Afinal o que é o Search Experience Optimization (SXO)?

Uma definição simples de Search Experience Optimization (SXO), é que se trata da combinação do Search Engine Optimization (SEO), em Português, otimização para motores de busca ou pesquisa, com a Convertion Rate Optimization (CRO) ou otimização da taxa de conversão de um site ou de uma página especifica de um site.

Mas será apenas isso?

Atualmente, é do conhecimento generalizado, a importância de uma boa politica de SEO, nomeadamente na escolha de palavras-chave (keywords) adequadas e de um conteúdo forte na densidade das mesmas.

Também sabemos que a taxa de conversão de um website, quer seja pela angariação de leads ou mesmo de vendas concretas é um ponto fundamental para qualquer organização com presença online.

Então, a experiência do utilizador quando navega num website, é muito importante para alcançar novos clientes, assim como fidelizar clientes existentes.

Podemos então dizer que o Search Engine Optimization (SEO) são técnicas para os motores de busca e o Search Experience Optimization (SXO), para os utilizadores?

Na minha opinião, sim.

Se uma página de um website, aparece nas primeiras posições de uma página de resultados de um motor de busca (SERP), e depois, ou não existe (erro 404), ou não carrega rapidamente, ou não oferece ao utilizador uma navegação simples e eficaz. Isso é claramente um bom trabalho de SEO e a necessidade de implementação de soluções SXO.

Por estas razões, as duas técnicas complementam-se no desenvolvimento de um site com mais visitas, menos bounce rate (taxa de rejeição) e um aumento da taxa de conversão.

sxo_search_experience_optimization

Uma focalização no cliente e nas suas necessidades de navegação irão certamente fazer a diferença.

Como já li em vários sítios:

Search engines don’t do business with us, people do.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais