Novas competências para um mercado de trabalho mais digital

Catarina Correia, Head of Marketing & Communication na CEGOC, partilha na revista Líder um artigo de opinião no qual sublinha que é hoje exigido a todos os profissionais um leque mínimo de competências digitais essenciais para operar com fluidez em ambiente digital e remoto.
Esta tendência foi fortemente acelerada pela pandemia, que além de alertar para a importância do desenvolvimento de competências digitais, revelou uma necessidade crítica do desenvolvimento e reforço de competências sociais, emocionais e comportamentais (soft skills) que nenhuma tecnologia consegue (para já) substituir.
O estudo internacional “Transformation, Skills & Learning”, apresentado recentemente pela CEGOC, mostra precisamente a transformação digital é cada vez mais rápida, o desenvolvimento de competências cada vez mais estratégico, a necessidade de consolidar competências sociais e digitais aumenta e, para encarar este novo cenário, os colaboradores estão cada vez mais envolvidos na sua formação.
Saiba como a pandemia serviu de alavanca repentina e inesperada para encorajar a nossa vontade coletiva de aprender e desenvolver as competências necessárias para nos prepararmos para o futuro e para um “novo mundo”.