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Formação - A gestão da Supply Chain

Uma abordagem end-to-end: da estratégia à operação, dos sistemas de informação à gestão de risco, dos fornecedores aos clientes

  • Presencial
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
900,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
810,00 € + IVA

Referência
377
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
2.900,00€ + IVA
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Referência
377
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Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Qual a semelhança entre empresas como a Tesla, Zara ou Amazon? Todas estas empresas adotaram estratégias de supply chain ágeis e inovadoras, que lhes têm dado vantagens competitivas altamente diferenciadoras da concorrência. 

Uma eficiente gestão da supply chain, que integre de forma coordenada todos os elementos, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final ao cliente, passando pelos processos de produção, logística e distribuição, permite alcançar prazos de entrega mais curtos, custos reduzidos e uma resposta mais ágil face à procura do mercado, mas não só! Os anos recentes têm provado que a otimização das redes logísticas, mais do que promover a eficiência de custos, tem permitido criar modelos de negócio com inquestionável sucesso. 

O curso A gestão da Supply Chain permite-lhe adquirir competências críticas para transformar o modelo operacional e logístico da sua organização para níveis competitivos superiores colocando-a na liderança de serviço a cliente e custo do seu setor. 

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Responsáveis de operações e de supply chain – planeamento, logística, compras, produção, gestão de stocks, armazéns e transportes.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação presencial  (2 dias / 14 horas)

A estratégia de supply chain e as operações logísticas

Compreender a importância da Supply Chain

  • Evolução do conceito de supply chain e logística.
  • Funções chave da supply chain e o seu papel na empresa.
  • Importância da gestão eficaz da supply chain.
  • Processos da supply chain e as suas interdependências.

Selecionar uma estratégia de supply chain e identificar os diferentes fatores que a influenciam

  • Diferentes estratégias de supply chain (lean, agile, responsive, …).
  • Fatores que influenciam a seleção da estratégia de supply chain.
  • Alinhamento da estratégia de supply chain com os objetivos de negócio.
  • Distintas estratégias de produção.

Planear a supply chain e prever a procura

  • Importância da precisão do planeamento.
  • Métodos e técnicas de previsão.
  • Abordagens de planeamento colaborativo.
  • Processos de planeamento: do S&OP ao MRP.

Gerir o stock para melhorar o serviço e diminuir os custos

  • O papel do stock na supply chain.
  • Tipos de inventário e sua gestão.
  • Técnicas de otimização de stock (modelos determinísticos, estocásticos, JIT,…).

Organizar uma logística eficiente e eficaz

  • Importância da logística na empresa.
  • Seleção de meios de transporte eficientes.
  • Funções e layout do armazém.
  • Entrega ao cliente e estratégias de distribuição.

 

A visão abrangente e holística do supply chain

Colaborar com os fornecedores

  • Importância da relação com os fornecedores.
  • Seleção e avaliação de fornecedores.
  • Parcerias colaborativas e gestão de desempenho do fornecedor.

Quantificar e gerir os custos da supply chain

  • Componentes de custos na supply chain.
  • Estratégias de gestão e otimização de custos (externalização, postponement, …).

Potenciar os sistemas de informação e integração na supply chain

  • Papel da tecnologia na gestão da supply chain.
  • Visibilidade e rastreabilidade na supply chain.
  • Introdução aos softwares de suporte à gestão da supply chain (ERP, WMS, …).

Conhecer e gerir o risco na supply chain

  • Identificação e avaliação dos riscos na supply chain.
  • Estratégias de mitigação de riscos e planos de contingência.
  • Plano de continuidade de negócios.

Medir o desempenho da supply chain

  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs) na gestão da supply chain.
  • Melhoria contínua e benchmarking.

Questionário digital - Identificação dos desenvolvimentos realizados 

  • Aferição dos conhecimentos adquiridos e identificação das dificuldades de implementação das aprendizagens em contexto de trabalho. 

Esclarecimento de dúvidas ou questões relacionadas com as temáticas abordadas para facilitar a transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho, reforçando os temas identificados no questionário digital. 

  • Simulação de caso(s) prático(s) visando a revisão e consolidação das aprendizagens. 
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de: 

  • Definir uma estratégia logística inovadora e de sucesso para a sua organização ou serviço logístico; 
  • Optimizar os stocks e melhorar o serviço através de melhores práticas de planeamento e gestão da supply chain; 
  • Reorganizar os macro fluxos, físicos e de informação, da empresa e ao longo da cadeia, do fornecedor ao consumidor final; 
  • Escolher e introduzir uma política de distribuição adaptada às necessidades do cliente; 
  • Colaborar com os fornecedores e os clientes para reduzir os riscos logísticos; 
  • Gerir com eficiência e eficácia as operações logísticas através de indicadores de gestão pertinentes e melhorar o seu desempenho continuamente. 
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Percurso de aprendizagem com design pedagógico próprio, centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, onde são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e trocas de opiniões e experiências entre os participantes), intercaladas com o processo de formação expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar. 

Os diferentes exercícios práticos lançados aos participantes, permitem antecipar as barreiras, oportunidades e consequências da mudança, bem como apoiá-los no processo de consolidação de conhecimentos, implementação e sobretudo, apoiar e estimular os processos de mudança desencadeados na sequência da formação. 

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Estudo de casos de empresas que chegaram à posição de liderança do seu setor através do redesenho dos seus modelos logísticos. 
  • Visão global de todos os processos logísticos e a necessidade e vantagens da sua integração. 
Pontos Fortes

Pontos Fortes

  • Estudo de casos de empresas que chegaram à posição de liderança do seu setor através do redesenho dos seus modelos logísticos.
  • Visão global de todos os processos logísticos e a necessidade e vantagens da sua integração.

Datas

  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    11 a 12 de fevereiro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    7 a 8 de abril, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    1 a 2 de julho, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    29 a 30 de setembro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)