O caminho para o sucesso do onboarding
A integração de recém-chegados, quer sejam recém-contratados ou transferidos de outras atividades dentro da empresa, é um processo crítico que determina a velocidade e a prontidão do desempenho na nova função.
No entanto, pode ser um processo dispendioso, especialmente para as grandes empresas, onde os esquemas de onboarding têm de ser repetidos regularmente e os formadores internos, os experts e os stakeholders relevantes têm de estar constante e repetidamente envolvidos e disponíveis.
Alcance e alinhamento globais
Esta era a questão que se colocava à Japan Tobacco International (JTI), que pretendia criar uma abordagem mais ágil para o onboarding dos recém-chegados às funções de Marketing e Vendas (M&S), disponível e acessível a nível global, permitindo que todos os colaboradores obtivessem um conhecimento e uma compreensão alinhados com as atividades estratégicas de M&S. A ideia era transformar as iniciativas locais de onboarding presencial existentes num programa de onboarding totalmente digital a que todos os colaboradores pudessem aceder em qualquer altura e local.
O resultado foi o M&S XPlained – um percurso de aprendizagem digital abrangente, composto por uma série de percursos de aprendizagem interativos e de ritmo próprio.
Este percurso de aprendizagem digital abrange os elementos essenciais que todos os colaboradores da JTI devem saber sobre as áreas de enfoque do Quadro Estratégico da M&S.
Ao concentrar-se nos conhecimentos essenciais, o percurso de aprendizagem cria um alinhamento total com a estratégia empresarial e as necessidades de aprendizagem subsequentes. Tal é crucial para a relevância a longo prazo dos conteúdos de aprendizagem e evita a necessidade constante de atualizações.
Conceção ágil
Um percurso de aprendizagem digital oferece mais flexibilidade aos formandos para mergulharem nos conteúdos à medida das suas necessidades, onde e quando quiserem – dentro do prazo acordado com o seu gestor.
No entanto, quando o ambiente presencial é substituído por um programa totalmente digital, a experiência do formando tem de ser cuidadosamente concebida para o envolver e os conteúdos meticulosamente selecionados por experts para garantir que ele adquire todas as perceções, conhecimentos e compreensão relevantes para um bom desempenho na sua nova função.
Isto pode ser um desafio significativo, mas é perfeitamente exequível com uma equipa multidisciplinar de especialistas – desde os experts que fazem a curadoria dos conteúdos a designers instrucionais que transformam os conteúdos em aprendizagem eficaz, a programadores web e designers multimédia que os tornam vivos da forma mais cativante.
A equipa de Learning M&S da JTI e a equipa de Learning Excellence da Cegos Swiss juntaram os seus conhecimentos e adotaram uma abordagem ágil para criar conteúdos dinâmicos que chegassem ao local. Utilizaram uma metodologia de Design Thinking para garantir que o percurso de aprendizagem seria relevante.
A chave para o sucesso do M&S XPlained reside em vários domínios:
- A cocriação de conteúdos com uma equipa multifuncional de experts garante a sua aplicabilidade e relevância.
- A integração do percurso de aprendizagem digital no ecossistema da empresa melhora o acesso, a visibilidade e o acompanhamento dos progressos.
- A utilização de um Quadro de Aprendizagem Digital robusto não só garante uma experiência de aprendizagem altamente envolvente e eficaz, como também permite a escalabilidade e a sustentabilidade do percurso de aprendizagem.
- Incorporar um sistema de avaliação consistente que permita aos formandos confirmar e consolidar os seus conhecimentos e compreensão. Permite também à equipa de aprendizagem acompanhar sistematicamente os progressos e as reações, melhorar continuamente a experiência com base no feedback e tomar decisões informadas.
O percurso de aprendizagem foi testado e melhorado, antes de ser implementado em todo o mundo. Atingiu uma pontuação NPS de 44,5 com base nos contributos de mais de 300 formandos que completaram mais de 3.300 atividades de aprendizagem individuais e obtiveram mais de 600 distintivos de aprendizagem.
Celebrando o sucesso
“O conteúdo foi criado em parceria com a Cegos e experts no assunto”, diz Olga Fatkhi, M&S Learning Manager na JTI. “Isto ajudou a garantir que fosse direto ao ponto e que pudéssemos gerir as atualizações de conteúdo quando necessário. É uma ferramenta viva que evolui à medida que evoluímos como empresa. A Cegos aplicou uma sólida estrutura de aprendizagem digital para garantir que o conteúdo e a experiência de aprendizagem sejam envolventes e eficientes.”
Nem todos os programas de onboarding podem ser diretamente transferidos para a entrega digital desta forma. No entanto, nos casos em que isso é possível, as eficiências e o maior envolvimento valem o investimento inicial em tempo e dinheiro.
Este projeto excecional foi reconhecido pelos Brandon Hall Group Excellence Awards. Trata-se de um prémio global que recompensa a inovação e as realizações no domínio da gestão do capital humano. O grupo anunciou recentemente que o projeto conduzido pela JTI e pela Cegos conquistou o primeiro lugar (“Gold Award”) na categoria “Best Custom Content Learning Development”.
Se quiser saber mais sobre como a Cegoc pode ajudar a sua empresa a criar programas de onboarding que fazem a diferença, contacte-nos hoje mesmo.