Onboarding Digital
Maior agilidade para planear marketing e vendas à escala mundial
A JTI quis transformar o seu onboarding para a área de Marketing e Vendas (M&S), tornando-o exclusivamente digital. Para concretizar esse objetivo contou com a parceria do Grupo Cegos, em particular da equipa de Learning Excellence da Cegos Swiss.
O Cliente
A JTI – Japan Tobacco International tem quase 50.000 colaboradores espalhados por mais de 130 países (incluindo Portugal), dedicando-se à produção e comercialização de tabaco e cigarro eletrónico. É a detentora, entre outras, das conhecidas marcas Winston, Camel, Mevius e LD.
O Desafio/Necessidade do Cliente
Conseguir um onboarding mais eficaz na área de Marketing e Vendas (M&S), respondendo ao requisito essencial da rapidez na prontidão para o desempenho de funções. Este programa teria de ser digital, atendendo à agilidade exigida pela multiplicidade de profissionais, espaços e realidades envolvidos.
A Solução
O M&S Xplained, o programa oficial de onboarding de Marketing e Vendas (M&S): um percurso de aprendizagem digital e global, mas ao mesmo tempo individualizado (com um ritmo próprio) e com maior flexibilidade, que desenvolve o conhecimento e a compreensão das funções e elementos essenciais de M&S (incluindo o alinhamento com as atividades estratégicas), dirigido a todos os recém-chegados, mas também aos colaboradores que necessitem de atualizar os seus conhecimentos nesta área.
A Implementação
Para responder à exigência de um programa de onboarding integralmente digital, no qual os conteúdos devem ser pertinentes e com capacidade de envolver os formandos, as equipas de aprendizagem M&S da JTI e de Excelência de Aprendizagem da Cegos Swiss aliaram os seus conhecimentos e adotaram uma abordagem ágil para criar conteúdos dinâmicos. Utilizaram a metodologia de Design Thinking para garantir que o percurso de aprendizagem seria relevante, tendo-o testado e aperfeiçoado antes da sua implementação em todo o mundo.
Resultados
Pontuação NPS de 44,5
300 formandos
3.300 atividades individuais
600 emblemas de aprendizagem
Um percurso de aprendizagem digital, centrado no formando e ao seu próprio ritmo, oferece uma aprendizagem flexível, autónoma e atempada.
Isto elimina a necessidade de onboarding no local, poupando tempo aos experts e aos recém-chegados, permite um alcance global e assegura o alinhamento e a consistência;
Medalha de ouro nos Brandon Hall Group Excellence Awards, na categoria “Best Custom Content Learning Development”.
Fatores-Chave
Na 1ª Pessoa
A viagem de aprendizagem M&S XPlained foi um enorme sucesso. A qualidade e a variedade dos objetos de aprendizagem, bem como a facilidade de navegação do LearningHub, ajudaram a envolver verdadeiramente os nossos formandos. Em todas as fases, os participantes foram apoiados e orientados no seu percurso, fazendo uma diferença positiva no desempenho da empresa.
Olga Fatkhi, Global M&S Learning Manager, JTI