Os conflitos são um aspeto inerente à dinâmica de uma equipa. Confrontados com um conflito, os gestores sentem-se muitas vezes impotentes, permitindo que a situação se deteriore e causando assim uma perda de eficácia na sua equipa.
Ao longo desta formação, além de descobrir como enfrentar estas situações difíceis, preservando as relações, vai também desenvolver a sua capacidade de regular e transformar o conflito numa oportunidade de progresso, tanto de forma individual como coletiva.
Antes
Atividades de aprendizagem digital para se preparar para a formação e a sua implementação:
- Definição dos objetivos do treino
- Realização de uma autoavaliação das suas competências
Durante - Sessão de Grupo
1 - Diferenciar problema, tensão, crise e conflito- Definir conflito e identificar as suas fontes
- Os gestores devem evitar sempre os conflitos?
- Compreender as principais causas e fatores que desencadeiam os conflitos
Na prática: Refletir sobre as suas próprias situações, sucessos e fracassos
2 - Adotar comportamentos eficazes para resolver conflitos- Identificar as estratégias das partes interessadas: distinguir entre constrangimento e poder
- Identificar e utilizar a sua margem de manobra para gerir conflitos
- Adotar uma atitude aberta para restabelecer a confiança
- Lidar com conflitos: presencialmente, à distância, em teletrabalho
Na prática: Praticar a forma de avaliar e abordar a intensidade do conflito
3 - Assumir a responsabilidade perante o conflito- Tomar consciência do que, no seu comportamento de gestão, pode gerar conflitos
- Dar um passo atrás para reconhecer os seus próprios erros e gerir as suas emoções
Na prática: Desenvolver um plano de ação em pares - os meus pontos fortes, os meus obstáculos pessoais ao lidar com conflitos e as lacunas e desafios a ultrapassar
4 - Utilizar a mediação ou a arbitragem para resolver conflitos- Regulamentar utilizando a ferramenta 'DESC' para evitar uma escalada
- Estabelecimento de um processo regulamentar
- Recurso à arbitragem para resolver situações urgentes ou de impasse
Na prática: Analisar situações e soluções de conflito com os seus pares utilizando a abordagem de co-desenvolvimento
Depois
Atividades de aprendizagem digital para facilitar a implementação da sua aprendizagem no local de trabalho:
- Ferramentas prontas a usar
- Programa de microprática por e-mail
Avaliação
Um questionário online para avaliar as suas competências adquiridas