Formação - CLAV: classificação e avaliação da informação pública: implementação
Á distância
- Essencial
A Portaria n.º 112/2023 aprovou o Regulamento para a Classificação e Avaliação da Informação Arquivística da Administração Local, determinando que as entidades devem elaborar um Plano de Preservação Digital.
Esta formação pretende dar a conhecer a Portaria n.º 112/2023, bem como as estratégias para a sua implementação eficaz.
Para as entidades que já estão na fase de implementação, é importante realizar sessões periódicas de atualização e correção de procedimentos;
Destinatários
Para Quem?
- Dirigentes, técnicos superiores, coordenadores técnicos e assistentes técnicos de entidades que têm ou pretendem implementar o Regulamento para a Classificação e Avaliação da Informação Arquivística da Administração Local.
Pré-requisitos:
- Os formandos devem trabalhar com um sistema de gestão documental de modo a perceber a problemática da gestão de informação.
Percurso de aprendizagem
Objetivos
- Compreender os contextos legais e organizacionais relacionados com a gestão da informação;
- Compreender a lógica funcional inerente à classificação explanada na Portaria 112/2023;
- Perceber a Macroestrutura funcional, funções e subfunções;
- Compreender a necessidade de preservação da autenticidade e integridade da informação;
- Compreender o ato de classificação assim como o processo de avaliação associado a cada código classificativo;
- Perceber a importância da avaliação analógica e digital da documentação;
- Compreender as necessidades inerentes à Preservação Digital.
Métodos pedagógicos
- Nesta formação são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos, simulações e partilha de experiências entre os participantes), intercaladas com o método expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.
Pontos fortes
- Formação prática e ajustada para entidades que podem estar em vários estádios de implementação da Portaria 112/2023, permitindo partilhas sobre o processo de implementação, erros a evitar e soluções de criação, atualização e correção de procedimentos.
Formadora
Sónia Negrão
Licenciada em História, pela Universidade de Évora, é atualmente técnica superior de arquivo no Arquivo do Município de Albufeira. Começou a carreira, através de um estágio, no Arquivo Municipal de Silves, e em 2005 passou a integrar o quadro do Arquivo do Município de Albufeira.
Exerceu em simultâneo, entre 2005 e 2010, as funções de docente na Escola Superior de Saúde, e durante este período especializou-se em Ciências da Informação – ramo arquivos, pela Universidade de Évora.
O seu percurso combina o ensino, a investigação histórica e a formação na área da Arquivística. Foi Presidente da Delegação Sul da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, entre 2017-2019. Integra os grupos de trabalho da RAalg sobre Preservação Digital e Serviço Educativo nos Arquivos. É membro fundador da Rede de Arquivos do Algarve.
Datas
- 263,00 € + IVAInscreva-se7, 9, 11, 14, 16 e 17 de abril de 2025, das 9h30 às 13h00
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- Monitoria por um formador sénior, experiente e certificado;
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- O envio de todos os suportes pedagógicos em formato eletrónico;
- Uma avaliação online dos formandos e da ação de formação.
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