Formação - Design Thinking: Centrar a inovação no cliente

  • Idiomas disponíveis     image/svg+xml         image/svg+xml  
Duração
2 Dias

Referência
8865

Interessado nesta formação ou precisa de uma solução mais personalizada?
A nossa equipa está aqui para ajudar.
Destinatários

Destinatários

Destinatários

  • Qualquer pessoa responsável por um projeto de inovação.
  • Gestores responsáveis pela implementação e liderança da inovação.
  • Gestores de projetos de desenvolvimento de novos produtos/serviços.
  • Gestores de R&D, gestores de marketing. Gestores de produtos de marketing, gestores de vendas, diretores comerciais.

Pré-requisitos

Nenhum
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

O Design Thinking é uma abordagem inovadora com origem na Califórnia que se inspira na mentalidade dos designers, colocando as necessidades do cliente e a experimentação no centro do processo. Esta formação permite aos participantes descobrir e praticar a abordagem de cinco passos do Design Thinking.

O processo de Design Thinking baseia-se em três pilares:
  • Empatia: colocar o cliente no centro da inovação, compreender as suas motivações profundas e antecipar as suas necessidades.
  • Criatividade: procurar ideias originais que satisfaçam verdadeiramente as necessidades do cliente.
  • Prototipagem: acelerar a curva de aprendizagem, expor rapidamente o cliente às soluções propostas e reduzir os riscos.

Antes

Atividades de aprendizagem digital de preparação para a formação:
•Definir os objetivos da formação.
•Realizar uma autoavaliação das suas competências.

Durante – Sessões de grupo

1 – Compreender o Mindset e os princípios fundamentais da abordagem
  • Compreender a mudança de paradigma trazida pelo Design Thinking
  • Posicionar o Design Thinking entre outras abordagens de inovação (Lean Startup, Agilidade)
  • Explorar o processo de Design Thinking
2 – Explorar a perspetiva do utilizador: criar empatia
  • Criar empatia genuína com o cliente através de quatro ferramentas:
    • Personas: perfis de utilizadores representativos
    • Mapa de experiência do cliente
    • Questionamento estruturado WHW (What, How, Why)
    • Mapa de empatia: visualizar necessidades e motivações

3 – Definir a necessidade real
  • Utilizar três ferramentas para a definição precisa da necessidade:
    • Saturação e agrupamento de insights
    • Ângulo de abordagem ao problema
    • Técnica da questão paradoxal
  • Estruturar o desafio concreto a resolver para satisfazer as necessidades do cliente
4 - Ideação criativa
  • Dinamizar sessões de criatividade eficazes
  • Utilizar quatro ferramentas de criatividade: exercícios de aquecimento, brainstorming, Ciclos criativos iterativos e metodologias de seleção e priorização de ideias
5 – Prototipar e testar a solução
  • Desenvolver protótipos tangíveis da solução
  • Construir um pitch convincente para a sua inovação
  • Desenvolver um protótipo da solução
  • Colocar o cliente no centro do processo de validação através de duas ferramentas:
    • Técnica das três frases de apreciação
    • Grelha de síntese de opiniões

Depois

Atividades digitais para facilitar a transferência da aprendizagem para o local de trabalho:
  • Ferramentas de implementação,

Avaliação

Questionário online para avaliar as competências adquiridas.
Objetivos

Objetivos

  • Implementar a abordagem do Design Thinking para inovar em produtos e serviços.
  • Utilizar ferramentas de Design Thinking em cada fase do processo
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Esta formação centra-se na aplicação de competências em contexto de trabalho. Para garantir uma maior eficácia conjuga os benefícios da formação em grupo a atividades individuais digitais para consolidação da aprendizagem e sua transferência para o local de trabalho.
  • É apresentado um estudo de caso que permite praticar a aplicação da abordagem e das suas ferramentas.
  • Um best-seller de formação elogiado por milhares de formandos.
  • Esta formação é elegível para 14 PDUs na área Power Skillss, para manter a sua certificação PMP or PgMP.
Design Thinking: Centrar a inovação no cliente