O último ano representou um salto de gigante na evolução da aprendizagem e dos formatos digitais possíveis, tornando evidente o investimento que tem vindo a ser feito em recursos tecnológicos capazes de despertar nos participantes uma genuína vontade de aprender através de um ecrã e nas “novas salas de formação” trazidas pela pandemia – as várias divisões das nossas casas. 

 

 

Dos Módulos de e-Learning interativos, aos vídeos "do-it-yourself", passando pelos webinares, classes virtuais e cenários de Realidade Virtual. A forte aposta tecnológica passou a ser um pré-requisito para qualquer percurso de aprendizagem à distância e as entidades que se dedicam à formação estão hoje muito mais perto de se transformarem em verdadeiros estúdios de produção audiovisual. No entanto, a aprendizagem precisa de ser, acima de tudo, uma experiência humana. Conheça 5 tendências que parecem estar a acelerar o cumprimento desta missão: 

 

1 - Boom da Realidade Virtual  

O confinamento e a proibição das deslocações provocaram um aumento da incorporação de novos elementos virtuais nos percursos de aprendizagem. Isto abre caminho a novos e ambiciosos formatos de aprendizagem mais imersivos e com poderoso conteúdo emocional para proporcionar aos participantes uma Learner Experience verdadeiramente marcante. 

 

2 - Percursos de aprendizagem mais inclusivos  

O sucesso coletivo só é possível quando todas as vozes são ouvidas, todas as perspetivas são compreendidas e todas as pessoas são respeitadas. É por isso que as organizações vão cada vez mais fomentar a inclusão das suas equipas e dotar os seus colaboradores de novas competências emocionais e empáticas. 

 

3 - Novas abordagens learn-by-doing 

As velhas e ineficazes abordagens teach-by-telling há muito que começaram a ser substituídas por novas abordagens learn-by-doing, que ajudam os formandos a enfrentarem desafios reais do seu próprio contexto de trabalho, através de coaching personalizado, apoio de pares/chefias diretas/colegas, e até um acompanhamento que avalia  a sua evolução e performance.  

 

4 - Estratégias de micro-aprendizagem mais eficazes 

Os últimos tempos obrigaram-nos a repensar os formatos e a duração das sessões de formação em busca do melhor dos dois mundos: percursos de aprendizagem atuais, empolgantes, explicativos, eficazes… mas de curta duração. A tendência aponta para o aumento dos formatos de micro-aprendizagem interativos, com recurso a dramatizações e forte apelo à participação dos formandos. 

 

5 - Adeus cursos, olá experiências de aprendizagem 

O mercado da aprendizagem transformou-se drasticamente. Multiplicaram-se não só os participantes em busca de soluções digitais como as suas novas exigências ao nível de plataforma, engagement, personalização do percurso de aprendizagem, interatividade, aplicação on-job e, claro, satisfação global da Learning Experience. O futuro promete assim expandir-se em direção a experiências de aprendizagem que são muito mais do que “cursos”, são viagens profundamente imersivas, com Realidade Virtual e Aumentada, uso de gamification e simulações interativas. 

 

Mesmo nos formatos online, os participantes tendem a aprender mais e melhor quando existe interação humana e quando as emoções entram em ação. É por isso que na CEGOC desenhamos percursos de aprendizagem combinando a tecnologia e (tele)presença virtual como meio de conseguir o nosso principal objetivo: alcançar níveis superiores de performance, ousadia e competitividade organizacional. Agora e no futuro… seja ele marcado por estas ou outras tendências. 

 

*Este artigo foi originalmente publicado na Link to Leaders.


Conheça percursos de aprendizagem atuais, disponíveis em renovados formatos 100% online e focados no desenvolvimento de competências-chave fundamentais para responder eficazmente aos desafios provocados pelo contexto em que vivemos.Faça download do Guia de Formação CEGOC 2021 aqui.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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