New

Curso de formação - Design Thinking para a inovação na empresa

A criatividade como catalisador de inovação e da transformação do capital humano das organizações

  • Presencial
  • Performance
Download do pdfRecevoir le programme par email
Formação nas instalações da sua empresa
Referência
1140

Duração
2 dias (14 horas)

Intra empresa*
Sob consulta

Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Partilhe esta formação

O capital humano é uma grande força empresarial e das organizações, muitas vezes pouco explorado e/ou utilizado.

A criatividade, talento e engenho das pessoas e das organizações é visto como um campo confuso, quase caótico e incerto, difícil de gerir e, deste modo, com pouca utilidade estratégica. Porém, estes 3 elementos, muitas vezes de forma fortuita e ocasional, têm o poder de abrir novos ciclos de negócio às empresas, com alto contributo na durabilidade e prosperidade das mesmas.

A necessidade do uso do engenho, criatividade, talentos únicos e conhecimento acumulado do capital humano das organizações tem vindo a aumentar pelo seu potencial competitivo e inovador. O Design Thinking (DT) é uma abordagem que permite explorar de forma aberta e participativa, porém estruturada e bem enquadrada, o potencial humano, para encontrar oportunidades, resolver problemas e/ou explorar soluções válidas e singulares.

Este curso tem o intuito de, num equilíbrio entre teoria e prática, capacitar os participantes, as suas equipas, departamentos e as organizações com uma abordagem sistémica, com novos processos e ferramentas que apoiam e fomentam o talento individual e de grupo de forma colaborativa e estratégica.

Consulte o programa deste percurso para o ano de 2020
Destinatários

Destinatários

  • Gestores e outros profissionais das áreas do planeamento, marketing, estratégia, inovação, sustentabilidade, research, newbusiness, entre outras.
  • Profissionais que desejem ganhar competências na utilização e implementação da abordagem do Design Thinking para potenciar a inovação estratégica e a sua mais-valia nos processos decisionais e criativos das organizações.
  • Empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Posicionamento histórico e princípios hereditários da abordagem do Design Thinking: definições, processos e aplicações chave

Conceitos e processo base

  • Tipologias de perspectivas e o impacto estratégico.
  • Processos e objetivos associados à abordagem do Design Thinking - O processo sistémico e o seu impacto nos processos de inovação.
  • Ferramentas associadas ao Design Thinking.
  • Capacidades chave associadas ao Design thinking.

Explorar de forma prática e aplicada o processo sistémico do Design Thinking

  • A importância da desconstrução da problemática e o conceito de “wicked problem”.
  • A lógica abdutiva.
  • Compreender as fases processuais – reflexão-na-ação.
  • Aplicar as ferramentas chave – ferramentas de base criativa.
  • A relevância da cultura virada para o trabalho em equipa e comum – a coconstrução.

O lado estratégico e competitivo da abordagem do Design Thinking

  • O enquadramento estratégico pela prospectiva.
  • A exploração de oportunidades pela inovação estratégica.
  • A criação de soluções pela apreensão da natureza do problema pela experimentação – Design Lab.

 

Objetivos

Objetivos

Através desta formação os participantes podem:

  • Aplicar a abordagem do Design Thinking para capitalizar o talento, criatividade, engenho e conhecimento do capital humano das organizações;
  • Implementar ferramentas criativas e analíticas com maior uso nas abordagens Design Thinking para o entendimento de problemas e exploração de soluções;
  • Criar, desenvolver, estruturar, planificar e implementar processos participativos e colaborativos de Design Thinking.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Laboratório teórico e prático (hands on) focalizado na experimentação e compreensão-pela-ação da abordagem Design Thinking (simulação Design Lab).
  • Será simulado um processo sistémico de Design Thinking com aplicação direta de ferramentas criativas e de análise para a identificação de novas oportunidades, resolução de problemas e/ou criação de soluções estratégicas e inovadoras.
Pontos Fortes

Pontos Fortes

  • Compreender as vantagens competitivas e os desafios culturais que advêm da abordagem Design Thinking;
  • Identificar participantes a envolver e compreender as ferramentas de gestão de grupos no processo Design Thinking;
  • Analisar os resultados por forma a identificar os fatores-chave e estratégicos com impacto na sua organização.

Datas e locais

Ordenar por:

Datas
Cidades
Preço
  • De 13 fev a 14 fev 2020
    Lisboa
    1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.
  • De 01 jun a 02 jun 2020
    Lisboa
    1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.
  • De 23 nov a 24 nov 2020
    Lisboa
    1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.