Transformation Skills & Learning

 

CEGOC revela as principais tendências do futuro da aprendizagem

A CEGOC, que integra o grupo CEGOS, apresentou os principais resultados do estudo internacional “Transformation Skills & Learning”, que teve como principal objetivo analisar e compreender o momento absolutamente desconcertante provocado pelo surto pandémico surgido em 2020 e o impacto que este terá no futuro próximo de todos os profissionais, organizações e prestadores de serviços do setor da formação e desenvolvimento profissional.

Se durante muito tempo verificámos um desenvolvimento acelerado (mas constante) a nível da disrupção tecnológica e das transformações no mercado de trabalho e nas práticas de desenvolvimento do talento, quase sempre pautado pela emergência de novas (mas esperadas) tendências, abordagens e necessidades, hoje o cenário de rutura entre as práticas formativas passadas e de futuro é mais evidente do que nunca. Descubra porquê.

Veja o vídeo com as principais conclusões do estudo

Para este estudo internacional, foram entrevistados 1.783 colaboradores e 254 Responsáveis de RH/Responsáveis de L&D, todos a exercer funções em organizações europeias do setor privado constituídas por um mínimo de 50 ou mais colaboradores. A pesquisa deste ano revelou uma aceleração acentuada de quatro tendências fundamentais ilustradas com testemunhos de Learning Leaders de organizações altamente reconhecidas em diferentes setores. São elas:

  • O desenvolvimento de competências está a tornar-se cada vez mais estratégico
    O desenvolvimento de competências é a primeira alavanca ativada por 75% dos departamentos de RH para lidar com o impacto das transformações tecnológicas.
  • A transformação digital na formação está a acelerar
    81% dos Responsáveis de RH consideram que será dada maior ênfase à formação online à distância depois da pandemia.
  • A necessidade de consolidar competências sociais e digitais está a aumentar
    É o que afirmam os Responsáveis de RH: que as Soft Skills, competências sociais, comportamentais e humanas (34%) e as competências digitais (35%) precisam ser rapidamente reforçadas.
  • Os colaboradores estão cada vez mais envolvidos na sua formação
    90% dos colaboradores europeus estão dispostos a aceder a percursos de aprendizagem por conta própria para responderem eficazmente às mudanças nas suas profissões e no mercado de trabalho.
 

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