Fantom Tag

Formação - Design Thinking para a inovação na empresa

A criatividade sistematizada como catalisador de inovação e da transformação do capital humano das organizações

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Performance
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.320,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
1.170,00 € + IVA

Referência
1140
Inscreva-se
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
4.220,00€ + IVA
Intra empresa -Conheça os detalhes

Referência
1140
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A criatividade, talento e engenho das pessoas e das organizações é, por vezes, visto como um campo pouco analítico e sistematizado e, deste modo, com pouca utilidade estratégica. Porém, estes 3 elementos, muitas vezes de forma fortuita e ocasional, têm o poder de abrir novos ciclos de negócio às empresas, com alto contributo na durabilidade e prosperidade das mesmas.

A necessidade do uso do engenho, criatividade, talentos únicos e conhecimento acumulado do capital humano das organizações tem vindo a aumentar pelo seu potencial competitivo e inovador. O Design Thinking (DT) é uma abordagem que permite explorar de forma aberta e participativa, porém estruturada e bem enquadrada, o potencial humano, para encontrar oportunidades, resolver problemas e/ou explorar soluções válidas e singulares (tecnologicamente viáveis e financeiramente sustentáveis), que satisfaçam as necessidades dos utilizadores.

Este curso tem o intuito de, num equilíbrio entre teoria e prática, capacitar os participantes, as suas equipas, departamentos e as organizações com uma abordagem sistémica, com novos processos e ferramentas que apoiam e fomentam o talento individual e de grupo de forma colaborativa e estratégica.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Profissionais que desejam experimentar a abordagem imersiva do Design Thinking: responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços, responsáveis pela inovação, responsáveis de marketing, product managers, etc.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Conhecer os conceitos e o processo base do Design Thinking

  • Design Thinking: o que é e como se distingue de entre outras abordagens de inovação.
  • A utilidade e aplicabilidade do Design Thinking em diferentes áreas de negócio.
  • Processo e objetivos associados à abordagem do Design Thinking: As 5 fases do Design Thinking.
  • Ferramentas associadas ao Design Thinking.

Desenvolver a Empatia com o cliente/utilizador

  • Ferramentas chave para trabalhar a empatia:
    • A persona ou utilizador;
    • O mapa da experiência do cliente;
    • O mapa de empatia.
  • Exercícios de aplicação prática.

Definir a necessidade

  • Ferramentas práticas para definir a necessidade:
    • Separar e agrupar;
    • Os ângulos de ataque;
    • O pensamento convergente e divergente.
  • Definir o desafio a superar para satisfazer as necessidades do cliente/utilizador.
  • Exercícios de aplicação prática.

Idealizar

  • Ferramentas da criatividade: desenvolver a criatividade, colaboração e trabalho em equipa.
  • Exercícios de aplicação prática.

Prototipar e testar a solução

  • A etapa da prototipagem e as ferramentas operacionais a considerar.
  • Comunicar e lançar da sua nova solução: a utilidade do storytelling.
  • Testar e avaliar a solução junto do cliente / utilizador final para garantir a sua satisfação.
  • Exercícios de aplicação prática.
Objetivos

Objetivos

Através deste percurso de aprendizagem os participantes podem:

  • Aplicar a abordagem do Design Thinking para capitalizar o talento, criatividade, engenho e conhecimento do capital humano das organizações;
  • Implementar ferramentas criativas e analíticas, com maior utilização no Design Thinking, para o entendimento de problemas e exploração de soluções;
  • Criar, desenvolver, estruturar, planificar e implementar processos participativos e colaborativos de Design Thinking.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Será simulado um processo sistémico de Design Thinking com aplicação direta de ferramentas criativas e de análise para a identificação de novas oportunidades, resolução de problemas e/ou criação de soluções estratégicas e inovadoras.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Compreender as vantagens competitivas e os desafios culturais que advêm da abordagem Design Thinking;
  • Forte componente prática que permitem ilustrar a implementação da metodologia do Design Thinking e aumentar a sua capacidade de inovação ao nível de produtos ou serviços.

Datas

  • 1.320,00 € + IVA
    Inscreva-se
    17/12/2024 - 9h00-17h00 - (1h00m de almoço)
    18/12/2024 - 9h00-17h00 - (1h00m de almoço)
Formação - Design Thinking para a inovação na empresa