New

Formação - Ética e cultura de integridade nas organizações

Conflitos de interesses, riscos de fraude e corrupção e a sua prevenção (o RGPC)

Num contexto de maior exigência legal, escrutínio público e responsabilidade organizacional, a ética e a integridade assumem um papel central na governação das organizações. A prevenção de conflitos de interesses, da fraude e da corrupção é hoje um fator crítico para a sustentabilidade, reputação e confiança, sendo o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) um instrumento essencial neste processo.

Este curso de formação apresenta uma abordagem prática e aplicada para compreender os principais riscos e capacitar os participantes para implementar, atualizar e operacionalizar os instrumentos do RGPC e contribui para o reforço da maturidade ética das organizações e para a mitigação de riscos legais, financeiros e reputacionais.

Informações práticas

Referência : 1508

  • Duração : 14 horas
  • Á distância
  • Essencial
Formação - Ética e cultura de integridade nas organizações

Destinatários

Para Quem?

  • Esta formação é dirigida a dirigentes, quadros técnicos e responsáveis com funções de gestão, controlo, auditoria, compliance e integridade, bem como a todos os profissionais envolvidos na implementação, acompanhamento e monitorização do RGPC.

Objetivos

  • Ética e promoção de integridade nas organizações
  • Caracterização do problema da fraude e da corrupção nas organizações
  • O RGPC – principais cuidados de elaboração, articulação e dinamização
  • Elaborar / atualizar os instrumentos do RGPC numa organização

Pontos fortes

  • Resposta direta às exigências do RGPC, apoiando as organizações no cumprimento e operacionalização dos seus instrumentos
  • Formação prática e aplicada, com exercícios orientados para a elaboração e atualização de documentos do RGPC
  • Abordagem integrada à ética e cultura de integridade, indo além do cumprimento formal das obrigações legais
  • Enquadramento normativo claro e atualizado, facilitando a compreensão dos riscos de fraude, corrupção e conflitos de interesses
  • Foco na prevenção e deteção de riscos, contribuindo para a mitigação de impactos legais, financeiros e reputacionais
  • Formador de reconhecida experiência académica e institucional, com profundo conhecimento da Administração Pública e da prevenção da corrupção

Pré-requisitos

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.

Percurso de aprendizagem

Descarregar o programa

Horários

As nossas formações começam às 9h e terminam entre as 17h e as 18h. Para o receber, os nossos centros estão abertos a partir das 8h. É-lhe oferecido um pequeno-almoço de boas-vindas antes da formação.