New
 
Fantom Tag

Formação - O novo paradigma do Siadap com as alterações introduzidas pelo DL n.º 12/2024, de 10 de janeiro

  • Á distância
  • Essencial
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
14 horas

Sob consulta

Referência
1411
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A publicação do Decreto-Lei n.º 12/2024, no passado dia 10 de janeiro, veio introduzir uma profunda reforma no modelo de avaliação do SIADAP. O SIADAP, enquanto instrumento essencial de gestão de recursos humanos na Administração Publica, tem sido alvo de muitas criticas e muitos foram os seus objetivos e princípios que acabaram por não se verificar ou, pelo menos, por não se aplicar em toda a sua abrangência.

Profundamente ligada à definição de competências, desenvolvimento de carreiras, desenvolvimento de competências e do plano de formação e também enquanto elemento essencial de reconhecimento de mérito e de elemento base para a definição da melhor estratégia de gestão de recursos humanos, esta é uma ferramenta essencial que importa conhecer plenamente para nela apoiarmos as melhores decisões para o funcionamento dos órgãos e serviços e para o desenvolvimento da carreira dos trabalhadores.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos, Assistentes Técnicos, Encarregados Operacionais, Avaliadores e Avaliados.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (2 dias / 14h00m)

1 - O SIADAP em cascata: definições, princípios e objetivos

2 - O SIADAP nas Autarquias locais: especificidades e adaptação

3 - Os três subsistemas do SIADAP

  • O Subsistema de Avaliação do Desempenho Serviços/Unidades Orgânicas – SIADAP1
  • O Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Dirigentes – SIADAP2
  • O Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores – SIADAP3

4 - A gestão dos Recursos Humanos na Administração Pública e o SIADAP como instrumento de gestão, avaliação, reconhecimento de mérito e desenvolvimento da carreira dos trabalhadores

5 - A importância determinante da avaliação de desempenho para o desenvolvimento da carreira dos trabalhadores

6 - O Decreto-Lei n.º 12/2024, de 10 de janeiro e a revisão do regime

7 - SIADAP 3 – Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores

  • Periodicidade e requisitos funcionais para a avaliação
  • A avaliação curricular: utilização e regras essenciais
  • O Ciclo de Gestão e os objetivos em cascata
  • Intervenientes no Processo e o seu papel
  • Avaliadores e Avaliados
  • Conselho de Coordenação de Avaliação
  • Comissão Paritária
  • Dirigente máximo
  • Parâmetros de Avaliação
  • Objetivos: como definir e como medir
  • As competências e a sua relação com a função e indicadores de medicao
  • Avaliação final
  • Diferenciação de Desempenhos e reconhecimento de excelência
  • A avaliação por competências

8 - Fases do processo de avaliação

  • Planeamento
  • Auto-avaliação e avaliação
  • Reunião do Conselho Coordenador de Avaliação
  • Reunião de avaliação
  • Controlo do cumprimento da contratualização dos parâmetros de avaliação
  • Validações e reconhecimentos
  • Apreciação pela comissão paritária e homologação das avaliações
  • Mecanismos de defesa do avaliado

9 - Porque falha a avaliação?

  • Erros a evitar
  • O que reforçar
  • Casos práticos e simulação do procedimento de avaliação

10 - A avaliação de desempenho e a definição das funções, o reconhecimento do mérito, a correção de estratégias e o desenvolvimento do plano de formação adequado

Objetivos

Objetivos

No final da formação os formandos serão capazes de:

  • Compreender o SIADAP como um sistema integrado no ciclo de gestão das organizações e no ciclo de gestão dos recursos humanos.
  • Identificar e compreender as principais mudanças introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 12/2024, de 10 de janeiro.
  • Dominar o processo de avaliação de desempenho e as suas etapas principais.
  • Reconhecer os direitos e garantias dos avaliados, bem como os deveres associados a esta posição.
  • Perceber as responsabilidades e competências atribuídas ao avaliador no contexto do SIADAP.
  • Familiarizar-se com as novas menções qualitativas e as percentagens máximas associadas à diferenciação do mérito.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Expositivo;
  • Casos práticos.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Cursos de formação com robusta componente prática e exemplos reais
  • Conhecimento do regime legal atualizado e da sua relação com outros diplomas que se relacionam com o SIADAP e dinamização de casos de implementação pratica do regime.
Formadora

Formadora

 

Filipa Magalhães

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Formadora em acções e oradora em seminários promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados – com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho – UNAVE, CEFA, IGAP entre outras entidades.

Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2016”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017″, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2018” e “Descomplicar o Orçamento de Estado 2019”, da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático” da Vida Económica e co-autora dos livros “Manual de emprego Público”, “Manual do Contrato de Trabalho” e “Manual de Trabalho para o 3.º sector” da Vida Económica.

Co-autora do “Regulamento Comunitário de Protecção de Dados – Manual Prático” da Vida Economica. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa – CAAD – na área de emprego público. Frequentou a 3.ª Edição do Curso “Proteção de Dados – Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da EU e Legislação Nacional. Foi, durante 10 anos, docente na Universidade de Aveiro e atualmente assume a função de docente no Curso de “Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas organizações” que conta com a 5.ª Edição e no MBA “Direção Técnica no Terceiro Setor” da Coimbra Business School.

Formação - O novo paradigma do Siadap com as alterações introduzidas pelo DL n.º 12/2024, de 10 de janeiro