New
 
Fantom Tag

Formação - O papel da pessoa trabalhadora em funções públicas na promoção e defesa dos direitos humanos

  • Á distância
  • Essencial
  • 4Real
    4REAL® é a primeira solução formativa que integra a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
7 horas

Sob consulta

Referência
1405
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Este tema é particularmente relevante no início de funções.

Tendo o Estado um papel ativo na promoção dos direitos humanos, os trabalhadores em funções públicas são agentes promotores dos princípios fundamentais da atividade administrativa e que a sua ação impacta na promoção e defesa dos direitos humanos.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Todos os trabalhadores da AP

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (2 dias / 7h00m)

1 - Os princípios fundamentais da Administração Pública

2 - O papel da pessoa trabalhadora em funções públicas

  • Perspetiva interna
  • Perspetiva externa
  • Deveres constantes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas
  • O dever de obediência
  • Deveres dos dirigentes da Administração Pública
Objetivos

Objetivos

  • Conhecer os princípios fundamentais da atividade administrativa e os deveres dos trabalhadores em funções públicas.
  • Compreender que os trabalhadores em funções públicas são agentes promotores dos princípios fundamentais da atividade administrativa e que a sua ação impacta na promoção e defesa dos direitos humanos.
  • Conhecer a dupla vertente da ação do trabalhador: ao nível interno na interação com os dirigentes e colegas e a nível externo no contacto com o particular/cidadão.
  • Elencar e densificar os deveres específicos dos dirigentes da AP.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Nesta formação são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e partilha de experiências entre os participantes), intercaladas com o método expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Abordagem com referência a boas práticas implementadas e casos de sucesso na Administração Pública.
Formadora

Formadora

 

Mafalda Pereira

20 anos de experiência em assuntos jurídicos e públicos, com ênfase especial nos regimes de emprego e de trabalho públicos, carreiras e estatutos remuneratórios da Administração Pública, contratação pública e avaliação do desempenho.

Atualmente a exercer funções na Representação de Portugal junto da União Europeia em Bruxelas, passou pelo Centro Cultural de Belém, tendo exercido funções como adjunta da Comissão Liquidatária da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo, pela Direção-Geral da Segurança Social e pelo gabinete do Primeiro-Ministro do XIX Governo Constitucional, onde foi assessora administrativa.

É formadora em matérias de emprego público a organismos da Administração Pública, desde 2020 e professora auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas na licenciatura em Administração Pública

Foi Diretora de Serviços de Recursos Humanos da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros de 2011 a 2023.

Foi perita da bolsa de peritos da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (2022), oradora do programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública (2022), fez parte do painel de resposta à 5.ª avaliação de Portugal pelo Grupo de Estados Membros contra a Corrupção do Conselho da Europa (2021) e do programa de intercâmbio de dirigentes junto da Secretaria-Geral do Governo francesa.

Formação - O papel da pessoa trabalhadora em funções públicas na promoção e defesa dos direitos humanos