Mitos sobre o coaching

Consultores Cegoc

    O coaching é usado por um número cada vez maior de organizações, com o objetivo de desenvolver aptidões que uma equipa requere no cumprimento de objetivos estratégicos.

    Contudo, por vezes, o coaching é praticado de maneira indevida, produzindo um resultado oposto ao desejado. Tal ocorre devido à falta de informação acerca do que é e como se coloca o coaching em prática, já que existem inúmeros mitos associados à metodologia.

     

     

    Um dos principais mitos é acreditar que “o coaching pode ser feito por qualquer um”.

    Na verdade, um bom coach deve ser credenciado e possuir, no seu currículo, um cargo sénior, de supervisão ou chefia.

    Para fazer coaching, é necessário um conjunto de competências que nem todos possuem ou estão dispostos a desenvolver. De facto, um dos primeiros passos será garantir que tem competências comprovadas na área do coaching. Para o efeito, consulte os cursos certificados de Coaching Executivo, disponibilizados pela Cegoc.

     

    Um outro mito em torno deste tema é afirmar que “o coaching serve para levar as pessoas a fazer aquilo que queremos, sem que elas se apercebam”.

    A isto chamamos de manipulação e, quando o coaching é praticado dessa forma, trata-se de uma prática de liderança inadequada.

     

    “Coachingé algo que demora muito tempo” é outro dos mitos mais comuns.

    Um dos principais benefícios do coaching prende-se com o facto de ser uma metodologia com resultados a longo-prazo.

    Um bom coach integra as suas capacidades de coaching em qualquer conversa, sob a forma de ensinamento. Isto é, cria recursos e aptidões noutras pessoas, permitindo que elas, no futuro, sejam capazes de ultrapassar obstáculos que hoje não conseguem. Visto desta forma, o coaching é extremamente eficiente, e está associado a um ótimo índice tempo/benefício.

     

    Um outro mito está relacionado com os objetivos do coaching, já que muitos acreditam que “a missão do coaching é ajudar as pessoas a gerir as suas fraquezas”.

    Todos temos pontos fracos, incluindo o colaborador mais produtivo de uma organização. O foco do coaching deve ser evidenciar, não os pontos fracos, mas sim os pontos fortes de cada membro de uma equipa, e da equipa no seu todo.

     

    “O coaching é algo que se faz a alguém”, é outro dos mitos que aqui referimos.

    Fazer algo a outros, implica uma posição hierárquica ou um favor. Por outro lado, o coaching associa-se a uma troca de pensamentos e ideias, de igual para igual.

    O coaching é potencializado quando ambas as partes contribuem com respetivos pensamentos, ideias e opiniões para determinada conversa.

     

    Outro mito comum, é referir que “o coaching se trata de uma técnica ou ferramenta”. Na realidade, o coaching é aquilo que nós quisermos que seja.

    Quando o coaching se encontra intrínseco nas capacidades de liderança de alguém, torna-se num estilo de vida. Não é uma ferramenta, mas sim um modo natural de agir no dia-a-dia.

     


     

    Todos estes mitos constituem uma barreira à prática de coaching. Informe-se sobre a realidade e os benefícios desta metodologia, capaz de contribuir positivamente para a sua vida pessoal e profissional.

    Escrito por

    Consultores Cegoc

    A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
    Saiba mais
    newsletter image

    Receba as nossas newsletters

    Fique a par de todas as novidades que temos para si!

    Subscreva aqui!