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Formação - Regime Geral da Prevenção da Corrupção

  • Á distância
  • Essencial
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
7 horas

Sob consulta

Referência
1421
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A ética, a conduta e a integridade no serviço público são pilares fundamentais para garantir a confiança dos cidadãos nas instituições públicas e para assegurar a prestação de serviços de excelência. Esta formação visa promover uma compreensão aprofundada dos valores éticos e das normas de conduta que devem orientar as ações dos trabalhadores das organizações públicas, bem como das ferramentas e estratégias necessárias para prevenir e combater práticas inadequadas ou contrárias à integridade.

Ao longo do programa, serão abordados os fundamentos éticos e legais que sustentam a atuação do setor público, explorando as principais referências normativas aplicáveis no contexto português e europeu. Serão também analisadas as práticas que comprometem a ética e a conduta no exercício de funções públicas, incluindo a fraude e a corrupção, e discutidos os fatores que contribuem para estas práticas.

Adicionalmente, a formação destacará a importância de uma gestão pública orientada pela ética, apresentando instrumentos como códigos de ética e conduta, quadros normativos, manuais de boas práticas, e planos de prevenção de riscos de fraude e corrupção. Também serão exploradas ferramentas operacionais, como os canais de denúncias e programas de formação, bem como o papel central do responsável pelo cumprimento normativo.

Este programa formativo pretende, assim, capacitar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos para promover uma cultura organizacional baseada na integridade, na transparência e no respeito pelos princípios éticos que regem a Administração Pública.

 

 

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (2 dias / 7h00m)

1 - A Ética, a Conduta e a Integridade no serviço público

  • A Ética como o conjunto dos valores fundamentais assumidos pelas organizações
  • A Conduta e a Integridade como concretização dos valores da Ética no funcionamento das organizações e consubstanciada na ação dos funcionários e colaboradores dos serviços

2 - Referências normativas

  • Constituição da República Portuguesa
  • Carta Ética da Administração Pública
  • Código de boa conduta administrativa do Provedor de Justiça
  • Princípios do serviço público do Provedor de Justiça Europeu
  • Código de Processo Administrativo
  • Código Penal

3 - Práticas contrárias à Ética e inadequadas à conduta nos serviços públicos

  • Caraterização das práticas contrárias à ação dos serviços (a fraude e a corrupção)
  • Fatores explicativos da corrupção – a oportunidade, o conflito de interesses e o perfil de integridade dos servidores públicos
  • Os crimes contra o Estado praticados no exercício de funções pública

4 - Ética e gestão pública

  • Política integrada de promoção da qualidade do serviço público e da gestão de riscos
  • Código de ética e de conduta
  • Quadros normativos e manuais de boas práticas
  • Plano de prevenção de riscos de fraude e corrupção
  • Canal de denúncias
  • Programa formativo
  • Responsável pelo cumprimento normativo
Objetivos

Objetivos

  • Identificar as situações em que surgem conflitos de interesses e compreender a importância de os prevenir.
  • Reconhecer as principais categorias de crimes associados a conflitos de interesses, como a fraude e a corrupção.
  • Familiarizar-se com os principais elementos do quadro legislativo que promovem a ética e a integridade nas organizações.
  • Compreender os instrumentos do Regime Geral de Prevenção da Corrupção, os seus objetivos e forma de aplicação, incluindo o código de ética, o plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas, o canal de denúncias, os programas de formação em integridade e o papel do responsável pelo cumprimento normativo.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Método expositivo
  • Brainstorming
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Formação com forte componente prática
Formador

Formador

 

António Maia

Formador do INA para as áreas da Ética e da Prevenção de Riscos de Corrupção nas organizações.
Doutorado em Administração Pública.
Professor Convidado do ISCSP / Universidade de Lisboa para as cadeiras de Ética e Deontologia nos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Administração Pública
Consultor Coordenador no MENAC.

Formação - Regime Geral da Prevenção da Corrupção