Business Model Canvas: Inovação disruptiva!
Business Model Canvas, uma ferramenta para visionários, “game changers”, pessoas que alteram as regras do jogo e que gostam de desafiar os modelos de negócio desatualizados, configurando as empresas do futuro. Este método, do livro best-seller "Criar Modelos de Negócio", é aplicado nas principais organizações e start-ups em todo o mundo.
Business Model Canvas - Crie ou reinvente o seu negócio!
O Business Model Canvas é um instrumento de gestão estratégica que permite delinear ou desenvolver modelos de negócio. O método baseia-se nos princípios do visual thinking e é uma plataforma para diálogo que propõe apoiar dois tipos de negócios: os existentes e os novos.
Este modelo leva-nos a pensar no negócio numa ótica mais ampla do que a simples ideia inicial, ajudando-nos a estruturar da melhor forma o nosso projeto para que seja possível definir um plano orientador.
Este modelo é dividido em duas grandes secções: a da direita, que engloba elementos mais subjetivos e emocionais e a da esquerda guarda os elementos mais lógicos e estruturais. No entanto, este modelo tem nove blocos de trabalho que se relacionam e comunicam entre si.
Para que uma ideia se transforme num negócio de sucesso é preciso entregar valor aos clientes, de uma forma que produza o resultado esperado pela organização. E isso só será possível se toda a estrutura por de trás do seu negócio estiver pronta para que isso aconteça.
Mas afinal o que é o Business Model Canvas?
O Canvas é uma ferramenta prática e versátil que nos permitir ver todos os aspetos fundamentais de um modelo de negócios numa única folha. Veja o vídeo de apresentação.
O Business Model Canvas é composto por nove blocos que, juntos, abrangem as quatro principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
Os 9 blocos constitutivos são:
- Segmentos de Clientes;
- Proposta de Valor;
- Canais;
- Relacionamento com os Clientes;
- Fluxos de Rendimento;
- Recursos-Chave;
- Atividades-Chave;
- Parcerias-Chave;
- Estrutura de custos.
Não perca o próximo artigo, onde irei descrever cada um dos elementos que fazem parte deste modelo e explicar porque todos eles são tão importantes.