Formação - O novo paradigma do Siadap com as alterações introduzidas pelo DL n.º 12/2024, de 10 de janeiro
- Á distância
- Essencial
A publicação do Decreto-Lei n.º 12/2024, no passado dia 10 de janeiro, veio introduzir uma profunda reforma no modelo de avaliação do SIADAP. O SIADAP, enquanto instrumento essencial de gestão de recursos humanos na Administração Publica, tem sido alvo de muitas criticas e muitos foram os seus objetivos e princípios que acabaram por não se verificar ou, pelo menos, por não se aplicar em toda a sua abrangência.
Profundamente ligada à definição de competências, desenvolvimento de carreiras, desenvolvimento de competências e do plano de formação e também enquanto elemento essencial de reconhecimento de mérito e de elemento base para a definição da melhor estratégia de gestão de recursos humanos, esta é uma ferramenta essencial que importa conhecer plenamente para nela apoiarmos as melhores decisões para o funcionamento dos órgãos e serviços e para o desenvolvimento da carreira dos trabalhadores.
Destinatários
Para Quem?
- Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos, Assistentes Técnicos, Encarregados Operacionais, Avaliadores e Avaliados.
Pré-requisitos:
- Não aplicável.
Percurso de aprendizagem
Objetivos
No final da formação os formandos serão capazes de:
- Compreender o SIADAP como um sistema integrado no ciclo de gestão das organizações e no ciclo de gestão dos recursos humanos.
- Identificar e compreender as principais mudanças introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 12/2024, de 10 de janeiro.
- Dominar o processo de avaliação de desempenho e as suas etapas principais.
- Reconhecer os direitos e garantias dos avaliados, bem como os deveres associados a esta posição.
- Perceber as responsabilidades e competências atribuídas ao avaliador no contexto do SIADAP.
- Familiarizar-se com as novas menções qualitativas e as percentagens máximas associadas à diferenciação do mérito.
Métodos pedagógicos
- Expositivo;
- Casos práticos.
Pontos fortes
- Cursos de formação com robusta componente prática e exemplos reais
- Conhecimento do regime legal atualizado e da sua relação com outros diplomas que se relacionam com o SIADAP e dinamização de casos de implementação pratica do regime.
Formadora
Filipa Magalhães
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Formadora em acções e oradora em seminários promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados – com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho – UNAVE, CEFA, IGAP entre outras entidades.
Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2016”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017″, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2018” e “Descomplicar o Orçamento de Estado 2019”, da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático” da Vida Económica e co-autora dos livros “Manual de emprego Público”, “Manual do Contrato de Trabalho” e “Manual de Trabalho para o 3.º sector” da Vida Económica.
Co-autora do “Regulamento Comunitário de Protecção de Dados – Manual Prático” da Vida Economica. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa – CAAD – na área de emprego público. Frequentou a 3.ª Edição do Curso “Proteção de Dados – Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da EU e Legislação Nacional. Foi, durante 10 anos, docente na Universidade de Aveiro e atualmente assume a função de docente no Curso de “Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas organizações” que conta com a 5.ª Edição e no MBA “Direção Técnica no Terceiro Setor” da Coimbra Business School.
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- Monitoria por um formador sénior, experiente e certificado;
- Uma aferição à distância, por telefone ou vídeoconferência das suas expectativas com o nosso formador;
- O envio de todos os suportes pedagógicos em formato eletrónico;
- Uma avaliação online dos formandos e da ação de formação.
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