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Formação - Gestão da Carreira na Administração Pública

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Duração
14 horas

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Referência
1407
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É cada vez mais evidente para as entidades empregadoras públicas a necessidade de apostar na atração, retenção de talento e no estabelecimento de estratégias de gestão de carreira que garantam a motivação do trabalhador e o seu alinhamento com os objetivos da entidade empregadora pública.

Com este curso pretendemos, partindo da identificação das necessidades da entidade empregadora pública ao nível dos postos de trabalho e suas funções, estruturar um caminho que, com início na decisão de abertura de procedimento concursal, na seleção e recrutamento, acolhimento, conhecimento do trabalhador e dos fatores de motivação, avaliação de desempenho e definição do perfil de formação e eventual alteração de posto de trabalho, proporcionar ao trabalhador os mecanismos e fatores que garantam a sua motivação, empenho e realização profissional na carreira em que se encontra inserido.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Dirigentes, responsáveis pela gestão de recursos humanos e trabalhadores com funções no domínio da gestão de recursos humanos.

Pré-requisitos:

  • Conhecimentos prévios do enquadramento jurídico-laboral no que respeita ao conteúdo funcional dos postos de trabalho, dos procedimentos concursais, da avaliação do desempenho e do regime jurídico integrado da gestão de recursoshumanos. Alternativamente, na ausência destes conhecimentos prévios, este curso proporcionará os conhecimentos jurídicos para apoiar esta gestão da carreira.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (4 dias / 14h00m)

1 - O novo paradigma do regime de emprego na Administração Pública

  • O que mudou no regime de emprego na AP com a Lei dos Vínculos e Carreiras e com a Lei do Trabalho em Funções Publicas
  • A valorização das carreiras pelo mérito e avaliação e não pela antiguidade
  • A importância da responsabilização e motivação
  • Estrutura de carreiras mais flexível e dinâmica

2 - As carreiras na Administração Publica

  • A definição das carreiras no Mapa de Pessoal: elemento base de gestão de Recursos Humanos na AP
  • Uma estrutura mais simples e, simultaneamente, mais flexível
  • O regime geral de carreiras e a sua estruturação

3 - Competências para liderança, capacitação e inovação na AP: mecanismos de desenvolvimento e impacto

  • Os grandes objetivos/desafios para a Administração Publica
  • Captar e reter talento: recompensas e fatores (possíveis) de motivação
  • O papel do líder e os seus desafios e ferramentas para os superar
  • A capacitação dos trabalhadores: importância da formação e da avaliação do desempenho
  • Incentivos e mecanismos de inovação

4 - Desafios existentes para o desenvolvimento profissional da AP

  • Necessidade de valorizar a Administração Publica, os trabalhadores e as carreiras
  • Constrangimentos financeiros e legais: obstáculos ou desafios?
  • O conhecimento da lei e das possibilidades de ajustar as necessidades do serviço às necessidades dos trabalhadores
  • Identificação das competências necessárias para liderar e gerir recursos humanos
Objetivos

Objetivos

  • No final da formação, os formandos deverão ser capazes de adquirir os conhecimentos jurídicos e práticos necessários para tomar as melhores decisões no âmbito da gestão da carreira e do apoio à tomada de decisão nestes contextos.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Explicação e exposição dos conhecimentos teóricos e exemplificação pratica das possíveis soluções e das suas consequências praticas no que respeita à motivação do trabalhador.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Cursos de formação com robusta componente prática e exemplos reais;
  • Aliar os conhecimentos teóricos à sua aplicação prática e ter os conhecimentos necessários para sugerir as soluções possíveis e identificar os pontos fortes e fracos de cada uma das possíveis soluções legais.
Formadora

Formadora

 

Filipa Magalhães

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Formadora em acções e oradora em seminários promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados – com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho – UNAVE, CEFA, IGAP entre outras entidades.

Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2016”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017″, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2018” e “Descomplicar o Orçamento de Estado 2019”, da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático” da Vida Económica e co-autora dos livros “Manual de emprego Público”, “Manual do Contrato de Trabalho” e “Manual de Trabalho para o 3.º sector” da Vida Económica.

Co-autora do “Regulamento Comunitário de Protecção de Dados – Manual Prático” da Vida Economica. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa – CAAD – na área de emprego público. Frequentou a 3.ª Edição do Curso “Proteção de Dados – Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da EU e Legislação Nacional. Foi, durante 10 anos, docente na Universidade de Aveiro e atualmente assume a função de docente no Curso de “Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas organizações” que conta com a 5.ª Edição e no MBA “Direção Técnica no Terceiro Setor” da Coimbra Business School.

Formação - Gestão da Carreira na Administração Pública