Formação - Protocolo Avançado em Eventos e Cerimónias na Administração Pública
- Á distância
- Essencial
O Protocolo é um incontornável instrumento de comunicação, na medida em que rege a interação entre individualidades e instituições, levando em linha de conta, entre outros aspetos, não só a circunstância como o comportamento individual dos interlocutores.
Atuando no sentido de concorrer para a transmissão de uma imagem pessoal e institucional de respeito e profissionalismo, o Protocolo baseia-se em regras legais e em preceitos culturais que não podem ser ignorados.
Nos eventos e nas cerimónias revela-se indispensável em inúmeros aspetos, dos quais se destacam o ato de convidar, o acolhimento de diferentes entidades, a organização de planos de seating, a ordenação de bandeiras, entre outros.
Destinatários
Para Quem?
- Chefes de Gabinete, Assessores e Adjuntos, profissionais das áreas de Comunicação, Relações Públicas, Protocolo, Assessoria, Secretariado e outras, responsáveis por aplicar a normativa protocolar na organização e gestão de cerimónias e eventos na Administração Pública.
Pré-requisitos:
- Não aplicável.
Percurso de aprendizagem
Objetivos
- Reconhecer a importância do Protocolo, designadamente no alinhamento entre a comunicação pessoal/institucional e os padrões protocolares adequados ao contexto atual.
- Aprimorar o comportamento pessoal, enquanto elemento de transmissão direta da cultura institucional.
- Saber aplicar técnicas de organização e acompanhamento de cerimónias e eventos, que ocorram no âmbito da atividade da instituição, com o objetivo de consolidar a imagem de profissionalismo e credibilidade da instituição e de quem a representa.
Métodos pedagógicos
- Nesta formação são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos, simulações e partilha de experiências entre os participantes), intercaladas com o método expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.
Pontos fortes
- Compreender os princípios, os preceitos e a normativa protocolar.
- Entender e aplicar a Lei das Precedências do Protocolo do Estado Português.
- Adequar as regras protocolares às diferentes situações e contextos.
- Desenvolver metodologias de organização protocolar em eventos e cerimónias.
Formadora
Cristina Fernandes
Consultora de Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação, docência e consultoria a eventos em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Possui CAP/CCP e Certificado oficial de E-tutora.
Detém um percurso profissional de 36 anos, 22 dos quais em Grupo Empresarial Nacional. Dedica-se ao Protocolo desde 2006. No Santuário de Fátima, coordenou a Organização Protocolar da Visita do Papa Francisco em maio de 2017. Foi, igualmente, Diretora do Departamento de Hospedagem nesta instituição entre setembro de 2017 e setembro de 2019. Nesse contexto, teve oportunidade de acolher e acompanhar inúmeras delegações de altas entidades da sociedade civil, militar e eclesiástica, de diversas nacionalidades.
É Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem duas Pós-Graduações pelo ISLA | Campus Lisboa (em Assessoria Empresarial, e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos), uma Especialização pela Escola Internacional de Protocolo de Madrid (em Protocolo e Cerimonial), uma licenciatura pela UAL (em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses) e um Bacharelato pela European Secretarial Academy (em Secretariado), além de formação em Protocolo e Imagem, obtida em Espanha, na Bélgica e no Brasil.
Autora do livro “Manual de Protocolo Empresarial”, editado pela Universidade Católica Editora, em outubro de 2014 (1ª edição) e maio de 2016 (2ª edição).
Colabora regularmente com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta.
Datas
- 190,00 € + IVAInscreva-se4, 6, 11 e 13 de junho de 2025, das 9h30 às 13h00
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