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Formação - Avaliação de Desempenho na ótica das competências (SIADAP 3)

  • Á distância
  • Essencial
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
14 horas

Preço
385,00 €  + IVA

Referência
1396
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Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A frequência deste curso irá possibilitar aos participantes o aperfeiçoamento e o treino na operacionalização dos critérios relacionados com a avaliação das competências em sede de SIADAP3, dos trabalhadores na administração publica, a partir do ReCAP.

Pretende-se reduzir as margens de subjetividade na avaliação do desempenho através da disseminação de uma metodologia que permite a partilha de critérios comuns e proporciona aos avaliadores e avaliados uma compreensão mais objetiva e promotora da melhoria dos desempenhos profissionais e dos comportamentos adequados ao perfil desejado dos postos de trabalho.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Avaliadores e avaliados que desejem aperfeiçoar os seus conhecimentos e práticas em torno da avaliação das competências no SIADAP 3, a partir do Referencial de competências da administração pública – ReCAP.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (4 dias / 14h00m)

1 - A importância do papel do avaliador

  • O objeto da avaliação
  • Erros tipo na avaliação do desempenho

2 - A Avaliação das competências (SIADAP3)

  • O Referencial de competências da Administração Pública – ReCAP

3 - Elaboração do perfil de competências

  • As características dos postos de trabalho
  • Identificação das competências nucleares e funcionais

4 - A monitorização na avaliação do desempenho

  • Elaboração dos mapas de monitorização

5 - Análise da informação e classificação final do (a) avaliado (a)

Objetivos

Objetivos

  • Reconhecer a importância do papel do avaliador e de um perfil de competências chave enunciadas no ReCAP, no âmbito do SIADAP 3;
  • Identificar os erros mais comuns na avaliação do desempenho;
  • Identificar os aspetos a considerar na avaliação e gestão do desempenho por competências;
  • Listar as competências do ReCAP de acordo com as características e atividades dos postos de trabalho;
  • Conceber mapas de monitorização dos comportamentos a avaliar;
  • Analisar a informação obtida e gerar a classificação final do avaliado.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Esta formação é predominantemente ativa com apelo à experiência profissional de cada participante e recurso a análise de situações problema e exercícios práticos.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Formação com uma forte componente prática.
Formadora

Formadora

 

Margarida Segurado

Mestrado em Politicas e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE),1999.


Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), 1987.
Formadora na área Comportamental da Gestão desde 1999 para diversas entidades publicas com destaque para a Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, o INSA, a ACT, a Secretaria - geral do Ministério da Educação, o Departamento de Recursos Humanos da Saúde, a Universidade de Coimbra a Direção Geral das Autarquias Locais, e privadas como a Competir, a Find the Answer, entre outras.


Integrou o grupo de trabalho DGAEP/INA responsável pela elaboração do Programa para o curso sobre “Entrevista de Avaliação de Competências” como método de seleção no âmbito da Portaria 83A /2009. Elaborou os instrumentos de suporte para a aplicação e análise da informação da Entrevista de Avaliação de Competências.


Formadora do curso de Entrevista de Avaliação de Competências para diversas entidades da Administração Publica Central e Local desde 2009.
Formadora de Atendimento ao Público para diversas entidades públicas da Administração Central e Local.


Docente Universitária desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias (ULHT) e no Instituto Superior Politécnico do Oeste.
Formadora do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF/IEFP) nas modalidades inicial e continua da Formação Pedagógica de Formadores desde 1991;
Coordenadora metodológica de projetos de investigação entre 2000 e 2006 no Centro de Investigação e Educação Continua de Adultos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT


Investigadora do domínio da formação de adultos desde 2000 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ¨ Concetora de recursos Multimédia para o ensino a distancia entre 2001 e 2003,em colaboração com a Universidade de Aveiro;
Autora de publicações no âmbito da formação de adultos em edições da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional, designadamente “Liderança e Animação de Grupos”, Coleção Formar Pedagogicamente” e “Estratégias Pedagógicas” Referencial para a Formação Continua de Formadores.


Exercício de atividade clínica em regime privado (exame psicológico, aconselhamento e apoio) desde 1989.

Datas

  • 385,00 € + IVA
    Inscreva-se
    12 fev ( 9h30 – 13h00 e 14h00- 17h30) 13 e 14 fev (9h30 – 13h00 )
Formação - Avaliação de Desempenho na ótica das competências (SIADAP 3)