5 tendências para (re)humanizar o futuro da aprendizagem

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

O último ano representou um salto de gigante na evolução da aprendizagem e dos formatos digitais possíveis, tornando evidente o investimento que tem vindo a ser feito em recursos tecnológicos capazes de despertar nos participantes uma genuína vontade de aprender através de um ecrã e nas “novas salas de formação” trazidas pela pandemia – as várias divisões das nossas casas. 

 

 

Dos Módulos de e-Learning interativos, aos vídeos "do-it-yourself", passando pelos webinares, classes virtuais e cenários de Realidade Virtual. A forte aposta tecnológica passou a ser um pré-requisito para qualquer percurso de aprendizagem à distância e as entidades que se dedicam à formação estão hoje muito mais perto de se transformarem em verdadeiros estúdios de produção audiovisual. No entanto, a aprendizagem precisa de ser, acima de tudo, uma experiência humana. Conheça 5 tendências que parecem estar a acelerar o cumprimento desta missão: 

 

1 - Boom da Realidade Virtual  

O confinamento e a proibição das deslocações provocaram um aumento da incorporação de novos elementos virtuais nos percursos de aprendizagem. Isto abre caminho a novos e ambiciosos formatos de aprendizagem mais imersivos e com poderoso conteúdo emocional para proporcionar aos participantes uma Learner Experience verdadeiramente marcante. 

 

2 - Percursos de aprendizagem mais inclusivos  

O sucesso coletivo só é possível quando todas as vozes são ouvidas, todas as perspetivas são compreendidas e todas as pessoas são respeitadas. É por isso que as organizações vão cada vez mais fomentar a inclusão das suas equipas e dotar os seus colaboradores de novas competências emocionais e empáticas. 

 

3 - Novas abordagens learn-by-doing 

As velhas e ineficazes abordagens teach-by-telling há muito que começaram a ser substituídas por novas abordagens learn-by-doing, que ajudam os formandos a enfrentarem desafios reais do seu próprio contexto de trabalho, através de coaching personalizado, apoio de pares/chefias diretas/colegas, e até um acompanhamento que avalia  a sua evolução e performance.  

 

4 - Estratégias de micro-aprendizagem mais eficazes 

Os últimos tempos obrigaram-nos a repensar os formatos e a duração das sessões de formação em busca do melhor dos dois mundos: percursos de aprendizagem atuais, empolgantes, explicativos, eficazes… mas de curta duração. A tendência aponta para o aumento dos formatos de micro-aprendizagem interativos, com recurso a dramatizações e forte apelo à participação dos formandos. 

 

5 - Adeus cursos, olá experiências de aprendizagem 

O mercado da aprendizagem transformou-se drasticamente. Multiplicaram-se não só os participantes em busca de soluções digitais como as suas novas exigências ao nível de plataforma, engagement, personalização do percurso de aprendizagem, interatividade, aplicação on-job e, claro, satisfação global da Learning Experience. O futuro promete assim expandir-se em direção a experiências de aprendizagem que são muito mais do que “cursos”, são viagens profundamente imersivas, com Realidade Virtual e Aumentada, uso de gamification e simulações interativas. 

 

Mesmo nos formatos online, os participantes tendem a aprender mais e melhor quando existe interação humana e quando as emoções entram em ação. É por isso que na CEGOC desenhamos percursos de aprendizagem combinando a tecnologia e (tele)presença virtual como meio de conseguir o nosso principal objetivo: alcançar níveis superiores de performance, ousadia e competitividade organizacional. Agora e no futuro… seja ele marcado por estas ou outras tendências. 

 

*Este artigo foi originalmente publicado na Link to Leaders.


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Escrito por

Catarina Correia

Licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing Management, no IPAM. Experiência como Responsável de Marketing e Comunicação, de várias empresas de formação, onde fazia a gestão do Departamento de Marketing e Comunicação, a implementação de várias ações de marketing e desenvolvia o mercado Nacional e Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão da empresa, em diferentes modelos de participação.Neste momento sou Head of Marketing & Communication da CEGOC, tenho mais de onze anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online.Considero-me uma entusiasta de marketing digital, e especialista em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads.
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