FAQ

Perguntas Frequentes sobre o People Engagement Survey

A página de Perguntas Frequentes do People Engagement Survey da Cegoc oferece esclarecimentos essenciais para organizações interessadas em participar nesta iniciativa.

Aqui, são abordados temas como o calendário do estudo, o processo de inscrição, critérios de elegibilidade e detalhes sobre a participação, incluindo o acesso à área reservada e a gestão dos inquéritos.

Este recurso visa facilitar a compreensão do funcionamento do People Engagement Survey, promovendo uma participação informada e eficaz por parte das organizações.

Qual o calendário do People Engagement Survey? 

  • Inscrições Grátis: Poderá fazer a inscrição gratuita da sua Organização a qualquer altura do ano. No sentido de assegurar que a sua Organização é elegível para premiação na edição atual, os inquéritos deverão ser preenchidos até 15 de dezembro. 
  • Respostas ao Inquérito a Participantes e ao Inquérito das Práticas Gestão: O período de preenchimento dos inquéritos é definido pelo próprio interlocutor, na Área da Organização. Caso sejam preenchidos inquéritos em papel, os mesmos deverão ser devolvidos à Cegoc até à data-limite de preenchimento definida pelo interlocutor 
  • Análise e Consolidação da Informação para apuramento das Organizações Premiadas: janeiro/fevereiro. 
  • Cerimónia de Entrega de Prémios e Divulgação Pública de resultados (Organizações premiadas): março/abril do ano seguinte. 

Como se processa a inscrição no People Engagement Survey? 

A inscrição da sua Organização pode ser efetuada de acordo com os seguintes passos: 

Identificação do Interlocutor 

Todas as Organizações que pretendam participar no People Engagement Survey deverão identificar uma pessoa responsável / interlocutor do estudo, que fará a articulação com a Cegoc. 

Preenchimento de dados 

O Interlocutor deverá carregar na opção Inscrição gratuita e preencher os campos de informação relativos ao Interlocutor e à organização participante que representa. Note que a inscrição apenas poderá ser efetuada online. 

Receção automática de password de acesso 

Após a submissão da inscrição, a pessoa responsável receberá automaticamente na sua caixa de correio eletrónico uma password. 
Esta é a password a utilizar para aceder à Área da Organização, nas diversas fases do processo. 
O registo online é suficiente para confirmar a inscrição da Organização no People Engagement Survey, não sendo necessário o cumprimento de qualquer formalidade adicional 

É possível alterar os dados inseridos após submetida a inscrição? 

Para aceder e/ou alterar os dados que preencheu, relativos à pessoa responsável ou à Organização que representa, deverá carregar no botão “Login” e digitar a password que lhe foi atribuída. 

Quais as organizações que se podem inscrever no People Engagement Survey? 

Qualquer Organização coletiva, com um mínimo de 10 colaboradores. 

Qual o custo de inscrição e de participação? 

A inscrição e participação no estudo são totalmente gratuitas com oferta de um Relatório de posicionamento. 

Quais as formas de responder ao Inquérito?

Os colaboradores poderão responder ao inquérito online. O interlocutor deverá enviar um e-mail aos seus colaboradores contendo o link de acesso ao inquérito. Na Área “Login”, o interlocutor terá acesso a todas as instruções necessárias para conduzir o processo de preenchimento dos inquéritos, dispondo de um e-mail tipo que poderá utilizar e adaptar conforme entenda necessário. 

Caso não seja possível o preenchimento do inquérito por falta de acesso aos devidos meios informáticos ou email corporativo, os colaboradores poderão preencher o inquérito em papel (esta opção é aplicável apenas a Organizações que estejam impossibilitadas de participar em formato online e que adquiram a Análises Adicionais de Informação - ver Pedidos de Análise Adicional). 

Em nome da sustentabilidade, agradecemos que se incentive os colaboradores a responderem online, de forma a facilitar o processo. 

Em qualquer caso, os interlocutores devem garantir que os inquéritos são preenchidos e devolvidos à Cegoc, de forma confidencial e assegurar a sinceridade e transparência das respostas. 

Como poderão ser usados os dados fornecidos pelas organizações participantes? 

A informação recolhida é de carácter confidencial e será usada exclusivamente para o tratamento de dados no sentido de apurar o clima Organizacional dos participantes assim como para a análise estatística dos resultados consolidados. 

A Cegoc garante a total confidencialidade ao longo de todo o processo. 

Como é feita a divulgação de resultados 

Os resultados consolidados da globalidade das Organizações participantes poderão ser divulgados publicamente, mantendo o anonimato das mesmas. Os resultados específicos de cada Organização participante apenas serão divulgados às respetivas Organizações. 

Apenas serão divulgados publicamente os nomes das Organizações premiadas. Independentemente da classificação, todas as Organizações participantes terão acesso a um relatório gratuito, de posicionamento, com as principais conclusões sobre as vertentes analisadas no estudo 

Pedidos de Análise/Relatórios 

Após a divulgação pública dos resultados globais e das Organizações premiadas, será enviada a cada Organização participante um relatório com informação confidencial sobre o posicionamento global da mesma face ao mercado que inclui informação dos resultados globais do estudo, assim como o resumo do posicionamento global da Organização participante face ao mercado, comparando-a com Organizações de dimensão semelhante. 

Todas as Organizações terão, também, a possibilidade de solicitar informação adicional mais detalhada relativamente aos seus resultados no estudo. Neste sentido, é possível requerer os seguintes pedidos adicionais (custo associado - acresce IVA): 

Relatório da Organização

  • Relatório que inclui informação dos resultados globais do estudo, assim como o posicionamento detalhado, por dimensão, subdimensão de análise, blocos adicionais e questões face ao mercado, comparando-a com Organizações de dimensão semelhante: 715€; 

Relatório Específico Interno

  • Relatório que inclui informação dos resultados globais do estudo, assim como a desagregação dos dados (customizada por área/direção, antiguidade, localização etc., consoante o pretendido pela Organização cliente) com o posicionamento detalhado, por dimensão, subdimensão de análise, blocos adicionais e questões face ao mercado, comparando-a com Organizações da mesma dimensão. 
    • Grandes Empresas com mais de 1000 colaboradores: 5.100€ 
    • Grandes Empresas (entre 251 e 1000 colaboradores): 3.890€ 
    • Médias Empresas (entre 51 e 250 colaboradores): 2.550€ 
    • Pequenas Empresas (até 50 colaboradores): 1.300€ 

Relatório de Benchmark

  • Relatório que inclui informação dos resultados globais do estudo, e posicionamento detalhado por dimensão, subdimensão de análise, blocos adicionais e questões face ao mercado, comparando-a com um conjunto de Organizações com determinadas características escolhidas pela Organização Cliente (Ex.: setor de atividade, high performers, taxa de participação, etc.).:1.800€; 

Relatório de Análise Comparativa face a Anos Anteriores

  • Aplicado a quem participou em edições anteriores e que analisa a evolução em todas as dimensões e questões. Inclui informação dos resultados globais do estudo da edição atual e edição anterior, assim como o posicionamento detalhado, por dimensão, subdimensão de análise, blocos adicionais e questões face ao mercado, comparando-a com Organizações de dimensão semelhante: 1.800€; 

Relatório de Envolvimento Organizacional

  • Relatório que inclui informação dos resultados globais do estudo, assim como o posicionamento detalhado, por dimensão, subdimensão de análise, blocos adicionais e questões face ao mercado, comparando-a com Organizações de dimensão semelhante. Contém um capítulo que analisa o nível de envolvimento e intenção de saída dos colaboradores comparando-o com o mercado (por Tipologia da Organização com a dispersão pelos quadrantes): 1,000€; 

Realização de um Workshop

  •  Em paralelo, de forma a trabalhar os resultados provenientes dos diferentes relatórios, poderá realizar-se workshop(s) com representantes da Organização a selecionar pelo cliente. O objetivo da sessão passa por promover a reflexão, análise e discussão dos resultados da Organização onde no final se poderão identificar iniciativas e construir um plano de ação concreto e exequível para endereçar os diferentes temas: 1.,800€ 

Condições de faturação: 50% com os Pedidos de Análise/Relatórios, 50% no momento da entrega do Relatório.