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Formação - Seleção e avaliação de fornecedores

A importância da avaliação técnica, organizacional, económico-financeira e de risco de fornecedores

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Performance
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
900,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
810,00 € + IVA

Referência
287
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
2.900,00€ + IVA
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Referência
287
Solução adaptada às suas necessidades
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Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, neste percurso de aprendizagem são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e trocas de opiniões e experiências entre os participantes), intercaladas com o processo de formação expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.  

Os diferentes exercícios práticos lançados aos participantes, permitem antecipar as barreiras, oportunidades e consequências da mudança, bem como apoiá-los no processo de implementação.

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Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Responsáveis por áreas de compras, compradores, qualidade, operações, responsáveis pela gestão, qualificação e avaliação de fornecedores, auditores internos e gestores de projetos.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão híbrida (2 dias / 14 horas)

Qualificar e selecionar fornecedores 

  • Compreender a importância da seleção e avaliação de fornecedores 
    • Visão geral e principais conceitos. 
    • Os fornecedores na cadeia de valor e a sua importância para o sucesso. 
    • Metas e objetivos organizacionais que influenciam a seleção de fornecedores. 
    • Manual de aprovisionamento – uma ferramenta estruturante. 
  • Classificar e qualificar fornecedores 
    • Tipos de mercados de compra. 
    • Identificação e pré-qualificação de fornecedores. 
    • Técnicas de qualificação de fornecedores. 
    • Modelos de segmentação de fornecedores (ABC, Kraljic, …). 
  • Selecionar fornecedores 
    • Referências e boas práticas no processo de seleção de fornecedores. 
    • Modelo de 10 Cs de Carter. 

Avaliar e gerir a relação com os fornecedores 

  • Avaliar fornecedores 
    • Referências e boas práticas no processo de avaliação de fornecedores. 
    • Modelos de avaliação de fornecedores. 
  • Conhecer modelos de relacionamento com fornecedores 
    • A importância da comunicação e de relacionamentos estratégicos. 
    • Gestão de conflitos e resolução de disputas. 
    • Desafios do contexto global – das diferenças culturais às regulações internacionais. 
  • Utilizar tecnologias na seleção e avaliação de fornecedores 
    • Software e ferramentas para agilizar os processos (portais, leilões, …). 
    • SRM (Supplier Relationship Management). 
    • Benefícios e desafios da adoção de soluções tecnológicas. 
  • Conhecer indicadores e métricas 
    • Indicadores-chave de desempenho (KPIs) na relação com fornecedores. 
    • Melhoria contínua e benchmarking. 

Identificação dos desenvolvimentos realizados – questionário digital

Aferição dos conhecimentos adquiridos e identificação das dificuldades de implementação das aprendizagens em contexto de trabalho. 

Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a: 

  • Aplicar boas práticas e modelos de seleção de fornecedores adequados à estratégia da sua organização; 
  • Integrar os fatores técnicos, organizacionais e económico-financeiros da seleção dos fornecedores, para poder implementar a política de compras com o maior sucesso e ganhos financeiros para a organização; 
  • Mitigar o risco de fornecimento à sua organização mantendo a qualidade necessária das fontes de aprovisionamento; 
  • Implementar procedimentos de avaliação e práticas de relacionamento que promovem a gestão e a confiança nos fornecedores. 
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Percurso de aprendizagem híbrido, com design pedagógico próprio para integrar todos os participantes, independentemente da modalidade escolhida (presencial ou à distância). 

Centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, neste percurso de aprendizagem são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e trocas de opiniões e experiências entre os participantes), intercaladas com o processo de formação expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar. 

Os diferentes exercícios práticos lançados aos participantes, permitem antecipar as barreiras, oportunidades e consequências da mudança, bem como apoiá-los no processo de implementação. A classe virtual após as sessões híbridas visa não só a consolidação de conhecimentos, mas, sobretudo, apoiar e estimular os processos de mudança desencadeados na sequência do percurso de aprendizagem. 

Pontos fortes

Pontos fortes

Abordagem que agrega todas as dimensões da qualificação à seleção, potenciando escolhas com menor risco de fornecimento. 

Capacitação para a avaliação e gestão de fornecedores de forma a permitir alcançar os objetivos estratégicos da organização. 

Apresentação de modelos, boas práticas e ferramentas essenciais para iniciar e desenvolver relações com valor e duradouras com os fornecedores.  

Datas

  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    27 a 28 de janeiro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    3 a 4 de abril, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    14 a 15 de julho, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    16 a 17 de outubro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
Formação - Seleção e avaliação de fornecedores