O novo Marketing das profissões e competências digitais
Nos últimos anos, tornou-se notória a digitalização profissional do marketing, através de uma procura cada vez mais acirrada por profissionais que, além de possuírem uma especialidade académica dominem vários idiomas, mas também ferramentas (e respetivas competências) que lhes permitam navegar com fluidez na era tecnológica. Falamos de um mercado extremamente competitivo, onde sobressaem novos especialistas multifacetados com conhecimentos sobre dispositivos eletrónicos, redes, segurança informática, e-commerce, análise de dados, social media, entre outros domínios que hoje – alavancados pela emergência da pandemia COVID-19 e a repentina digitalização das atividades e locais de trabalho – se tornaram imperativo para organizações e pessoas que não queiram ficar trás nesta nova era.
O “Emerging Jobs Report 2020” do LinkedIn, por exemplo, apresenta entre as 15 profissões do futuro várias relacionadas diretamente com o marketing, como Customer Success Specialist, Sales Development Representative, Back End Developer, Chief Revenue Officer ou Java Script Developer. Já o relatório do World Economic Forum, conhecido em Davos no início deste ano, adianta que a revolução digital em curso vai eliminar perto de 75 milhões de funções obsoletas e criar mais de 133 milhões de novas profissões. Com uma forte componente humana a complementar os domínios eminentemente técnicos inerentes à sua área de atuação, o WEF acredita que as oportunidades de trabalho dos próximos anos vão passar por sete grandes áreas, que incluem Data, Inteligência Artificial, Cloud Computing, Product Development, Green Economy e, claro, Marketing, Vendas e Conteúdos Digitais.
Também o Observatório do Grupo CEGOS, representado em Portugal pela CEGOC, conduziu um estudo europeu recente que identifica as principais tendências do futuro do mercado de trabalho. Assim, 89% dos Diretores de RH e L&D inquiridos acreditam que o desenvolvimento tecnológico vai alterar a sua forma de trabalhar, 35% pensam que pode mesmo aniquilar a sua atual função, e 87% admitem ter começado a refletir seriamente sobre o “skills gap risk” em curso e sobre como esta lacuna de competências pode impedir o desenvolvimento e a transformação das organizações.
Para fazer face a este novo panorama que desafia empresas e colaboradores, 79% dos inquiridos acreditam que a formação e a aprendizagem ao longo da vida são a solução, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das soft skills mais procuradas pelos recrutadores e transversais a qualquer ramo de negócio: colaboração remota, comunicação digital, agilidade e adaptabilidade, criatividade e sentido de inovação, espírito de iniciativa e empreendedorismo, organização eficaz do trabalho e capacidade de (re)aprender a aprender.
Tendo em conta que pessoas e tecnologia precisam de trabalhar em conjunto de forma inteligente e eficaz, num novo ambiente de trabalho cada vez mais conectado em rede, com equipas múltiplas, ágeis, fisicamente remotas e multiculturais; e também pautado por comunidades virtuais, redes sociais, conteúdos multimédia, novos comportamentos de compra e formas como os consumidores estão a escolher relacionar-se com as marcas, estas são algumas das profissões que prometem vir a ser indispensáveis a qualquer organização com a ambição de ver o seu departamento de marketing vingar na era da Economia 4.0…. e em pleno e pós-COVID19:
- Marketing Manager
Garante a promoção de um produto ou serviço desde a conceção da estratégia até à implementação. Além de conhecer o mercado em que planeia estabelecer presença, é imperativo que conheça as necessidades dos clientes, assim como a concorrência.
- Responsável de Comunicação Digital
Combina comunicação, marketing e criatividade para transmitir uma imagem positiva da organização para a qual trabalha através da Internet. O seu âmbito de atuação inclui a comunicação externa, mas também interna da organização.
- Assistente de Marketing e Comunicação
Trabalha em estreita colaboração com designers, vendedores e marketing. Desempenha um papel fundamental na produtividade da empresa, participando no desenvolvimento de serviços/produtos, desde a sua conceção até à comercialização.
- Gestor de Marketing Digital
Lidera os vários projetos digitais relacionados com a estratégia empresarial e acompanha tendências e novas tecnologias, dominando ferramentas como display, SEO, e-CRM, tracking, redes sociais, AdWords e mailing.
- Social Media Manager
É responsável pela estratégia digital da empresa nas redes sociais e muitas vezes agrega a função de Community Manager e Brand Content Manager. Está atento a novos comportamentos de compra e oportunidades, analisando ainda as ações dos concorrentes.
- Digital Manager
Procura melhorar a visibilidade da marca na internet, através do aumento da taxa de conversão e faturação através do site, realização de campanhas de e-mail marketing, otimização do CRM, gestão de conteúdos digitais e definição da estratégia SEM.
- Traffic Manager
Otimiza o tráfego de qualidade em sites para atrair potenciais clientes e aumentar vendas online. Domina competências de webmarketing para melhorar a visibilidade das páginas do site e tem a seu cargo a análise e interpretação de KPI’s e ROI.
- UX Designer
Incorpora o storytelling na experiência do cliente, contando histórias, em vez de simplesmente expor os argumentos da marca/produto. Através de um Customer Journey Map, analisa as necessidades dos utilizadores a fim de satisfazê-las e tornar o site acessível e responsivo.
- Digital Project Manager
Coordena operações relacionadas com o Marketing Digital, mas trabalha com developers, designers gráficos, webmasters, editores, entre outros, para desenvolver projetos desde as suas especificações iniciais até à sua implementação online.
- Gestor de produto
Acompanha todas as fases da vida de um produto, está atento aos estudos de mercado (e à concorrência) e define os hábitos de consumo e a evolução das expectativas dos clientes. Desenvolve, em conjunto com o marketing, a estratégia de design e lançamento.
- Responsável de e-commerce
A sua função abrange Vendas, Marketing e Gestão Web. Pode ter uma loja online no próprio site da empresa ou estar presente em redes sociais e outras plataformas. Domina competências de SEM, SEO, mailing, display, redes sociais, entre outras.
- Customer Relationship Manager
É um elemento fundamental para vários ramos da empresa, incluindo Gestão, Comunicação e Marketing, pois assegura que as necessidades do cliente são satisfeitas, tonando-se garante da rentabilidade dos serviços da sua equipa.
A crise atual já começou a alterar as metodologias de trabalho de empresas e colaboradores, obrigando-nos a todos a um esforço extraordinário de adaptação e aprendizagem contínua. Mas neste desafio que é simultaneamente uma oportunidade de renovação e transformação, é fundamental que a formação acompanhe a própria realidade, sobretudo com uma forte aposta no Digital e Smart Learning, que responde com perfeição às necessidades do futuro: permite acompanhar de forma eficaz e flexível o ritmo acelerado da transformação tecnológica e digital dos mercados, permite encurtar a curva de aprendizagem, assim como envolver os colaboradores pela sua capacidade de personalização (através de formatos como webinares, módulos de e-Learning, classes virtuais, sessões de e-Coaching, atividades práticas On-Job, entre outras atividades 100% online).
Esta nova abordagem possibilita também um acesso mais económico e conveniente a conteúdos e processos de desenvolvimento, ao ritmo e à medida das necessidades e objetivos de cada profissional, dentro e fora do marketing. É com base nestas premissas que a CEGOC está otimista quanto ao que seremos capazes de fazer com o futuro cada vez mais digital que aí vem.
*Este artigo foi publicado originalmente na Marketeer.
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