Coaching de Equipas e Coaching de Grupo: as diferenças
Coaching de equipa
Em coaching de equipa, a EQUIPA é considerada um indivíduo e trabalhada como tal. Não se trabalha cada indivíduo (ainda que, por vezes, seja necessário fazê-lo em paralelo), mas sim com a soma das individualidades que compõem uma entidade distinta.
A equipa, enquanto entidade, cria a sua própria história, as suas próprias regras implícitas e explícitas, as suas próprias crenças que aceleram ou limitam o seu desenvolvimento e os seus hábitos de comunicação.
Conceitos-chave:
- Enquanto coaches, não precisamos de ser especialistas no conteúdo; somos especialistas nas estruturas que ajudam as pessoas a alcançar a sua grandeza
- Extremamente útil para equipas recém-formadas, com uma nova liderança ou a readaptar-se depois de um ajustamento e ajuda a acelerar a performance da equipa
- Enquanto coaches, desempenhamos múltiplos papéis de apoio e realizamos coach ao líder da equipa, mantendo o processo de coaching para a equipa, garantindo que todos os membros são responsabilizados pelas suas ações e assegurando a participação de todos os membros.
Coaching de grupo
Em coaching de grupo, as pessoas podem ter interesses comuns, mas não têm o mesmo objetivo em mente. Por exemplo, um grupo de pessoas pode estar junto para um coaching de liderança, mas cada indivíduo tem os seus próprios objetivos finais aos quais pretendem aplicar as suas novas competências.
Conceito-chave:
- É uma ferramenta útil para acompanhar qualquer tipo de coaching porque pode ajudar a reter a aprendizagem e a aplicar o que se aprendeu.
- Uma forma rentável e eficiente de alcançar um vasto número de profissionais ao mesmo tempo
- As sessões de coaching focam-se na definição de objetivos, responsabilidade e ação.
Saiba mais sobre a oferta da CEGOC na área do Coaching.