Formação - Empatia: ampliar perspetivas e melhorar relacionamentos

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Duração
1 Dia

Referência
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Destinatários

Destinatários

Destinatários

Profissionais que desempenham funções de liderança e gestores de projetos

Pré-requisitos

N/A
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

O processo de estabelecer e consolidar relações pode ser exigente, senão doloroso, especialmente se não se dispuser de competências que ajudem nesse processo, como a empatia.
Esta formação irá explorar contextos profissionais e pessoais onde a empatia é um fator diferenciador para a aceitação dos outros e o estabelecimento de relações interpessoais, especialmente num contexto pós-pandemia, com novas formas de trabalhar e liderar equipas.
Colaboradores e líderes irão descobrir a vantagem da comunicação, escuta e compreensão empática através de estudos de caso práticos.

1- Introdução

2- Liderança Versus Empatia
  • Novas perspetivas de liderança, seus desafios e pilares
3- Comunicação e Relações Empáticas
  • Os pilares da inteligência emocional
  • O que é empatia e a diferença entre os conceitos
  • Os diferentes tipos de comunicação
4- Escuta Empática
  • O que é escuta empática e a importância da comunicação
  • Explorar as barreiras à comunicação empática
  • Identificar o tipo de ouvinte que somos
5- Perspetivas Diferentes
  • Reconhecer a importância das três perspetivas numa situação dada
6- O Triângulo da Empatia
  • Explorar os três componentes da tríade da empatia
7- Promover a Empatia
  • Dicas para promover a empatia no local de trabalho
  • Promover a empatia em seis passos
8- Prática
Objetivos

Objetivos

  • Saber o que significa comunicar com empatia.
  • Compreender a importância desta competência e como pode ser utilizada nas relações entre pares, em equipas e/ou na liderança de projetos.
  • Superar os desafios à empatia
  • Desenvolver uma abordagem empática e hábitos, aplicando dicas práticas em temas relacionados com a empatia.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Esta formação foca-se na aplicação de competências em situações do local de trabalho, combinando os benefícios da formação em grupo com atividades individuais para uma maior eficácia.
  • No final da sessão, os participantes irão elaborar um plano de ação para implementar estratégias que fortaleçam as suas áreas de crescimento e desenvolvam competências-chave.
  • Esta formação é elegível para 7 PDUs na área de Power Skills, para manter a certificação PMP® ou PgMP®.
Empatia: ampliar perspetivas e melhorar relacionamentos