Está aqui: Home > Áreas de Formação > Administração Pública > Gestão Financeira
Formação - Gestão de Riscos dinâmica e Controlo Interno 4.0
A crescente volatilidade dos contextos económicos, tecnológicos e regulatórios exige uma abordagem mais dinâmica, preditiva e integrada à gestão de riscos e ao controlo interno. Os modelos tradicionais, estáticos e reativos, deixam de responder eficazmente aos riscos digitais, sistémicos e interdependentes que hoje impactam as organizações.
A formação “Gestão de Riscos Dinâmica e Controlo Interno 4.0” capacita os participantes para aplicar metodologias avançadas de gestão de risco baseadas em dados, simulação e inteligência preditiva, alinhadas com os referenciais COSO ERM, ISO 31000 e abordagens risk by design. Ao longo de 7 horas, são exploradas ferramentas de risk analytics, dashboards em tempo real, scenario planning e controlos adaptativos, culminando num laboratório prático de criação de uma matriz de risco interativa.
Informações práticas
Referência : 1504
- Duração : 7 horas
- Á distância
- Essencial
Destinatários
Para Quem?
- Esta formação é dirigida a responsáveis de gestão de risco, controlo interno, auditoria, compliance e governance, bem como a dirigentes e quadros técnicos envolvidos em estratégia, transformação digital e tomada de decisão. É especialmente indicada para organizações do setor público e privado que pretendam evoluir para modelos de gestão de risco mais maduros, dinâmicos e alinhados com ambientes digitais complexos.
Objetivos
- Analisar os novos paradigmas de risco digital e sistémico.
- Integrar análise de dados e risk dashboards em tempo real.
- Aplicar scenario planning e stress testing organizacional.
- Desenhar controlos adaptativos e responsivos.
- Promover a maturidade da função de risco como linha estratégica.
Pontos fortes
- Abordagem 4.0 à gestão de riscos e controlo interno, orientada por dados e inteligência preditiva
- Alinhamento com frameworks internacionais (COSO ERM, ISO 31000, NIST RMF)
- Integração de risk analytics, dashboards e monitorização contínua de controlos
- Componente prática avançada, com laboratório de criação de matriz de risco interativa em Power BI
Pré-requisitos
Pré-requisitos:
- Não aplicável.
Percurso de aprendizagem
Descarregar o programaFormação que reúne participantes de diferentes empresas na mesma sessão fixa.
Preço
Referência : 1504
- Duração : 7 horas
- Á distância
- Essencial
Formação ministrada na sua empresa, reunindo os seus colaboradores, no âmbito de uma sessão dedicada.
Sob consulta
Peça-nos uma propostaReferência : 1504
- Duração : 7 horas
- Á distância
- Essencial
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados
Horários
As nossas formações começam às 9h e terminam entre as 17h e as 18h. Para o receber, os nossos centros estão abertos a partir das 8h. É-lhe oferecido um pequeno-almoço de boas-vindas antes da formação.
Não é possível executar esta operação
