People Engagement Survey: como a CUF transformou escuta em desenvolvimento contínuo

5 de novembro de 2025

A CUF é um exemplo de como o People Engagement Survey pode ser um ponto de partida para a transformação organizacional. 

Com uma cultura fortemente orientada para a melhoria contínua, a CUF recorre a esta ferramenta estratégica para ouvir os seus colaboradores, antecipar riscos, alinhar prioridades e fundamentar decisões em dados concretos. 

Em 2025, este percurso foi reconhecido com a distinção nos People Engagement Awards, confirmando o compromisso da organização em colocar as pessoas no centro das suas decisões. 

“Um dos principais impulsionadores da participação da CUF no People Engagement Survey foi a nossa orientação estratégica para a melhoria contínua. Reconhecemos que este inquérito representava um instrumento de excelência para identificar boas práticas, tanto ao nível interno – através da aposta na comparabilidade e na análise da evolução – como ao nível externo. Esta perspetiva externa permitiu-nos realizar benchmarking e solidificar o posicionamento da CUF no mercado, alinhado com a nossa Proposta de Valor para o Colaborador, que temos vindo a desenvolver. 
Ficámos profundamente satisfeitos com os resultados obtidos. Interpretámo-los como um reconhecimento do trabalho contínuo que as lideranças da CUF, em conjunto com as iniciativas dedicadas aos nossos colaboradores, têm vindo a realizar ao longo dos anos.” 
Mariana Nunes, Head of Talent & Development da CUF 

Do diagnóstico à ação: formação e desenvolvimento como prioridade

Os resultados do último diagnóstico evidenciaram um eixo estratégico claro: a formação.

Os colaboradores da CUF identificaram esta dimensão como uma das mais relevantes para o futuro da organização e a resposta foi imediata. 

“No âmbito do último diagnóstico efetuado, os nossos colaboradores identificaram a formação disponibilizada pela organização como um dos fatores mais relevantes e prioritários para a evolução da CUF nos próximos anos. Na sequência desta auscultação, a CUF — que historicamente investe fortemente no aumento de competências das suas equipas — reconheceu que é possível fazer ainda mais nesta matéria e redobrou a sua atenção a esta dimensão, continuando a promover uma cultura de aprendizagem contínua.” 

Do diagnóstico à ação: formação e desenvolvimento como prioridade

A CUF reforçou o investimento em projetos de formação e desenvolvimento, abrangendo múltiplos eixos de atuação: 

  • Programas de liderança e estratégia, mentoring interno e coaching direcionados à gestão; 
  • Formação em Inteligência Artificial, com foco na capacitação digital e na condução de projetos de transformação; 
  • Aposta em metodologias de simulação para o treino técnico e comportamental, desde a cirurgia minimamente invasiva à comunicação de más notícias em Oncologia; 
  • Projetos de saúde mental, como o programa de apoio ao luto dos profissionais de saúde; 
  • Formação em atendimento inclusivo, com a meta de capacitar 2500 profissionais até 2028; 
  • Bolsas de doutoramento e comparticipações em pós-graduações, num investimento de 130 mil euros apenas em 2024. 

Um impacto visível: equipas mais capacitadas e líderes mais conscientes

As equipas da CUF acolheram estas iniciativas com entusiasmo. 
Segundo Mariana Nunes, a recetividade foi “excelente”, traduzindo-se em altos níveis de participação e satisfação

Os resultados são visíveis no quotidiano: 

  • líderes mais conscientes do seu papel no futuro da organização; 
  • profissionais com mindset digital e foco na automatização com valor acrescentado
  • e equipas mais capacitadas, contribuindo para a humanização e excelência dos cuidados prestados aos doentes. 

Bem-estar, sustentabilidade e equilíbrio: uma abordagem integrada

Paralelamente ao eixo da formação, a CUF reforçou o seu compromisso com o bem-estar, a sustentabilidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

  • Renovação da certificação EFR – Empresa Familiarmente Responsável, com medidas como o “Nascer na CUF”, o cabaz escolar alargado ao pré-escolar e majorações para dependentes com incapacidade; 
  • Aposta no reskilling e upskilling, através de bolsas de estudo e políticas de partilha de conhecimento; 
  • Redução do consumo de papel em três milhões de folhas face a 2023, evitando o abate de mais de 300 árvores; 
  • Planos de mobilidade interna e modelos de funções mais estruturados
  • Promoção de team buildings como instrumentos de retenção e engagement; 
  • Projetos premiados como o Fator CUF e o CUFCast, reconhecidos pela sua inovação em comunicação interna; 
  • Política de trabalho híbrido e flexibilidade de horários, garantindo equilíbrio sem perder ligação entre equipas. 

Uma cultura com propósito

Todas estas iniciativas convergem num propósito partilhado: 

“Pela Vida, com Humanidade e Excelência.” 

“Este é um verdadeiro ciclo virtuoso, e acreditamos que o eixo da formação e do desenvolvimento é um dos principais motores que nos orienta nesta jornada de crescimento e melhoria contínua. 
Escutámos os nossos colaboradores e, embora tenhamos identificado uma área onde já nos considerávamos fortes, a formação, decidimos ir mais além. Reforçamos o investimento e observámos o impacto das iniciativas, que não só potenciaram competências cruciais nos nossos colaboradores, como também tiveram um efeito visível na qualidade dos cuidados que prestamos. 
A tudo isto acresce o facto de sabermos que uma consequência natural deste investimento é o reforço da CUF enquanto empregador de referência, uma vez que reconhecemos que um dos fatores mais valorizados é precisamente esta aposta contínua no desenvolvimento dos nossos colaboradores.” 
— Mariana Nunes, Head of Talent & Development da CUF 

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People Engagement Survey | Caso Samsys 

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Escrito por

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A Cegoc está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A Cegoc é parte do Grupo Internacional Cegos, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência. Saiba mais
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