“Meet Me” transforma o desempenho através do envolvimento
Quando a Floene, distribuidora portuguesa de gás, teve o seu spin-off do grupo Galp, empreendeu um esforço renovado para melhorar as competências e o desempenho da sua força de trabalho.
A empresa, que anteriormente tinha um modelo de “avaliação de desempenho”, decidiu implementar um modelo de “gestão do desempenho”, centrado na componente qualitativa, como a definição de objetivos e o feedback regular.
Como resultado desta transformação, foi desenvolvido um novo programa de gestão do desempenho.
Meet Me impulsiona a evolução
O projeto “Meet Me”, esta é a sua designação, foi concebido para implementar um novo modelo de gestão do desempenho que olha para o futuro e incentiva as pessoas a fazer cada vez melhor.
Com esta mudança, a Floene quis dar maior importância à forma como o desempenho da equipa é gerido ao longo do ano, ou seja, como os colaboradores e os gestores garantem que se concentram no que tem de ser feito e impulsionam o desempenho individual.
O programa de formação confere aos gestores a responsabilidade direta pelo processo de gestão de desempenho das suas equipas, garantindo um acompanhamento regular, em que os gestores clarificam as expetativas e estabelecem objetivos com os membros da equipa. Seguidamente, monitorizam o desempenho, dão feedback construtivo e definem ações de desenvolvimento.
Implementação
Um dos principais objetivos era garantir que todos os colaboradores compreendiam e utilizavam eficazmente o novo sistema, alinhado com os objetivos organizacionais de uma forma estratégica.
A estrutura central do programa centrava-se em vários momentos “Meet Me” (reuniões entre colaboradores e gestores), agendados ao longo do ano. Durante as duas primeiras reuniões, os participantes discutiram o desempenho atual e definiram as expetativas, seguindo-se a criação de um plano de desenvolvimento.
As reuniões eram, no entanto, apenas uma parte do programa. Inicialmente, foram realizadas sessões de formação para todos os gestores de topo, bem como sessões de esclarecimento para todos os colaboradores, que abordaram as preocupações e familiarizaram as pessoas com o novo modelo.
A chave do sucesso
Um plano de comunicação estratégico foi fundamental para informar e envolver todos os colaboradores no novo modelo de gestão do desempenho. Para o efeito, a Floene utilizou uma abordagem de aprendizagem blended, combinada com desafios no local de trabalho para colocar em prática a aprendizagem.
A utilização de ativos digitais, como vídeos, manuais e infografias, aumentou a escalabilidade do acesso aos conteúdos.
Além disso, o plano de formação não terminou na fase de implementação. Sessões de atualização sobre a gestão do desempenho – incluindo prática presencial em sala, role play, etc. – ajudaram a consolidar o sucesso.
Resultados
O programa “Meet Me” demonstrou ser popular tanto entre os colaboradores como entre as lideranças. Após o lançamento, vários fatores de sucesso tornaram-se evidentes:
- A taxa de participação nas sessões de formação foi de 80%, demonstrando um elevado envolvimento na aprendizagem.
- A satisfação dos participantes com as sessões de formação foi de 93,5%, o que demonstra que o programa de aprendizagem foi bem concebido e proporcionou aos colaboradores os conhecimentos e competências necessárias.
- Foram definidos, em média, 2 objetivos por pessoa, o que demonstra o compromisso dos colaboradores com o seu próprio crescimento e o alinhamento com os objetivos da empresa..
“O projeto “Meet Me” foi um grande sucesso”, afirma Leonor Fontainhas, People Growth Manager da Floene. “O anterior programa de gestão do desempenho estava demasiado centrado na compensação e nos dados qualitativos. Mudar a dinâmica para a tornar mais centrada nas pessoas funcionou muito bem e o novo modelo suscitou entusiasmo em toda a empresa. Uma grande parte do sucesso deveu-se à forma como as sessões `Meet Me` foram concebidas e ao estilo de comunicar os diferentes aspetos, utilizando a tecnologia digital ao máximo”, conclui.
Este programa foi também reconhecido pelo Brandon Hall Group Excellence Awards. Trata-se de um prémio à escala global que distingue a inovação e o sucesso no mundo da gestão do capital humano. Foi anunciado recentemente o projeto da Floene e da Cegoc como um dos vencedores (prémio de bronze) na categoria “Best Learning Program Supporting a Change Transformation Business Strategy”.
Se quiser saber mais sobre como a Cegoc pode ajudar a implementar um programa de gestão de desempenho eficaz, contacte-nos hoje mesmo.