Business Model Canvas: Inovação disruptiva!

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Business Model Canvas, uma ferramenta para visionários, “game changers”, pessoas que alteram as regras do jogo e que gostam de desafiar os modelos de negócio desatualizados, configurando as empresas do futuro. Este método, do livro best-seller "Criar Modelos de Negócio", é aplicado nas principais organizações e start-ups em todo o mundo.

Business Model Canvas - Crie ou reinvente o seu negócio!

O Business Model Canvas é um instrumento de gestão estratégica que permite delinear ou desenvolver modelos de negócio. O método baseia-se nos princípios do visual thinking e é uma plataforma para diálogo que propõe apoiar dois tipos de negócios: os existentes e os novos.

Este modelo leva-nos a pensar no negócio numa ótica mais ampla do que a simples ideia inicial, ajudando-nos a estruturar da melhor forma o nosso projeto para que seja possível definir um plano orientador.

Este modelo é dividido em duas grandes secções: a da direita, que engloba elementos mais subjetivos e emocionais e a da esquerda guarda os elementos mais lógicos e estruturais. No entanto, este modelo tem nove blocos de trabalho que se relacionam e comunicam entre si.

Para que uma ideia se transforme num negócio de sucesso é preciso entregar valor aos clientes, de uma forma que produza o resultado esperado pela organização. E isso só será possível se toda a estrutura por de trás do seu negócio estiver pronta para que isso aconteça.

Mas afinal o que é o Business Model Canvas?

O Canvas é uma ferramenta prática e versátil que nos permitir ver todos os aspetos fundamentais de um modelo de negócios numa única folha. Veja o vídeo de apresentação.

O Business Model Canvas é composto por nove blocos que, juntos, abrangem as quatro principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Os 9 blocos constitutivos são:

  • Segmentos de Clientes;
  • Proposta de Valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com os Clientes;
  • Fluxos de Rendimento;
  • Recursos-Chave;
  • Atividades-Chave;
  • Parcerias-Chave;
  • Estrutura de custos.
Design Thinking para a inovação na empresa
A criatividade sistematizada como catalisador de inovação e da transformação do capital humano das organizações

Não perca o próximo artigo, onde irei descrever cada um dos elementos que fazem parte deste modelo e explicar porque todos eles são tão importantes.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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