Onboarding Digital

Maior agilidade para planear marketing e vendas à escala mundial

A JTI quis transformar o seu onboarding para a área de Marketing e Vendas (M&S), tornando-o exclusivamente digital. Para concretizar esse objetivo contou com a parceria do Grupo Cegos, em particular da equipa de Learning Excellence da Cegos Swiss.

O Cliente

A JTI – Japan Tobacco International tem quase 50.000 colaboradores espalhados por mais de 130 países (incluindo Portugal), dedicando-se à produção e comercialização de tabaco e cigarro eletrónico. É a detentora, entre outras, das conhecidas marcas Winston, Camel, Mevius e LD.

O Desafio/Necessidade do Cliente

Conseguir um onboarding mais eficaz na área de Marketing e Vendas (M&S), respondendo ao requisito essencial da rapidez na prontidão para o desempenho de funções. Este programa teria de ser digital, atendendo à agilidade exigida pela multiplicidade de profissionais, espaços e realidades envolvidos.

A Solução

O M&S Xplained, o programa oficial de onboarding de Marketing e Vendas (M&S): um percurso de aprendizagem digital e global, mas ao mesmo tempo individualizado (com um ritmo próprio) e com maior flexibilidade, que desenvolve o conhecimento e a compreensão das funções e elementos essenciais de M&S (incluindo o alinhamento com as atividades estratégicas), dirigido a todos os recém-chegados, mas também aos colaboradores que necessitem de atualizar os seus conhecimentos nesta área.

A Implementação

Para responder à exigência de um programa de onboarding integralmente digital, no qual os conteúdos devem ser pertinentes e com capacidade de envolver os formandos, as equipas de aprendizagem M&S da JTI e de Excelência de Aprendizagem da Cegos Swiss aliaram os seus conhecimentos e adotaram uma abordagem ágil para criar conteúdos dinâmicos. Utilizaram a metodologia de Design Thinking para garantir que o percurso de aprendizagem seria relevante, tendo-o testado e aperfeiçoado antes da sua implementação em todo o mundo.

A IMPLEMENTAÇÃO

Resultados

Pontuação NPS de 44,5

300 formandos

3.300 atividades individuais

600 emblemas de aprendizagem

Um percurso de aprendizagem digital, centrado no formando e ao seu próprio ritmo, oferece uma aprendizagem flexível, autónoma e atempada.
Isto elimina a necessidade de onboarding no local, poupando tempo aos experts e aos recém-chegados, permite um alcance global e assegura o alinhamento e a consistência;

Medalha de ouro nos Brandon Hall Group Excellence Awards, na categoria “Best Custom Content Learning Development”.

Fatores-Chave

A cocriação de conteúdos com uma equipa multifuncional de experts garante a sua aplicabilidade e relevância;

Integração do percurso de aprendizagem digital no ecossistema da empresa com a consequente melhoria do acesso, da visibilidade e do acompanhamento dos progressos;

A utilização de um quadro de aprendizagem digital robusto garante uma experiência de aprendizagem altamente envolvente e eficaz e permite a escalabilidade e a sustentabilidade;

A incorporação de um sistema de avaliação consistente permite aos formandos consolidar os conhecimentos e à equipa de aprendizagem acompanhar, medir, melhorar e tomar decisões informadas.

Na 1ª Pessoa

A viagem de aprendizagem M&S XPlained foi um enorme sucesso. A qualidade e a variedade dos objetos de aprendizagem, bem como a facilidade de navegação do LearningHub, ajudaram a envolver verdadeiramente os nossos formandos. Em todas as fases, os participantes foram apoiados e orientados no seu percurso, fazendo uma diferença positiva no desempenho da empresa.

Olga Fatkhi, Global M&S Learning Manager, JTI