“Change”: um novo modelo de liderança

Desenvolver competências de gestão para um plano estratégico mais ambicioso

 

O CLIENTE

A Navantia é uma empresa espanhola que se dedica à construção naval civil e militar, reparação naval, fabrico de turbinas, motores e sistemas de armamento. Com mais de 300 anos de experiência e mais de 4000 colaboradores, possui representação em Canberra, Adelaide, Sydney, Nova Deli, Istambul, Rio de Janeiro e Bergen.

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE

Com mais de três séculos de história e testemunha de várias transformações, a Navantia assistia a uma importante mudança geracional na sua força de trabalho. Após um desafiante processo de digitalização, combinado com transformações cada vez mais acentuadas no mundo do trabalho, a empresa decidiu desenhar e implementar um novo modelo de gestão e liderança que conduzisse a uma profunda mudança cultural transversal a toda a organização.

A SOLUÇÃO

O projeto de transformação “Change” compreendeu uma série de iniciativas que ajudaram a revitalizar a empresa e a enfrentar os seus principais desafios através da formação – atrair pessoas mais jovens e antecipar a renovação geracional das equipas de gestão, bem como diversificar a oferta e impulsionar a digitalização da empresa de forma a visar novos mercados e garantir a viabilidade do negócio a longo prazo.

A IMPLEMENTAÇÃO

A CEGOS envolveu-se com o projeto da Navantia desde o início – e isso foi fundamental para compreender o contexto e os principais desafios do projeto, a fim de adequar a solução às necessidades apresentadas pelo cliente.

Concebido para promover a responsabilidade e a autonomia individual de todos os colaboradores da Navantia, o percurso de formação garantiu uma ampla adoção e partilha do novo modelo de liderança em todos os níveis da organização. A primeira fase da implantação do projeto centrou-se no top management e em outros gestores e responsáveis da organização; a segunda fase abarcou os restantes colaboradores. Está ainda prevista uma terceira fase que garantirá a plena implementação do projeto.

Caraterizado por ser dinâmico e pragmático, o conteúdo deste projeto vai muito além da teoria – através de uma abordagem blended, permite aos colaboradores experimentarem em primeira mão as competências abarcadas pelo novo modelo de liderança.

OS RESULTADOS

  • Desde o início do projeto, mais de 1.300 delegados já participaram no programa de formação “Leadership Model”;
  • Pela primeira vez na sua história, a Navantia conseguiu implementar um programa transversal de formação na área de gestão e liderança que promoveu a responsabilidade pessoal e a apropriação de objetivos estratégicos entre todos os colaboradores e a todos os níveis da organização;
  • 75% dos colaboradores com funções de gestão e liderança pediram voluntariamente para participar neste programa de formação, o que demonstra que a resistência à mudança foi claramente ultrapassada;
  • O projeto arrecadou o Bronze nos prestigiados Prémios de Excelência do Brandon Hall Group, na categoria “Best Advance in Leadership Development”.

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • A criação de diferentes percursos de formação adaptados às diferentes necessidades de cada público-alco: do top management aos colaboradores na base da organização;
  • A implementação de um plano de comunicação destinado aos colaboradores, para que todos na organização pudessem conhecer, compreender e participar neste modelo de formação;
  • A avaliação: implementação de processos do Centro de Desenvolvimento e do Centro de Avaliação destinados a identificar os resultados e a eficácia do modelo.
 
 

"A CEGOS empenhou-se desde o primeiro momento com este projeto, esforçando-se por compreender o nosso contexto e as necessidades, para depois conceber um programa de aprendizagem e percursos de formação que nos ajudassem a implementar o nosso novo modelo de liderança. Os percursos resultaram ser muito dinâmicos, práticos e ministrados com uma metodologia e estilo diferenciados. Os participantes puderam experienciar e 'viver' verdadeiramente o modelo e as competências nele exploradas".

Lidia Rojas, Talent & Change Management, Navantia

"Assegurámos que todos os níveis de gestão estivessem alinhados com a estratégia da organização e envolvemos todos os principais stakeholders: foi um sucesso partilhado.”

Fernando Ramirez Ruiz, Human Resources Director, Navantia