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Curso de formação - Negociação e gestão de conflitos à distância

Ultrapassar conflitos e ultrapassar soluções em contexto digital

  • Á distância
  • Essencial
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APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
1288

Duração
8h30


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8h30

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3.000,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 10 pessoas no máximo)

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formação presencial

A Gestão de Conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, num contexto em que nos relacionamos à distância e que, pela natureza dos meios utilizados pode fazer emergir mais conflitos e/ou dificultar a sua gestão e resolução, requer um conjunto de competências, boas práticas e cuidados adicionais.

Neste curso de “Negociação e gestão de conflitos à distância”, os participantes desenvolverão em contexto digital, competências que lhes permitam lidar com os conflitos online:

  • lidar e gerir situações de diálogo difícil;
  • construir uma solução conjunta face a um conflito, tirando partido das divergências;
  • encontrar as soluções equilibradas para cada parte.

Destinatários

Destinatários

  • Quadros, chefias e profissionais para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional, quer presencialmente, quer através de meios tecnológicos (telefone, email, videoconferência, sms…).

Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Etapa – Classe Virtual (1h30)

  • Apresentar o percurso de aprendizagem;
  • A Dinâmica do conflito nas organizações e em especial no contexto atual:
    • A inevitabilidade do conflito nas organizações
    • Os tipos de conflito e as suas consequências no desempenho
    • As atitudes e comportamentos que facilitam a resolução dos conflitos

2ª Etapa – Aprendizagem online e aplicação (0h30)

Realização de 1 módulos interativos e interações à distância através do envio de desafios para aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real:

  • Módulo interativo: Estratégias de gestão de conflitos
    • Objetivo:
      • Conhecer e refletir sobre o seu estilo habitual de abordagem aos conflitos.

3ª Etapa – Classe Virtual (2h00)

Compreender o impacto da tecnologia na comunicação e na gestão de conflitos

  • O modelo lugar-tempo de interação social.
  • O efeito das tecnologias no comportamento social e nas interações e a escolha do melhor meio face à situação e ao objetivo a alcançar.
  • Os conflitos nos grupos de trabalho e nas equipas.
  • Exercício prático através de estudos de caso.

NOTA: Após a classe prevê-se o envio de desafios e leitura complementares para aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real.

4ª Etapa – Classe Virtual (2h00)

A negociação na gestão de conflitos

  • Estratégias de abordagem aos conflitos: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos.
  • Aumentar o potencial integrativo da negociação:
    • saber distinguir interesses e posições;
    • enquadrar a negociação e focar-se nos objetivos comuns;
    • trocar, de forma equilibrada, concessões por contrapartidas;
    • Procurar/propor soluções que satisfaçam o interesse comum.
  • Exercício de simulação prática.

5ª Etapa – Personalização do percurso de aprendizagem (0h30)

Individualização do percurso de acordo com as necessidades individuais de cada participante (escolha de 1 sprint de aprendizagem) e realização de atividades digitais de acordo com as escolhas efetuadas.

 

Sprint “Conduzir o processo negocial”

Composto por 1 módulo de treino intensivo e desafios de aplicação/implementação com o seguinte objetivo:

  • Melhorar as suas competências negociais

 

Sprint “Controlar as suas emoções”

Composto por 1 módulo interativo e desafios de aplicação/implementação com o seguinte objetivo:

  • Gerir e controlar as suas emoções.

 

Sprint “Três alavancas essenciais para a cooperação”

Composto por 1 módulo interativo e desafios de aplicação/implementação com os seguintes objetivos:

  • Compreender os benefícios a longo-prazo que uma estratégia de cooperação tem face a uma de competição, adotando o comportamento adequado.
  • Identificar os elementos chave e os comportamentos a adotar para melhor cooperar.

6ª Etapa – Classe Virtual de consolidação e treino prático (2h00)

  • Exercício de simulação prática para consolidação de boas práticas.
  • Balanço do percurso de aprendizagem: boas práticas e resultados alcançados.
Objetivos

Objetivos

No final deste percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • identificar os efeitos da utilização das tecnologias de comunicação em situações de conflito;
  • conduzir eficazmente negociações online e encontrar uma solução conjunta para o conflito;
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Este percurso preconiza o envolvimento ativo e constante dos participantes e combina diversificadas metodologias para potenciar a performance no contexto de trabalho, através de:

  • Um conjunto de classes virtuais nas quais os participantes poderão expor as suas reflexões, partilhas e conquistas bem como sistematizar os conteúdos trabalhados.
  • Módulos interativos para apresentação de conceitos e técnicas.
  • Módulos interativos de treino de ferramentas especificas.
  • Autodiagnósticos, estudos de caso e rolepay e desafios concretos de aplicação no contexto profissional.

Datas

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  • De 02 nov a 09 nov 2020
    750,00 € + IVA
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    Curso de formação - Negociação e gestão de conflitos à distância