Formação - Gestão de conflitos para gestores

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Duração
2 Dias

Referência
6198

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A nossa equipa está aqui para ajudar.
Destinatários

Destinatários

Destinatários

Todos os gestores, sejam eles hierárquicos, funcionais ou gestores de projeto

Pré-requisitos

N/A
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Os conflitos são um aspeto inerente à dinâmica de uma equipa. Confrontados com um conflito, os gestores sentem-se muitas vezes impotentes, permitindo que a situação se deteriore e causando assim uma perda de eficácia na sua equipa. 

Ao longo desta formação, além de descobrir como enfrentar estas situações difíceis, preservando as relações, vai também desenvolver a sua capacidade de regular e transformar o conflito numa oportunidade de progresso, tanto de forma individual como coletiva.

Antes

Atividades de aprendizagem digital para se preparar para a formação e a sua implementação:
  • Definição dos objetivos do treino
  • Realização de uma autoavaliação das suas competências

Durante - Sessão de Grupo

1 - Diferenciar problema, tensão, crise e conflito
  • Definir conflito e identificar as suas fontes
  • Os gestores devem evitar sempre os conflitos?
  • Compreender as principais causas e fatores que desencadeiam os conflitos
Na prática: Refletir sobre as suas próprias situações, sucessos e fracassos

2 - Adotar comportamentos eficazes para resolver conflitos
  • Identificar as estratégias das partes interessadas: distinguir entre constrangimento e poder
  • Identificar e utilizar a sua margem de manobra para gerir conflitos
  • Adotar uma atitude aberta para restabelecer a confiança
  • Lidar com conflitos: presencialmente, à distância, em teletrabalho
Na prática: Praticar a forma de avaliar e abordar a intensidade do conflito

3 - Assumir a responsabilidade perante o conflito
  • Tomar consciência do que, no seu comportamento de gestão, pode gerar conflitos
  • Dar um passo atrás para reconhecer os seus próprios erros e gerir as suas emoções
Na prática: Desenvolver um plano de ação em pares - os meus pontos fortes, os meus obstáculos pessoais ao lidar com conflitos e as lacunas e desafios a ultrapassar

4 - Utilizar a mediação ou a arbitragem para resolver conflitos
  • Regulamentar utilizando a ferramenta 'DESC' para evitar uma escalada
  • Estabelecimento de um processo regulamentar
  • Recurso à arbitragem para resolver situações urgentes ou de impasse
Na prática: Analisar situações e soluções de conflito com os seus pares utilizando a abordagem de co-desenvolvimento

Depois

Atividades de aprendizagem digital para facilitar a implementação da sua aprendizagem no local de trabalho:
  • Ferramentas prontas a usar
  • Programa de microprática por e-mail

Avaliação

Um questionário online para avaliar as suas competências adquiridas
Objetivos

Objetivos

  • Diagnosticar e analisar os diferentes tipos e níveis de conflito
  • Reconhecer a sua esfera de influência na resolução de conflitos
  • Aumentar o conforto e a eficácia na gestão de conflitos
  • Resolver eficazmente situações pós-conflito e restaurar a confiança
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Esta formação centra-se na aplicação de competências em situações reais de trabalho, combinando as vantagens da formação em grupo com atividades individuais de aprendizagem digital para uma maior eficácia.​ 
  • Um best-seller de formação elogiado por milhares de formandos. 
  • Esta formação é elegível para 14 PDUs na área de Power Skills, para manter a certificação PMP ou PgMP.