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Formação - Protocolo Avançado em Eventos e Cerimónias na Administração Pública

  • Á distância
  • Essencial
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
14 horas

Preço
190,00 €  + IVA

Referência
1383
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Duração
14 horas

Preço
2.980,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 10 pessoas no máximo)

Referência
1383
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O Protocolo é um incontornável instrumento de comunicação, na medida em que rege a interação entre individualidades e instituições, levando em linha de conta, entre outros aspetos, não só a circunstância como o comportamento individual dos interlocutores.

Atuando no sentido de concorrer para a transmissão de uma imagem pessoal e institucional de respeito e profissionalismo, o Protocolo baseia-se em regras legais e em preceitos culturais que não podem ser ignorados.

Nos eventos e nas cerimónias revela-se indispensável em inúmeros aspetos, dos quais se destacam o ato de convidar, o acolhimento de diferentes entidades, a organização de planos de seating, a ordenação de bandeiras, entre outros.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Chefes de Gabinete, Assessores e Adjuntos, profissionais das áreas de Comunicação, Relações Públicas, Protocolo, Assessoria, Secretariado e outras, responsáveis por aplicar a normativa protocolar na organização e gestão de cerimónias e eventos na Administração Pública.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (4 dias / 14h00m)

1 - A importância do Protocolo enquanto ferramenta transmissora da cultura institucional e sua liderança.

2 - A aplicação da normativa protocolar numa instituição da Administração Pública.

3 - Princípios de Protocolo aplicáveis à organização de eventos e cerimónias:

  • Listas de convidados e convites.
  • Normas e critérios para implementação de precedências.
  • Organização de espaços de presidência e de plateia.
  • Ordem e vocativos em discursos/intervenções.
  • Responsabilidades do anfitrião perante convidados nacionais e internacionais.
  • Presentes institucionais e fotografias de grupo.
  • Colocação de bandeiras.

4 - Análise da Lei das Precedências do Protocolo do Estado Português. Respetiva interligação com precedências não-oficiais e de outras instituições. Princípios de gestão de seating em reuniões.

5 - Comportamento e atitude de um profissional de Protocolo no acompanhamento de entidades e no decorrer de um evento.

Objetivos

Objetivos

  • Reconhecer a importância do Protocolo, designadamente no alinhamento entre a comunicação pessoal/institucional e os padrões protocolares adequados ao contexto atual.
  • Aprimorar o comportamento pessoal, enquanto elemento de transmissão direta da cultura institucional.
  • Saber aplicar técnicas de organização e acompanhamento de cerimónias e eventos, que ocorram no âmbito da atividade da instituição, com o objetivo de consolidar a imagem de profissionalismo e credibilidade da instituição e de quem a representa.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Nesta formação são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos, simulações e partilha de experiências entre os participantes), intercaladas com o método expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Compreender os princípios, os preceitos e a normativa protocolar.
  • Entender e aplicar a Lei das Precedências do Protocolo do Estado Português.
  • Adequar as regras protocolares às diferentes situações e contextos.
  • Desenvolver metodologias de organização protocolar em eventos e cerimónias.
Formadora

Formadora

 

Cristina Fernandes

Consultora de Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação, docência e consultoria a eventos em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Possui CAP/CCP e Certificado oficial de E-tutora.

Detém um percurso profissional de 36 anos, 22 dos quais em Grupo Empresarial Nacional. Dedica-se ao Protocolo desde 2006. No Santuário de Fátima, coordenou a Organização Protocolar da Visita do Papa Francisco em maio de 2017. Foi, igualmente, Diretora do Departamento de Hospedagem nesta instituição entre setembro de 2017 e setembro de 2019. Nesse contexto, teve oportunidade de acolher e acompanhar inúmeras delegações de altas entidades da sociedade civil, militar e eclesiástica, de diversas nacionalidades.

É Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem duas Pós-Graduações pelo ISLA | Campus Lisboa (em Assessoria Empresarial, e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos), uma Especialização pela Escola Internacional de Protocolo de Madrid (em Protocolo e Cerimonial), uma licenciatura pela UAL (em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses) e um Bacharelato pela European Secretarial Academy (em Secretariado), além de formação em Protocolo e Imagem, obtida em Espanha, na Bélgica e no Brasil.

Autora do livro “Manual de Protocolo Empresarial”, editado pela Universidade Católica Editora, em outubro de 2014 (1ª edição) e maio de 2016 (2ª edição).

Colabora regularmente com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta.

Datas

  • 190,00 € + IVA
    Inscreva-se
    4, 6, 11 e 13 de junho de 2025, das 9h30 às 13h00
Formação - Protocolo Avançado em Eventos e Cerimónias na Administração Pública