargarem a sua rede de consumidores/utilizadores e desta forma poderão vender mais anúncios, e por outro lado os potenciais utilizadores terão acesso a uma internet que de outra forma seria incomportável e ficariam excluídos.
A Necessidade de medir em contexto
Agora o que se impõe às organizações, depois de estarem numa fase de curiosidade e criação de presença online, passa por uma seleção dos canais digitais onde serão mais ativos. Chegamos a um patamar onde é necessário não isolar em ilhas de conhecimento os canais digitais, como por exemplo: Website e o Facebook mas deve-se começar pela inventariação de canais, para chegarmos a dimensão do nosso ecossistema digital.
A necessidade crescente de gerir campanhas de marketing, gerir lojas online e outros tipos de solução, como geração de “Leads”, assim como de informação e suporte a uma comunidade de cidadãos e clientes. Para tirar partido do digital é necessário medir para que possamos tirar conclusões e evoluir na nossa qualidade e resposta ao nosso cliente, assim como aos gestores que regra geral apreciação a informação contextualizada, para que possam decidir de uma forma informada.
Em resumo, a performance no digital é essencial para trabalhar de forma a entrar num processo de melhoria continua que permita maximizar o retorno e diminuir os custos.
Fontes:
(a) http://www.internetsociety.org/sites/default/files/IS_ExSummary_30may.pdf
(b) http://www.statista.com/statistics/264810/number-of-monthly-active-facebook-users-worldwide/