New
 
Fantom Tag

Formação - Planeamento e gestão da procura

Prever melhor a procura e planear com assertividade e eficiência, impulsionando o nível de serviço

  • Presencial
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
900,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
810,00 € + IVA

Referência
1362
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
2.900,00€ + IVA
Intra empresa -Conheça os detalhes

Referência
1362
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

É certo que não há magia para adivinhar o futuro, mas há ferramentas para prever com precisão a procura dos clientes e do mercado. A questão é saber escolher o método de forecast adequado, lidar com o erro e melhorar na iteração seguinte de forma a realizar um planeamento da procura cada vez mais preciso e ágil.

Porém, se planear é uma arte, é também o engenho de balancear e otimizar a procura e as necessidades com os recursos e as restrições que permite melhorar a eficiência operacional de qualquer organização. Prever com precisão a procura, e conhecer as estratégias e boas práticas para otimizar os recursos da organização, melhorando as operações e o serviço ao cliente é o objetivo central deste percurso formativo, de forma a garantir que os nossos produtos ou serviços estão disponíveis quando e onde são necessários.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Responsáveis e equipas de planeamento de operações, materiais, transportes e recursos. Gestores de mercado, demand managers, responsáveis de operações e produção. Profissionais de Tecnologias de Informação, consultores e todos que trabalham em estratégia empresarial.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação presencial  (2 dias / 14 horas) 

Alinhar os fundamentos do planeamento e gestão da procura 

  • O alinhamento da estratégia com o planeamento nas operações empresariais. 
  • A gestão da procura. 
  • Definir as bases para um forecast apropriado. 
  • Objetivos e benefícios do planeamento eficaz da procura. 

 

Estruturar o processo de forecast da procura 

  • Lidar com o erro é parte do processo. 
  • Níveis de agregação e horizonte de forecast. 
  • Recolha e tratamento de dados para o forecast. 
  • Seleção dos métodos de previsão adequados. 
  • O forecast como input para outros processos. 

 

Conhecer as caraterísticas dos métodos de forecast da procura 

  • Métodos quantitativos de previsão. 
  • Métodos qualitativos de previsão. 
  • Combinação de métodos. 
  • Previsão utilizando técnicas de machine learning. 

 

Gerir a procura de forma proativa 

  • Causas de variações na procura. 
  • Estratégias para lidar com a procura volátil. 
  • Previsão colaborativa e alinhamento interdepartamental e interempresas. 
  • Melhoria contínua no forecast da procura. 

 

Implementar o processo de Sales and Operations Planning (S&OP) 

  • Conceitos fundamentais do S&OP. 
  • Papel do S&OP na tomada de decisões alinhadas. 
  • Boas práticas do S&OP até ao Plano Diretor de Produção (PDP). 

 

Planear os materiais com o MRP 

  • Entendimento dos conceitos do MRP. 
  • Cálculo de necessidades de materiais. 
  • Vantagens e desafios do MRP. 

 

Planear a capacidade e os recursos 

  • Avaliação da capacidade produtiva. 
  • Considerações de capacidade no planeamento. 
  • Balanceamento de recursos e restrições. 

 

Otimizar o planeamento da procura e a capacidade 

  • Alinhamento da procura, capacidade e recursos. 
  • Compromisso e responsabilidades entres as diversas áreas da empresa. 
  • Utilização de ferramentas de otimização. 
  • Análise de casos reais com S&OP, MRP e planeamento de capacidade. 

 

Identificação dos desenvolvimentos realizados – questionário digital 

  • Aferição dos conhecimentos adquiridos e identificação das dificuldades de implementação das aprendizagens em contexto de trabalho. 

 

Esclarecimento de dúvidas ou questões relacionadas com as temáticas abordadas para facilitar a transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho, reforçando os temas identificados no questionário digital. 

  • Simulação de caso(s) prático(s) visando a revisão e consolidação das aprendizagens. 
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • Compreender os fundamentos do planeamento e da gestão da procura;
  • Implementar e melhorar o processo de forecast e previsão da procura;
  • Explicar a variabilidade da procura e adequar o planeamento;
  • Dominar o processo de S&OP e o planeamento diretor da produção;
  • Planear materiais e recursos de forma mais holística e integrada;
  • Contribuir para o desenvolvimento de estratégias empresariais inovadoras e diferenciadoras.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Percurso de aprendizagem híbrido, com design pedagógico próprio para integrar todos os participantes, independentemente da modalidade escolhida (presencial ou à distância).

Centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, neste percurso de aprendizagem são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e trocas de opiniões e experiências entre os participantes), intercaladas com o processo de formação expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.

Os diferentes exercícios práticos lançados aos participantes, permitem antecipar as barreiras, oportunidades e consequências da mudança, bem como apoiá-los no processo de implementação. A classe virtual após as sessões híbridas visa não só a consolidação de conhecimentos, mas, sobretudo, apoiar e estimular os processos de mudança desencadeados na sequência do percurso de aprendizagem.

Pontos fortes

Pontos fortes

O curso abrange uma ampla gama de tópicos essenciais em planeamento e gestão da procura, o que proporciona aos participantes uma visão completa deste processo, incluindo exercícios práticos e estudos de caso que permitem enquadrar e aplicar os conceitos aprendidos em situações do mundo real, ajudando a consolidar o conhecimento e a preparar os participantes para enfrentar desafios reais nas suas empresas.

Apresentação de ferramentas tecnológicas utilizadas para estes processos, assim como a descrição das tendências, permitirá aos participantes obter uma visão moderna e avançada da aplicação e melhoria dos processos de planeamento e gestão da procura.

Datas

  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    10 a 11 de março, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    26 a 27 de junho, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    24 a 25 de setembro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    15 a 16 de dezembro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
Formação - Planeamento e gestão da procura