Fantom Tag

Formação - Cobranças difíceis e recuperação de incobráveis

Saber recuperar dívidas e atrasos de pagamento e conhecer os impactos dos acordos estabelecidos

  • Presencial
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
3 dias (21 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.150,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
1.035,00 € + IVA

Referência
208
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
3 dias (21 horas)

Preço
4.150,00€ + IVA
Intra empresa -Conheça os detalhes

Referência
208
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Na atividade económica atual o crédito é um elemento natural e a recuperação de Crédito Vencido continua a ser uma atividade fundamental para melhorar o cash-flow das empresas e diminuir o risco associado ao crédito. De facto, a resolução extrajudicial das situações de incumprimento não só é economicamente mais interessante face à maioria das situações de dívida como permite, em muitas circunstâncias, salvaguardar a relação comercial com os clientes, assegurando a sua fidelização.

Contudo, ao conceder crédito, as empresas assumem riscos financeiros e económicos, originando também uma necessidade de financiamento para cobertura de diferenças entre prazos de recebimento e de pagamentos operacionais.

Este curso permite aos participantes:

  • desenvolver as suas competências negociais no contexto específico de uma situação de incumprimento, de forma a serem capazes de obter acordos sustentáveis para a empresa e para o cliente, salvaguardando, simultaneamente, a relação comercial com o cliente e a sua fidelização a longo prazo.
  • conhecer as implicações que resultam do crédito concedido e os produtos financeiros existentes para uma adequada cobertura de eventuais défices daí resultantes, bem como os direitos legais que estão previstos na legislação nacional.
Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Responsáveis administrativos e financeiros, profissionais do controlo de crédito a clientes, comerciais e gestores de unidades de negócio, bem como profissionais que desenvolvam a atividade de recuperação extrajudicial de créditos vencidos (presencialmente ou por telefone).

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Presencial  (3 dias / 21 horas) 

Reconhecer a importância da atividade de recuperação de crédito no seio da Organização 

  • O contacto de Recuperação Extrajudicial de Crédito como um Incidente Crítico. 
  • As partes envolvidas na Regularização Extrajudicial de Situações de Incumprimento e os comportamentos chave a adotar. 

 

Conduzir um contacto de recuperação extrajudicial de crédito vencido 

  • Os três momentos de um contacto de recuperação de crédito. 
  • A importância da preparação do contacto: 
  • saber definir o que está em jogo: assuntos negociais, objetivos e limites mínimos para a negociação; 
  • definir a abordagem: saber criar pressão em função do histórico e do perfil do cliente bem como dos objetivos da empresa. 

Criar condições favoráveis ao estabelecimento do acordo 

  • Como enquadrar o cliente acerca do motivo do contacto e da sua situação dívida. 
  • Como conhecer a atual situação financeira do cliente ultrapassando as suas resistências na partilha de informação: 
  • as perguntas a colocar; 
  • as estratégias a adotar. 
  • Como persuadir o cliente a proceder ao pagamento do total do montante em atraso, sem recorrer a qualquer negociação: 
  • as Ferramentas-Chave para persuadir o interlocutor; 
  • as perguntas e a reformulação enquanto instrumentos de persuasão; 
  • as características da argumentação e a escolha dos argumentos face à situação do cliente: duche quente versus duche frio; 
  • as objeções do cliente: como antecipar e resolver. 

Estabelecer um acordo credível e sustentável com o cliente 

  • Reunir as melhores condições para iniciar a negociação. 
  • Conduzir o contacto em função dos objetivos estabelecidos e da situação financeira do cliente: 
  • reforçar o objetivo do contacto; 
  • usar a argumentação para apoiar as propostas e contrapropostas; 
  • para cada concessão uma contrapartida: saber definir, apresentar e controlar a troca de concessões mediante contrapartidas; 
  • controlar o desenrolar e o fecho da negociação. 
  • O que fazer quando o cliente não quer cooperar? 

 

Terminar a interação salvaguardando o cumprimento do acordo estabelecido 

  • Reformular os termos do acordo e implicar o cliente na sua concretização. 
  • Assegurar o pagamento regular dos créditos vencidos e a continuidade da relação comercial. 

 

Reagir às especificidades dos clientes e das situações 

  • Lidar eficazmente com os diferentes perfis do Cliente devedor: 
  • o devedor que apresenta expedita e imediatamente uma solução; 
  • o devedor que “se rende” aos argumentos do recuperador. 
  • O caso específico da rutura de acordo: 
  • como enquadrar a situação e conduzir o contacto. 

Os aspetos económicos e financeiros relacionados com as contas a receber 

  • Conhecer o impacto dos atrasos na cobrança. 
  • Estabelecer as diferenças entre uma operação económica e uma operação financeira. 
  • Identificar os ciclos financeiros. 
  • Calcular os prazos médios de recebimento, pagamento e armazenagem. 
  • Avaliar o efeito multiplicador das contas a receber. 
  • Determinar os custos (financeiros) do alargamento dos prazos de recebimento. 

 

Conhecer o impacto da não cobrança 

  • Avaliar o volume de vendas adicionais, para cobrir incobráveis. 

 

Os aspetos legais relacionados com as contas a receber 

  • Avaliar os atrasos de pagamento. 
  • Analisar a regulamentação dos atrasos: O direito a juros moratórios. 
  • Fazer o cálculo dos juros de mora; Taxas de juro, contagem do tempo, fórmula de cálculo. 
  • Analisar um caso prático. 

 

Dominar os modos de pagamento, formas de financiamento e cobertura do risco 

  • O cheque: a Lei Uniforme, o cheque sem “cobertura” e o prazo de apresentação, a disponibilidade dos fundos. 
  • As transferências bancárias e débitos diretos: características, vantagens e desvantagens. 
  • As contas caucionadas e as contas a descoberto: âmbito da sua utilização, cuidados a ter na sua utilização. 
  • O factoring e o confirming: como e quando utilizar, os prós e os contras destas ferramentas financeiras. 
  • O seguro de créditos e as garantias bancárias: 
  • O que são? Quando utilizar? 
  • Vantagens? Desvantagens? 
  • O crédito documentário: 
  • O que é? 
  • Como funciona? 
  • Quando utilizar? 
Objetivos

Objetivos

No final do percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • distinguir os comportamentos que potenciam a satisfação e fidelização do cliente;
  • comunicar eficazmente com o cliente;
  • preparar um contacto de recuperação de crédito em função do cliente;
  • conduzir um contacto de recuperação de crédito recorrendo à persuasão e à negociação como forma de salvaguardar a margem e a rendibilidade da empresa;
  • lidar com as especificidades dos diferentes tipos de clientes e das situações de rutura;
  • compreender os efeitos económicos e financeiros da concessão de crédito e da eventualidade de não cobrança;
  • dominar os aspetos legais e saber calcular os juros devidos pelos atrasos no pagamento;
  • conhecer os diversos instrumentos existentes para a cobertura de eventuais défices de tesouraria derivados do crédito concedido e os instrumentos de cobertura do risco.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Centrado na partilha de experiências, este percurso alterna os contributos teóricos e as reflexões entre o grupo de participantes:

  • exposições pelo formador, complementadas com exercícios, trocas de experiências e reflexões com o grupo de participantes;
  • exercícios de simulação para treino das técnicas abordadas.
Pontos fortes

Pontos fortes

Uma abordagem prática e atual que visa incrementar o número de acordos extrajudiciais no âmbito da atividade de recuperação de crédito.

Através deste curso vai ainda:

  • Saber calcular os efeitos financeiros da concessão de crédito e eventual não cobrança;
  • Conhecer os instrumentos disponíveis para cobertura de risco de crédito e eventuais défices de tesouraria.

Datas

  • 1.150,00 € + IVA
    Inscreva-se
    10 a 12 de março, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.150,00 € + IVA
    Inscreva-se
    25 a 27 de junho, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.150,00 € + IVA
    Inscreva-se
    1 a 3 de outubro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.150,00 € + IVA
    Inscreva-se
    17 a 19 de dezembro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
Formação - Cobranças difíceis e recuperação de incobráveis