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Formação - Programa avançado em gestão para assistentes e secretariado

Alcançar um desempenho diferenciado num contexto empresarial dinâmico

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APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
948E

Duração
25h30

Preço
1.350,00 € + IVA

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25h30

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O desempenho de funções de Secretária/Assistente é cada vez mais exigente, fruto das pressões e desafios do contexto organizacional e de diferentes e complexas situações inerentes à gestão.

As Secretárias/Assistentes precisam, como tal, de estar preparadas para enfrentar os novos desafios que são colocados aos gestores que apoiam.

Nestas circunstâncias, o secretariado necessita desenvolver competências genéricas na área da Gestão, sem que para isso precise de formação básica nessa área.

Este percurso de aprendizagem permite-lhe descobrir um conjunto de conteúdos multidisciplinares desenhados e organizados coerentemente, para ajudar a responder às exigências da gestão, cada vez mais rigorosa e seletiva, e das equipas que integram um mundo empresarial cada vez mais complexo e viver ainda uma experiência de aprendizagem inovadora, intensa e potenciadora do seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Destinatários

Destinatários

  • Assistentes, Secretárias Executivas, Secretárias de Direção e Administração com experiência profissional, que pretendem desenvolver os seus conhecimentos nas áreas da Gestão, da Economia e Finanças, da Contabilidade e do Direito, do Marketing e dos Recursos Humanos.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Estratégia e Marketing (7h30m)

Compreender a importância da Estratégia e do Marketing no contexto de uma empresa

1ª Classe Virtual (2h30m)

  • Definição de estratégia
    • Da estratégia militar à estratégia empresarial
    • Riscos e vantagens da estratégia
  • Análise estratégica e do ambiente externo
  • Visão, missão, valores, objetivos e estratégias
  • Análise SWOT

2ª Classe Virtual (2h30m)

  • Benchmarking
  • Modelos de estratégia: Porter, Ansoff e McKinsey
  • O que é o marketing?
  • O marketing de estudos, o estratégico e o operacional
  • Consumidor enquanto integrador e foco

3ª Classe Virtual (2h30m)

  • Estratégia de segmentação do mercado
  • Público-alvo e posicionamento
  • Marketing mix
  • Plano de Marketing
  • Marca e a comunicação
  • Conceitos-chave do marketing digital

Finanças e economia (2h00m)

Conhecer os conceitos fundamentais da linguagem financeira

1ª Classe Virtual (2h00m)

  • O fundamental da “linguagem” financeira.
  • Planeamento Financeiro
    • para que serve?
    • vantagens;
    • análise de projetos de investimento: conceito de risco.
  • Criação de valor para a empresa e para os acionistas.

Contabilidade e fiscalidade (4h00m)

Analisar os principais indicadores financeiros da organização e conhecer as obrigações fiscais mais relevantes e o seu impacto

1ª Classe Virtual (2h00m)

  • Contabilidade – Conceitos básicos, princípios e seu impacto no reporting financeiro.
  • Regras Contabilísticas.
  • Key financial statements.
  • O processo contabilístico – das transações ao fecho das contas.
  • Relatórios Anuais e Reporting.
  • Análise da Evolução Financeira da empresa.

2ª Classe Virtual (2h00m)

  • Obrigações fiscais mais relevantes e impacto na atividade económica e financeira das empresas
  • O IVA: conceitos e obrigações declarativas
  • O IRC: momentos de pagamento do imposto
  • O IRS: a retenção na fonte e as obrigações declarativas

Aspetos jurídicos (2h00m)

Dominar os principais aspetos jurídicos essenciais à vida da empresa e interpretar os assuntos relacionados com a legislação de enquadramento das empresas

1ª Classe Virtual (2h00m)

  • Analisar o essencial do sistema legislativo português útil à vida da empresa:
    • leis, decretos, jurisprudência: saber distinguir e encontrar as informações;
    • as diferentes formas jurídicas das sociedades: sociedades civis, sociedades de capitais, sociedades de pessoas;
    • as responsabilidades jurídicas dos dirigentes, as obrigações declarativas.
  • Praticar o secretariado jurídico na empresa:
    • o arquivo de documentos: durações legais de conservação dos documentos da empresa;
    • o registo dos atos jurídicos, os documentos declarativos e o que eles contêm;
    • organizar as reuniões do Conselho de Administração: convocatórias, representação de um administrador por um outro, atas.

Legislação laboral (2h30m)

Conhecer os aspetos essenciais do Código do Trabalho português.

1ª Classe Virtual (2h30m)

  • Introdução à legislação Laboral
    • Importância do cumprimento da legislação laboral
    • Os direitos de personalidade na legislação
    • Questões de assédio moral
  • Tipos de contrato
    • Contratos a termo e contratos por tempo indeterminado
    • Alterações recentes
  • Férias, Faltas e Feriados
  • Cessação dos contratos
    • Modalidades de Cessação dos Contratos
    • Encerramento de contas
    • Compensação pela Caducidade dos Contratos

RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados (2h30m)

Conhecer os aspetos essenciais do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD).

1ª Classe Virtual (2h30m)

  • A Gestão da Privacidade – Introdução ao RGPD
    • Mitos do RGPD
    • Obrigação para todas as organizações
    • Identificar as obrigações a cumprir
    • O RGPD e o Código do Trabalho
  • RGPD e Coimas

Recursos Humanos (5h00m)

Aplicar os principais conceitos da Gestão Estratégica de Recursos Humanos e compreender a interligação dos diferentes subsistemas de GRH e a importância das competências como elemento chave do desenvolvimento do potencial humano.

1ª Classe Virtual (2h30m)

  • Princípios básicos de Recursos Humanos:
    • pessoas e recursos;
    • evolução da gestão de R.H: das funções às competências.
  • Gestão Estratégica de RH
    • Alinhamento da Gestão de Capital Humano: Executar a Estratégia de Negócio a partir da Gestão das Pessoas:
    • Definir a Estratégia de Capital Humano: missão, políticas e objetivos estratégicos
    • Sistemas integrados de GRH

2ª Classe Virtual (2h30m)

  • Gestão por Competências
    • Conceito de Competências e a sua importância no desenvolvimento das pessoas
    • Soft skills vs hard skills
    • Definir competências chave em alinhamento com a estratégia da organização
    • Estruturar o portfólio de competências
    • Métodos de análise e desenvolvimento de competências
Objetivos

Objetivos

Um percurso de aprendizagem que permite aos participantes:

  • intensificar um desempenho diferenciado, mais confiante e construtivo através do conhecimento multidisciplinar que se impõe no contexto empresarial;
  • entender o conceito de estratégia empresarial e conhecer algumas das principais metodologias da análise estratégica;
  • compreender o que significa o marketing-mix empresarial, para que servem as teorias e técnicas de marketing em ambiente internacional e qual a relevância do marketing digital no contexto atual;
  • conhecer os conceitos fundamentais da linguagem financeira, analisar os principais indicadores financeiros da organização e diferenciar as obrigações fiscais mais relevantes bem como o seu impacto na atividade económica e financeira das empresas;
  • dominar os principais aspetos jurídicos essenciais à vida da empresa e interpretar os assuntos relacionados com a legislação de enquadramento das empresas;
  • conhecer os aspetos essenciais do Código do Trabalho português e do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD);
  • aplicar os principais conceitos da Gestão Estratégica de Recursos Humanos e compreender a interligação dos diferentes subsistemas de GRH e a importância das competências como elemento chave do desenvolvimento do potencial humano.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Um percurso de aprendizagem, desenvolvido por vários especialistas, assente em metodologias e abordagens que permitem aumentar o conhecimento multidisciplinar essencial às(aos) profissionais que exercem a atividade de secretariado em ambientes exigentes.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Conhecer uma linguagem multidisciplinar que se impõe no atual contexto empresarial
  • Identificar um conjunto de princípios básicos de gestão aplicados nas empresas nas áreas de estratégia, finanças e economia, contabilidade e fiscalidade, sistema legislativo português, Recursos Humanos e Marketing
  • Uma experiência formativa que contribui para aumentar a performance individual dos participantes através das metodologias de abordagens orientadas para situações concretas, primordialmente adequadas à realidade empresarial e aos desafios que se impõem cada vez mais às(aos) Assistentes

Datas

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