New
 
Fantom Tag

Formação - Regime de incompatibilidades, impedimentos e inibições dos dirigentes da Administração Pública

  • Á distância
  • Essencial
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Duração
14 horas

Sob consulta

Referência
1402
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A realização de uma ação de formação sobre o regime de incompatibilidades, impedimentos e inibições dos dirigentes públicos é essencial para alinhar as práticas administrativas aos princípios éticos e legais da função pública, promovendo uma gestão transparente e íntegra, sendo também, indispensável para consolidar uma cultura de responsabilidade, ética e eficiência, fortalecendo a credibilidade da administração pública perante a sociedade. Nos últimos tempos têm surgido nova legislação a abordar o tema, em especial no que se refere aos altos cargos públicos. Necessidade de dar enfoque a este tema, dentro da especial temática do Estatuto do Pessoal Dirigente da AP.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para Quem?

  • Dirigentes. Técnicos Superiores da área dos RH.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão Formação – Online (4 dias / 14h00m)

1 - Estatuto do Pessoal Dirigente

2 - Cargos, funções e nomenclatura

3 - Recrutamento e nomeação

4 - Competências e delegação de competências

5 - Regime de incompatibilidades, impedimentos e inibições dos dirigentes

6 - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas

7 - Código do Procedimento Administrativo

8 - Regime de incompatibilidades, impedimentos e inibições dos altos cargos públicos

9 - Outras obrigações e deveres conexos

Objetivos

Objetivos

  • Conhecer o estatuto do pessoal dirigente e o regime do seu recrutamento
  • Diferenciar os dirigentes dos altos cargos públicos
  • Elencar as competências inerentes a cada cargo de direção
  • Compreender o regime de incompatibilidades, impedimentos e inibições dos dirigentes fixados na Lei, em especial na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e no Código do Procedimento Administrativo
  • Compreender o regime de incompatibilidades, impedimentos e inibições dos altos cargos públicos e outras obrigações e deveres conexos
  • Sensibilizar para o regime fixado na Lei nº 52/2019, de 31 de julho, em articulação com o princípio da imparcialidade e o Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro que cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelece o Regime Geral de Prevenção da Corrupção.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Nesta formação são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e partilha de experiências entre os participantes), intercaladas com o método expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Forte componente prática
Formadora

Formadora

 

Mafalda Pereira

20 anos de experiência em assuntos jurídicos e públicos, com ênfase especial nos regimes de emprego e de trabalho públicos, carreiras e estatutos remuneratórios da Administração Pública, contratação pública e avaliação do desempenho.

Atualmente a exercer funções na Representação de Portugal junto da União Europeia em Bruxelas, passou pelo Centro Cultural de Belém, tendo exercido funções como adjunta da Comissão Liquidatária da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo, pela Direção-Geral da Segurança Social e pelo gabinete do Primeiro-Ministro do XIX Governo Constitucional, onde foi assessora administrativa.

É formadora em matérias de emprego público a organismos da Administração Pública, desde 2020 e professora auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas na licenciatura em Administração Pública

Foi Diretora de Serviços de Recursos Humanos da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros de 2011 a 2023.

Foi perita da bolsa de peritos da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (2022), oradora do programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública (2022), fez parte do painel de resposta à 5.ª avaliação de Portugal pelo Grupo de Estados Membros contra a Corrupção do Conselho da Europa (2021) e do programa de intercâmbio de dirigentes junto da Secretaria-Geral do Governo francesa.

Formação - Regime de incompatibilidades, impedimentos e inibições dos dirigentes da Administração Pública