Os 9 elementos do Business Model Canvas

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Espero que tenha gostado do artigo anterior onde expliquei o que é o Business Model Canvas, para que serve e o que o constitui. Para que não se esqueça de nada e se mantenha focado, vou voltar a falar de alguns aspetos importantes, nomeadamente, os 9 blocos construtivos do Canvas.

 

Business Model Canvas: Inovação disruptiva! (parte 2)

O Canvas é uma ferramenta prática e versátil que nos permitir ver todos os aspetos fundamentais de um modelo de negócios numa única folha.

 

Quem pode usar o Canvas e qual é o seu objetivo?

É uma ferramenta para visionários“game changers”pessoas que alteram as regras do jogo e que gostam de desafiar os modelos de negócio desatualizados, configurando as empresas do futuro.

Este método é aplicado nas principais organizações (que querem inovar em seu modelo de negócio e se diferenciar-se da concorrência, lançar um produto novo ou entrar em novos mercados, por exemplo) e start-ups(para definição do seu modelo de negócio) em todo o mundo.

 

Quais são os 9 blocos construtivos do Canvas?

canvas

 

1 Segmento de Clientes

segmento-de-clientes

- Para quem estamos a criar valor?
- Quem são os nossos clientes mais importantes?

O componente Segmentos de Clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa visa alcançar e servir. Normalmente um modelo de negócios poderá ter um ou vários segmentos.

 

 

2 Proposta de Valor

proposta-de-valor- Que valor entregamos aos clientes?
- De entre os problemas dos nossos clientes, qual é o que estamos a ajudar a resolver? -Que necessidades dos clientes estamos a satisfaz?
- Que pacote de produtos e serviços estamos a oferecer a cada segmento de clientes?

A proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes vão escolher comprar na nossa empresa e não num concorrente. A proposta de valor deve ser inovadora.

 

3 Canais

- Através de que canais é que os nossos Segmentos de Clientes querem ser contatados?
- Como é que estamos contactar agora?
- Como é que os nossos canais são integrados?
- Quais são os que funcionam melhor?
- Quais são os mais eficientes do ponto de vista dos custos?
- Como é que estamos a integrar com as rotinas dos clientes?

Já sabemos quem é o nosso cliente e qual o valor que estamos a entregar, agora precisamos de saber como fazer. Os canais dizem respeito aos pontos de contacto da organização com os nossos clientes e são compostos basicamente por canais de comunicação, distribuição e venda.

 

4 Relação com os Clientes

- Que tipo de relação é que cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera que estabelecemos e mantenhamos com eles?
- Quais é que nós estabelecemos?
- São muito onerosas?
- Como é que se integram com o resto do nosso modelo de negócio?

O relacionamento com clientes descreve o tipo de relação que estabelecemos com cada segmento de cliente. Elas podem ser pessoais (baseada na interação humana), self-service (a empresa fornece todos os meios necessários para que o cliente consiga ajudar-se por conta própria) ou automatizadas (um tipo de self-service com serviços automatizados), por exemplo.

 

5 Fluxo de Rendimento

blog-mkt-5- Por que valor estão os nossos clientes realmente dispostos a pagar?
- Estão a pagar pelo quê agora?
- Como é que estão a pagar? Como é que prefeririam pagar?
- Quanto é que cada Fluxo de Rendimento contribui para o rendimento global?

A fonte de receita representa o dinheiro que nossa empresa gera a partir de cada segmento de cliente. Dependendo do nosso modelo de negócios, ele pode ter uma ou mais fontes de receita.

 

6 Recursos-Chave

recursos-chave- De que Recursos-chave é que as nossas Proposta de Valor necessitam?
- Quais os canais de distribuição?
- Quais as relações com clientes?
- Quais os Fluxos de Rendimento?

Os Recursos-Chave são as ações mais importantes que devemos realizar para fazer o nosso modelo de negócios funcionar. Estes recursos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Os Recursos-Chave podem ser da empresa ou alugados por esta ou obtidos junto de Parceiros-Chave.

 

7 Atividades-Chave

atividades-chave- Que Atividades-Chave são exigidas pela nossa Proposta de Valor?
- Quais os Canais de Distribuição?
- Quais as Relações com os Clientes?
- Quais os Fluxos de Rendimento?

As Atividades-Chave são necessárias para criar e oferecer uma Proposta de Valor, chegar aos mercados, manter Relações com os Clientes e obter rendimentos.

 

8 Parcerias-Chave

parcerias-chave- Quem são os nossos Parceiros-Chave?
- Quem são os nossos fornecedores-chave?
- Que recursos-chave estamos a adquirir aos nossos parceiros?
- Que atividades-chave é que os parceiros levam a cabo?

As parcerias-chave são a rede de fornecedores e parceiros que nos vão ajudar a manter o nosso modelo de negócios em funcionamento. São uma peça fundamental para vários modelos de negócios (especialmente se algum parceiro for responsável por uma atividade-chave) e servem para otimizar processos, reduzir riscos ou adquirir recursos.

 

9 Estrutura de Custos

estruturas-de-custos- Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?
- Que são os recursos-chave mais caros?
- Quais são as atividades-chave mais caras?

A estrutura de custos deve descrever todos os principais custos envolvidos no modelo de negócio. Os recursos principais, canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita, sejam eles custos fixos ou variáveis.

 

Como preencher o Business Model Canvas?

 

  • A melhor maneira de preencher/construir o Canvas é imprimir o “quadro” e usar post-its e anotações para preencher todos os blocos construtivos;
  • Pode encontrar o arquivo do Canvas para impressão no site Business Model Generation, é só clicar aqui;
  • Se preferir e achar mais prático também pode preencher o Canvas em formato digital. Para fazer isso recomendo a ferramenta Canvanizer;
  • O mais importante é que seja fácil modificar e visualizar o conteúdo;
  • Todo o processo de criação do Business Model Canvas é muito mais interessante e criativo se for feito em equipa, desta forma surgem mais ideias e possibilidades para analisar e discutir cada um dos elementos e o resultado final pode ser ainda melhor.

 

 

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 13 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados. Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem. No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes. Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.
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